DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Suzana dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6810
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o papel da Didática na formação do professor para o Ensino Superior, abordando especialmente a construção da identidade profissional, os saberes docentes e a prática pedagógica de profissionais iniciantes nesse nível de ensino. Os dados foram obtidos através da abordagem sócio-histórica, envolvendo estudo de caso de natureza qualitativa, observação participante, análise documental e entrevistas com alunos de mestrado e doutorado. O referencial teórico envolveu pesquisas sobre a formação de professores, sobretudo no campo da Didática do Ensino Superior, entre eles: Veiga & Castanho (2001), Tardif (2002), Cunha (2007), Enricone (2007), e Pimenta & Anastaciou (2010). Nesse estudo, a Didática é entendida como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos específicos e os conhecimentos pedagógicos; a atividade docente é vista como multifacetada e marcada pela complexidade, características essas que demandam compreensão sobre as origens do professor, sobre o que ele pensa, como interage no espaço profissional e as relações que estabelece com seus alunos no contexto da sala de aula. Considerou-se fundamental identificar a contribuição e o lugar do saber didático na formação e na atividade docente, apreender os processos de produção da identidade profissional e do saber ensinar em situações concretas. Os resultados destacam investimento na formação continuada de professores para o Ensino Superior como um dos fatores determinantes para a qualidade universitária e a emergência da inserção de novas metodologias nos processos de ensino-aprendizagem.  
id UEPG-31_ef86d89a5173abb57789f667ac288062
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6810
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃODidáticaEnsino superiorIdentidadeSaberes e Práticas.DIDÁTICA ENSINO SUPERIOREste trabalho tem por objetivo investigar o papel da Didática na formação do professor para o Ensino Superior, abordando especialmente a construção da identidade profissional, os saberes docentes e a prática pedagógica de profissionais iniciantes nesse nível de ensino. Os dados foram obtidos através da abordagem sócio-histórica, envolvendo estudo de caso de natureza qualitativa, observação participante, análise documental e entrevistas com alunos de mestrado e doutorado. O referencial teórico envolveu pesquisas sobre a formação de professores, sobretudo no campo da Didática do Ensino Superior, entre eles: Veiga & Castanho (2001), Tardif (2002), Cunha (2007), Enricone (2007), e Pimenta & Anastaciou (2010). Nesse estudo, a Didática é entendida como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos específicos e os conhecimentos pedagógicos; a atividade docente é vista como multifacetada e marcada pela complexidade, características essas que demandam compreensão sobre as origens do professor, sobre o que ele pensa, como interage no espaço profissional e as relações que estabelece com seus alunos no contexto da sala de aula. Considerou-se fundamental identificar a contribuição e o lugar do saber didático na formação e na atividade docente, apreender os processos de produção da identidade profissional e do saber ensinar em situações concretas. Os resultados destacam investimento na formação continuada de professores para o Ensino Superior como um dos fatores determinantes para a qualidade universitária e a emergência da inserção de novas metodologias nos processos de ensino-aprendizagem.  Editora UEPG2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/681010.5212/OlharProfr.v.17i1.0004Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-601984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6810/6407Gomes, Suzana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T11:58:40Zoai:uepg.br:article/6810Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T11:58:40Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
title DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
spellingShingle DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
Gomes, Suzana dos Santos
Didática
Ensino superior
Identidade
Saberes e Práticas.
DIDÁTICA ENSINO SUPERIOR
title_short DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
title_full DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
title_fullStr DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
title_full_unstemmed DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
title_sort DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES EM CONSTRUÇÃO
author Gomes, Suzana dos Santos
author_facet Gomes, Suzana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Suzana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino superior
Identidade
Saberes e Práticas.
DIDÁTICA ENSINO SUPERIOR
topic Didática
Ensino superior
Identidade
Saberes e Práticas.
DIDÁTICA ENSINO SUPERIOR
description Este trabalho tem por objetivo investigar o papel da Didática na formação do professor para o Ensino Superior, abordando especialmente a construção da identidade profissional, os saberes docentes e a prática pedagógica de profissionais iniciantes nesse nível de ensino. Os dados foram obtidos através da abordagem sócio-histórica, envolvendo estudo de caso de natureza qualitativa, observação participante, análise documental e entrevistas com alunos de mestrado e doutorado. O referencial teórico envolveu pesquisas sobre a formação de professores, sobretudo no campo da Didática do Ensino Superior, entre eles: Veiga & Castanho (2001), Tardif (2002), Cunha (2007), Enricone (2007), e Pimenta & Anastaciou (2010). Nesse estudo, a Didática é entendida como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos específicos e os conhecimentos pedagógicos; a atividade docente é vista como multifacetada e marcada pela complexidade, características essas que demandam compreensão sobre as origens do professor, sobre o que ele pensa, como interage no espaço profissional e as relações que estabelece com seus alunos no contexto da sala de aula. Considerou-se fundamental identificar a contribuição e o lugar do saber didático na formação e na atividade docente, apreender os processos de produção da identidade profissional e do saber ensinar em situações concretas. Os resultados destacam investimento na formação continuada de professores para o Ensino Superior como um dos fatores determinantes para a qualidade universitária e a emergência da inserção de novas metodologias nos processos de ensino-aprendizagem.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6810
10.5212/OlharProfr.v.17i1.0004
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6810
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6810/6407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60
Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 48-60
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496282841088