O incentivo à leitura através da contação de histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica da Uergs |
Texto Completo: | https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20 |
Resumo: | O artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor. |
id |
UERGS-1_28106522a613801f66d10fccff3eac30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20 |
network_acronym_str |
UERGS-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository_id_str |
|
spelling |
O incentivo à leitura através da contação de históriasO artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor.Uergs2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2010.21674/2448-0479.21.18-23Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 1 (2016): RevUergs; 18-232448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20/48Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLondero, Márcia GonçalvesMenti, Magali de Morais2019-01-09T15:47:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2019-01-09T15:47:26Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
title |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
spellingShingle |
O incentivo à leitura através da contação de histórias Londero, Márcia Gonçalves |
title_short |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
title_full |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
title_fullStr |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
title_full_unstemmed |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
title_sort |
O incentivo à leitura através da contação de histórias |
author |
Londero, Márcia Gonçalves |
author_facet |
Londero, Márcia Gonçalves Menti, Magali de Morais |
author_role |
author |
author2 |
Menti, Magali de Morais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Londero, Márcia Gonçalves Menti, Magali de Morais |
description |
O artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20 10.21674/2448-0479.21.18-23 |
url |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20 |
identifier_str_mv |
10.21674/2448-0479.21.18-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20/48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 1 (2016): RevUergs; 18-23 2448-0479 reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) instacron:UERGS |
instname_str |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
instacron_str |
UERGS |
institution |
UERGS |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
collection |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@uergs.edu.br |
_version_ |
1809092321904427008 |