O incentivo à leitura através da contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Londero, Márcia Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Menti, Magali de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20
Resumo: O artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor.
id UERGS-1_28106522a613801f66d10fccff3eac30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling O incentivo à leitura através da contação de históriasO artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor.Uergs2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2010.21674/2448-0479.21.18-23Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 1 (2016): RevUergs; 18-232448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20/48Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLondero, Márcia GonçalvesMenti, Magali de Morais2019-01-09T15:47:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2019-01-09T15:47:26Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O incentivo à leitura através da contação de histórias
title O incentivo à leitura através da contação de histórias
spellingShingle O incentivo à leitura através da contação de histórias
Londero, Márcia Gonçalves
title_short O incentivo à leitura através da contação de histórias
title_full O incentivo à leitura através da contação de histórias
title_fullStr O incentivo à leitura através da contação de histórias
title_full_unstemmed O incentivo à leitura através da contação de histórias
title_sort O incentivo à leitura através da contação de histórias
author Londero, Márcia Gonçalves
author_facet Londero, Márcia Gonçalves
Menti, Magali de Morais
author_role author
author2 Menti, Magali de Morais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Londero, Márcia Gonçalves
Menti, Magali de Morais
description O artigo tem como tema o incentivo à leitura através da contação de histórias ou de ouvir histórias. A pergunta que norteou o estudo foi: “Ao ouvir histórias o ouvinte se sente estimulado a fazer leituras?” Para este fim, foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa entre dois grupos de estudantes. Um grupo teve acesso regular à biblioteca com a contação de histórias e outro sem esse acesso. O objetivo foi analisar a influência de ouvir histórias no incentivo à leitura e, por consequência, na formação do leitor. Através destas informações, buscou-se argumentar a favor da manutenção da contação de histórias e das idas regulares à biblioteca para o grupo sem este acesso, estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Ao final do estudo, foi possível comprovar, por meio dos resultados obtidos com a pesquisa, que ouvir histórias estimula a leitura e, desta forma, contribui para a formação do leitor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20
10.21674/2448-0479.21.18-23
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.21.18-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/20/48
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 1 (2016): RevUergs; 18-23
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092321904427008