Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Jeislane Camila Sampietro Klack de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LEVANDOSKI JUNIOR, Osmar da Rocha, SILVA, Vanessa Gomes da, SIQUEIRA, Amanda Keller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1662
Resumo: Diversos estudos são desenvolvidos com o objetivo de buscar novas tecnologias, como a utilização de plantas alimentícias não convencionais no controle de fitopatógenos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de extratos vegetais de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charantia, em diferentes concentrações, sobre o crescimento micelial do fungo Fusarium sp. O procedimento foi realizado a partir dos extratos obtidos da maceração de folhas secas e moídas, incorporados ao meio de cultivo Batata Dextrose Ágar (BDA), nas concentrações de 0, 5, 15, 25 e 50%. Subsequentemente, discos de papel-filtro contendo micélio de Fusarium sp. foram aplicados sobre o ágar e mantidos em estufa a 25 °C. Após 48 horas de incubação, as avaliações foram realizadas em intervalos de 24 horas, permanecendo por sete dias, ou até o momento em que o micélio de Fusarium sp. da placa controle (0%) alcançou os bordos da placa de Petri. O extrato de Xanthosoma sagittifolium a 50% e todas as concentrações do extrato de Momordica charantia, com exceção da 5%, tiveram ação inibitória ao crescimento micelial de Fusarium sp., podendo ser consideradas alternativas diferenciadas e promissoras no controle do fitopatógeno.
id UERGS-1_3d4b39f3a7f0333b53d92d939e256300
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1662
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.PANCs, fitopatógenos, bucha, taioba, Melão-de-são-caetanoDiversos estudos são desenvolvidos com o objetivo de buscar novas tecnologias, como a utilização de plantas alimentícias não convencionais no controle de fitopatógenos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de extratos vegetais de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charantia, em diferentes concentrações, sobre o crescimento micelial do fungo Fusarium sp. O procedimento foi realizado a partir dos extratos obtidos da maceração de folhas secas e moídas, incorporados ao meio de cultivo Batata Dextrose Ágar (BDA), nas concentrações de 0, 5, 15, 25 e 50%. Subsequentemente, discos de papel-filtro contendo micélio de Fusarium sp. foram aplicados sobre o ágar e mantidos em estufa a 25 °C. Após 48 horas de incubação, as avaliações foram realizadas em intervalos de 24 horas, permanecendo por sete dias, ou até o momento em que o micélio de Fusarium sp. da placa controle (0%) alcançou os bordos da placa de Petri. O extrato de Xanthosoma sagittifolium a 50% e todas as concentrações do extrato de Momordica charantia, com exceção da 5%, tiveram ação inibitória ao crescimento micelial de Fusarium sp., podendo ser consideradas alternativas diferenciadas e promissoras no controle do fitopatógeno.Uergs2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/166210.21674/2448-0479.45.734-742Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 5 (2018): REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DA UERGS; 734-7422448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1662/407Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBRITO, Jeislane Camila Sampietro Klack deLEVANDOSKI JUNIOR, Osmar da RochaSILVA, Vanessa Gomes daSIQUEIRA, Amanda Keller2020-10-27T21:52:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1662Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:52:28Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
title Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
spellingShingle Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
BRITO, Jeislane Camila Sampietro Klack de
PANCs, fitopatógenos, bucha, taioba, Melão-de-são-caetano
title_short Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
title_full Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
title_fullStr Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
title_full_unstemmed Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
title_sort Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.
author BRITO, Jeislane Camila Sampietro Klack de
author_facet BRITO, Jeislane Camila Sampietro Klack de
LEVANDOSKI JUNIOR, Osmar da Rocha
SILVA, Vanessa Gomes da
SIQUEIRA, Amanda Keller
author_role author
author2 LEVANDOSKI JUNIOR, Osmar da Rocha
SILVA, Vanessa Gomes da
SIQUEIRA, Amanda Keller
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Jeislane Camila Sampietro Klack de
LEVANDOSKI JUNIOR, Osmar da Rocha
SILVA, Vanessa Gomes da
SIQUEIRA, Amanda Keller
dc.subject.por.fl_str_mv PANCs, fitopatógenos, bucha, taioba, Melão-de-são-caetano
topic PANCs, fitopatógenos, bucha, taioba, Melão-de-são-caetano
description Diversos estudos são desenvolvidos com o objetivo de buscar novas tecnologias, como a utilização de plantas alimentícias não convencionais no controle de fitopatógenos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de extratos vegetais de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charantia, em diferentes concentrações, sobre o crescimento micelial do fungo Fusarium sp. O procedimento foi realizado a partir dos extratos obtidos da maceração de folhas secas e moídas, incorporados ao meio de cultivo Batata Dextrose Ágar (BDA), nas concentrações de 0, 5, 15, 25 e 50%. Subsequentemente, discos de papel-filtro contendo micélio de Fusarium sp. foram aplicados sobre o ágar e mantidos em estufa a 25 °C. Após 48 horas de incubação, as avaliações foram realizadas em intervalos de 24 horas, permanecendo por sete dias, ou até o momento em que o micélio de Fusarium sp. da placa controle (0%) alcançou os bordos da placa de Petri. O extrato de Xanthosoma sagittifolium a 50% e todas as concentrações do extrato de Momordica charantia, com exceção da 5%, tiveram ação inibitória ao crescimento micelial de Fusarium sp., podendo ser consideradas alternativas diferenciadas e promissoras no controle do fitopatógeno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1662
10.21674/2448-0479.45.734-742
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1662
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.45.734-742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1662/407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 5 (2018): REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DA UERGS; 734-742
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092322425569280