Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASSINELLI, Aline Barbosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MACIEL, Fábio Luís, FRONZA, Juliana, SCHWANBACH, Joséli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2186
Resumo: O fungo Thielaviopsis basicola (Berk. & Br.) Ferr é responsável por grandes perdas econômicas em diversas culturas agrícolas. O uso de óleos essenciais é uma técnica de controle alternativo de doenças fitopatogênicas. Este trabalho teve por objetivo caracterizar os compostos bioquímicos de óleos essenciais extraídos de folhas de Eugenia uniflora L (Pitanga) e Psidium cattleianum ‘Sabine (Araçá Vermelho) e avaliar se concentrações crescentes desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento do fitopatógeno T. basicola. A caracterização dos compostos bioquímicos ocorreu pela análise em GC/MS em cromatógrafo gasoso. Para o teste in vitro foram utilizadas concentrações de 0,1%, 1,0% e 1,5% de cada óleo essencial extraído, sendo este diluído em meio BDA mantendo-se um tratamento controle (ausência dos óleos essenciais). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. As placas foram incubadas por 19 dias à 25°C. As avaliações foram realizadas através de medições dos diâmetros das colônias. Verificou-se inibição de crescimento do fungo nas concentrações de 1,0% e 1,5% para ambos os óleos testados. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que shiobunona e espatulenol são os compostos bioquímicos com maiores concetrações em óleo essencial de folhas de E. uniflora, enquanto 1.8-cineol é o composto bioquímico com maior concetração em óleo essencial de folhas de P. cattleianum. Ainda, os resultados obtidos confirmam a eficácia dos óleos essenciais no controle do crescimento de T. basicola, onde concentrações crescente desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento desse fungo.
id UERGS-1_cdd809f2abb768c42fe324a531400e0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2186
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.controle alternativo, óleos essenciais, hortaliças, inibição fúngicaO fungo Thielaviopsis basicola (Berk. & Br.) Ferr é responsável por grandes perdas econômicas em diversas culturas agrícolas. O uso de óleos essenciais é uma técnica de controle alternativo de doenças fitopatogênicas. Este trabalho teve por objetivo caracterizar os compostos bioquímicos de óleos essenciais extraídos de folhas de Eugenia uniflora L (Pitanga) e Psidium cattleianum ‘Sabine (Araçá Vermelho) e avaliar se concentrações crescentes desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento do fitopatógeno T. basicola. A caracterização dos compostos bioquímicos ocorreu pela análise em GC/MS em cromatógrafo gasoso. Para o teste in vitro foram utilizadas concentrações de 0,1%, 1,0% e 1,5% de cada óleo essencial extraído, sendo este diluído em meio BDA mantendo-se um tratamento controle (ausência dos óleos essenciais). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. As placas foram incubadas por 19 dias à 25°C. As avaliações foram realizadas através de medições dos diâmetros das colônias. Verificou-se inibição de crescimento do fungo nas concentrações de 1,0% e 1,5% para ambos os óleos testados. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que shiobunona e espatulenol são os compostos bioquímicos com maiores concetrações em óleo essencial de folhas de E. uniflora, enquanto 1.8-cineol é o composto bioquímico com maior concetração em óleo essencial de folhas de P. cattleianum. Ainda, os resultados obtidos confirmam a eficácia dos óleos essenciais no controle do crescimento de T. basicola, onde concentrações crescente desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento desse fungo.Uergs2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/218610.21674/2448-0479.53.250-256Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 5 n. 3 (2019): RevUergs; 250-2562448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2186/454Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS info:eu-repo/semantics/openAccessCASSINELLI, Aline BarbosaMACIEL, Fábio LuísFRONZA, JulianaSCHWANBACH, Joséli2019-12-20T11:15:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2186Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2019-12-20T11:15:26Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
title Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
spellingShingle Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
CASSINELLI, Aline Barbosa
controle alternativo, óleos essenciais, hortaliças, inibição fúngica
title_short Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
title_full Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
title_fullStr Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
title_full_unstemmed Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
title_sort Atividade antifúngica in vitro dos óleos essenciais Eugenia uniflora e Psidium cattleianum contra o fitopatógeno Thielaviopsis basicola.
author CASSINELLI, Aline Barbosa
author_facet CASSINELLI, Aline Barbosa
MACIEL, Fábio Luís
FRONZA, Juliana
SCHWANBACH, Joséli
author_role author
author2 MACIEL, Fábio Luís
FRONZA, Juliana
SCHWANBACH, Joséli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASSINELLI, Aline Barbosa
MACIEL, Fábio Luís
FRONZA, Juliana
SCHWANBACH, Joséli
dc.subject.por.fl_str_mv controle alternativo, óleos essenciais, hortaliças, inibição fúngica
topic controle alternativo, óleos essenciais, hortaliças, inibição fúngica
description O fungo Thielaviopsis basicola (Berk. & Br.) Ferr é responsável por grandes perdas econômicas em diversas culturas agrícolas. O uso de óleos essenciais é uma técnica de controle alternativo de doenças fitopatogênicas. Este trabalho teve por objetivo caracterizar os compostos bioquímicos de óleos essenciais extraídos de folhas de Eugenia uniflora L (Pitanga) e Psidium cattleianum ‘Sabine (Araçá Vermelho) e avaliar se concentrações crescentes desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento do fitopatógeno T. basicola. A caracterização dos compostos bioquímicos ocorreu pela análise em GC/MS em cromatógrafo gasoso. Para o teste in vitro foram utilizadas concentrações de 0,1%, 1,0% e 1,5% de cada óleo essencial extraído, sendo este diluído em meio BDA mantendo-se um tratamento controle (ausência dos óleos essenciais). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições. As placas foram incubadas por 19 dias à 25°C. As avaliações foram realizadas através de medições dos diâmetros das colônias. Verificou-se inibição de crescimento do fungo nas concentrações de 1,0% e 1,5% para ambos os óleos testados. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que shiobunona e espatulenol são os compostos bioquímicos com maiores concetrações em óleo essencial de folhas de E. uniflora, enquanto 1.8-cineol é o composto bioquímico com maior concetração em óleo essencial de folhas de P. cattleianum. Ainda, os resultados obtidos confirmam a eficácia dos óleos essenciais no controle do crescimento de T. basicola, onde concentrações crescente desses óleos essenciais aumentam a inibição do crescimento desse fungo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2186
10.21674/2448-0479.53.250-256
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2186
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.53.250-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/2186/454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 5 n. 3 (2019): RevUergs; 250-256
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092322480095232