Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Michel Aldrighi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: COCCO, Carine, VIGNOLO, Gerson, PICOLOTTO, Luciano, ANTUNES, Luis Eduardo Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/401
Resumo: O presente estudo teve como objetivo caracterizar o comportamento de cultivares de morangueiro estabelecidas a partir de mudas com torrão “plug plants” na região de Pelotas-RS. Foram utilizadas quatro cultivares de dias curtos ‘Camarosa’, ‘Strawberry Festival’, ‘Oso Grande’ e ‘Camino Real’. As mudas foram obtidas através do sistema de produção com matrizes suspensas, onde as pontas dos estolões foram enraizadas em substrato comercial. As mudas com torrão foram transplantadas para o campo de cultivo no dia 14 de abril de 2012. A cultivar ‘Oso Grande’ apresentou maiores valores de SS/AT nos picos produtivos de setembro e novembro (11,34 e 13,92 respectivamente) diferindo estatisticamente das demais cultivares. No primeiro mês de colheita (julho), as plantas de ‘Strawberry Festival’, ‘Oso Grande’ e ‘Camarosa’ apresentaram maior produção e número de frutos do que ‘Camino Real’. As maiores massas médias de fruta nos meses de julho, agosto, setembro e outubro foram obtidas em frutas da cultivar 'Camino Real'. As cultivares ‘Strawberry Festival’ 'Camarosa' e 'Oso Grande' apresentaram elevada produção comercial total (901,45; 850,45 e 801,14g.pl-1, respectivamente). Nas condições em que o estudo foi realizado foi possível concluir que as plantas das cultivares 'Camarosa', 'Strawberry Festival' e 'Oso Grande' estabelecidas com mudas com torrão apresentam elevadas produções precoces e totais e 'Camino Real' apresenta massa média de fruta superior as demais estudadas.Palavras-chave- morangueiro, dias curtos, mudas.
id UERGS-1_f5d35ddd0f2d21e36e2aca30d35c4e68
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/401
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrãoO presente estudo teve como objetivo caracterizar o comportamento de cultivares de morangueiro estabelecidas a partir de mudas com torrão “plug plants” na região de Pelotas-RS. Foram utilizadas quatro cultivares de dias curtos ‘Camarosa’, ‘Strawberry Festival’, ‘Oso Grande’ e ‘Camino Real’. As mudas foram obtidas através do sistema de produção com matrizes suspensas, onde as pontas dos estolões foram enraizadas em substrato comercial. As mudas com torrão foram transplantadas para o campo de cultivo no dia 14 de abril de 2012. A cultivar ‘Oso Grande’ apresentou maiores valores de SS/AT nos picos produtivos de setembro e novembro (11,34 e 13,92 respectivamente) diferindo estatisticamente das demais cultivares. No primeiro mês de colheita (julho), as plantas de ‘Strawberry Festival’, ‘Oso Grande’ e ‘Camarosa’ apresentaram maior produção e número de frutos do que ‘Camino Real’. As maiores massas médias de fruta nos meses de julho, agosto, setembro e outubro foram obtidas em frutas da cultivar 'Camino Real'. As cultivares ‘Strawberry Festival’ 'Camarosa' e 'Oso Grande' apresentaram elevada produção comercial total (901,45; 850,45 e 801,14g.pl-1, respectivamente). Nas condições em que o estudo foi realizado foi possível concluir que as plantas das cultivares 'Camarosa', 'Strawberry Festival' e 'Oso Grande' estabelecidas com mudas com torrão apresentam elevadas produções precoces e totais e 'Camino Real' apresenta massa média de fruta superior as demais estudadas.Palavras-chave- morangueiro, dias curtos, mudas.Uergs2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/40110.21674/2448-0479.23.277-283Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 3 (2016): RevUergs; 277-2832448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/401/88Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONÇALVES, Michel AldrighiCOCCO, CarineVIGNOLO, GersonPICOLOTTO, LucianoANTUNES, Luis Eduardo Corrêa2020-10-27T21:46:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/401Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:46:31Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
title Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
spellingShingle Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
GONÇALVES, Michel Aldrighi
title_short Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
title_full Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
title_fullStr Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
title_full_unstemmed Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
title_sort Comportamento produtivo de cultivares de morangueiro estabelecido a partir de mudas com torrão
author GONÇALVES, Michel Aldrighi
author_facet GONÇALVES, Michel Aldrighi
COCCO, Carine
VIGNOLO, Gerson
PICOLOTTO, Luciano
ANTUNES, Luis Eduardo Corrêa
author_role author
author2 COCCO, Carine
VIGNOLO, Gerson
PICOLOTTO, Luciano
ANTUNES, Luis Eduardo Corrêa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Michel Aldrighi
COCCO, Carine
VIGNOLO, Gerson
PICOLOTTO, Luciano
ANTUNES, Luis Eduardo Corrêa
description O presente estudo teve como objetivo caracterizar o comportamento de cultivares de morangueiro estabelecidas a partir de mudas com torrão “plug plants” na região de Pelotas-RS. Foram utilizadas quatro cultivares de dias curtos ‘Camarosa’, ‘Strawberry Festival’, ‘Oso Grande’ e ‘Camino Real’. As mudas foram obtidas através do sistema de produção com matrizes suspensas, onde as pontas dos estolões foram enraizadas em substrato comercial. As mudas com torrão foram transplantadas para o campo de cultivo no dia 14 de abril de 2012. A cultivar ‘Oso Grande’ apresentou maiores valores de SS/AT nos picos produtivos de setembro e novembro (11,34 e 13,92 respectivamente) diferindo estatisticamente das demais cultivares. No primeiro mês de colheita (julho), as plantas de ‘Strawberry Festival’, ‘Oso Grande’ e ‘Camarosa’ apresentaram maior produção e número de frutos do que ‘Camino Real’. As maiores massas médias de fruta nos meses de julho, agosto, setembro e outubro foram obtidas em frutas da cultivar 'Camino Real'. As cultivares ‘Strawberry Festival’ 'Camarosa' e 'Oso Grande' apresentaram elevada produção comercial total (901,45; 850,45 e 801,14g.pl-1, respectivamente). Nas condições em que o estudo foi realizado foi possível concluir que as plantas das cultivares 'Camarosa', 'Strawberry Festival' e 'Oso Grande' estabelecidas com mudas com torrão apresentam elevadas produções precoces e totais e 'Camino Real' apresenta massa média de fruta superior as demais estudadas.Palavras-chave- morangueiro, dias curtos, mudas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/401
10.21674/2448-0479.23.277-283
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/401
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.23.277-283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/401/88
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 2 n. 3 (2016): RevUergs; 277-283
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092321942175744