A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599 |
Resumo: | A partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval. |
id |
UERJ-11_5894fff39536878e24471840a57c7e9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12599 |
network_acronym_str |
UERJ-11 |
network_name_str |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIMARLEQUIMDUPLAS CÔMICASTEATRO POPULARMÁSCARASCOMMEDIA DELL’ARTEA partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 5 (2008): TECAP 51981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599/9780Freitas, Nanci deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T18:33:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12599Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:49.478160Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
title |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
spellingShingle |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM Freitas, Nanci de ARLEQUIM DUPLAS CÔMICAS TEATRO POPULAR MÁSCARAS COMMEDIA DELL’ARTE |
title_short |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
title_full |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
title_fullStr |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
title_full_unstemmed |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
title_sort |
A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM |
author |
Freitas, Nanci de |
author_facet |
Freitas, Nanci de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Nanci de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ARLEQUIM DUPLAS CÔMICAS TEATRO POPULAR MÁSCARAS COMMEDIA DELL’ARTE |
topic |
ARLEQUIM DUPLAS CÔMICAS TEATRO POPULAR MÁSCARAS COMMEDIA DELL’ARTE |
description |
A partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599/9780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 5 (2008): TECAP 5 1981-9935 1980-3281 reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
collection |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com |
_version_ |
1799319120859103232 |