DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/30902 |
Resumo: | Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o país estava em guerra civil. O convite foi feito pelo governo angolano, e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades em que os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo após a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de 30 anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial. |
id |
UERJ-11_b677b8743232ed800a569ec61df589b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30902 |
network_acronym_str |
UERJ-11 |
network_name_str |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLAANGOLABRASILSAMBASEMBAIDENTIDADEProjeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o país estava em guerra civil. O convite foi feito pelo governo angolano, e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades em que os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo após a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de 30 anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/3090210.12957/tecap.2016.30902Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 13 n. 1 (2016): TECAP 13-11981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/30902/21701Castro, Maurício Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-24T14:20:03Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30902Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:54.230523Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
title |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
spellingShingle |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA Castro, Maurício Barros de ANGOLA BRASIL SAMBA SEMBA IDENTIDADE |
title_short |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
title_full |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
title_fullStr |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
title_full_unstemmed |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
title_sort |
DIÁRIO DO PROJETO KALUNGA: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA MISSÃO DE MÚSICOS BRASILEIROS NA GUERRA CIVIL DE ANGOLA |
author |
Castro, Maurício Barros de |
author_facet |
Castro, Maurício Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maurício Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ANGOLA BRASIL SAMBA SEMBA IDENTIDADE |
topic |
ANGOLA BRASIL SAMBA SEMBA IDENTIDADE |
description |
Projeto Kalunga é o nome pelo qual ficou conhecida uma missão de 63 músicos, artistas, produtores, cineastas e jornalistas brasileiros que viajaram para Angola, em 1980, quando o país estava em guerra civil. O convite foi feito pelo governo angolano, e a caravana percorreu Luanda, Benguela e Lobito, cidades em que os músicos realizaram shows, contabilizando uma viagem de 12 dias, marcada por forte conotação política. O diário do Projeto Kalunga foi escrito por uma das integrantes da missão, a jornalista Dulce Tupy, e publicado na revista Módulo, logo após a volta do grupo de Angola. O objetivo deste texto é analisar as relações entre a narrativa da viagem publicada pela jornalista na revista e uma entrevista sobre o Projeto Kalunga realizada com Dulce Tupy mais de 30 anos após a missão africana. Dessa maneira, a expectativa é também refletir sobre a música popular e as construções de identidades realizadas entre Brasil e Angola no período pós-colonial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/30902 10.12957/tecap.2016.30902 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/30902 |
identifier_str_mv |
10.12957/tecap.2016.30902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/30902/21701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 13 n. 1 (2016): TECAP 13-1 1981-9935 1980-3281 reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
collection |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com |
_version_ |
1799319121116004352 |