Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83176 |
Resumo: | Este artigo visa socializar um Projeto de Letramento que se destaca pela integração entre o letramento do professor e a decolonialidade (Marques, 2016; Kleiman, 2005; 2007; 2010; Mignolo, 2008). Especialmente focado na formação crítica e antirracista de professores de línguas, o projeto desafia a suposta neutralidade ideológica nas práticas educativas, defendendo a necessidade de uma nova epistemologia que subverta a opressão racial e cultive a justiça social, alinhando-se aos postulados de Pennycook (2001). De abordagem qualitativa e natureza aplicada, este artigo emprega uma metodologia que se volta à análise de eventos de letramento. Nestes eventos, foram empregados dispositivos de formação, como os Círculos de Cultura (Freire, 2019b) e Diários de Leitura, que estimulam a reflexão crítica sobre racismo e identidade racial. Esta reflexão é fundamental, pois o projeto evidenciou que a integração dessas práticas de letramento, com ênfase na reflexão sobre questões raciais sob uma lente decolonial, contribui de maneira efetiva para a transformação de educadores em formação. A pesquisa revelou a importância de desenvolver uma consciência crítica entre os futuros educadores, principalmente no que tange ao racismo estrutural e à reflexão sobre suas próprias posições dentro deste contexto. Desta forma, conclui-se que a incorporação da praxiologia decolonial ao letramento do professor não é apenas vital para uma formação que busque equidade racial e justiça social, mas também serve como um instrumento desafiador dos padrões sociais hegemônicos, promovendo, assim, uma educação transgressiva. |
id |
UERJ-13_1b9a264f33d5f82af826b2768d83fb38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83176 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguasEste artigo visa socializar um Projeto de Letramento que se destaca pela integração entre o letramento do professor e a decolonialidade (Marques, 2016; Kleiman, 2005; 2007; 2010; Mignolo, 2008). Especialmente focado na formação crítica e antirracista de professores de línguas, o projeto desafia a suposta neutralidade ideológica nas práticas educativas, defendendo a necessidade de uma nova epistemologia que subverta a opressão racial e cultive a justiça social, alinhando-se aos postulados de Pennycook (2001). De abordagem qualitativa e natureza aplicada, este artigo emprega uma metodologia que se volta à análise de eventos de letramento. Nestes eventos, foram empregados dispositivos de formação, como os Círculos de Cultura (Freire, 2019b) e Diários de Leitura, que estimulam a reflexão crítica sobre racismo e identidade racial. Esta reflexão é fundamental, pois o projeto evidenciou que a integração dessas práticas de letramento, com ênfase na reflexão sobre questões raciais sob uma lente decolonial, contribui de maneira efetiva para a transformação de educadores em formação. A pesquisa revelou a importância de desenvolver uma consciência crítica entre os futuros educadores, principalmente no que tange ao racismo estrutural e à reflexão sobre suas próprias posições dentro deste contexto. Desta forma, conclui-se que a incorporação da praxiologia decolonial ao letramento do professor não é apenas vital para uma formação que busque equidade racial e justiça social, mas também serve como um instrumento desafiador dos padrões sociais hegemônicos, promovendo, assim, uma educação transgressiva.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8317610.12957/soletras.2024.83176SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; N. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; n. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA Revista Soletras; Núm. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83176/49893Copyright (c) 2024 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Bruna Carolini2024-05-03T14:55:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83176Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-05-03T14:55Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
title |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
spellingShingle |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas Barbosa, Bruna Carolini |
title_short |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
title_full |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
title_fullStr |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
title_full_unstemmed |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
title_sort |
Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas |
author |
Barbosa, Bruna Carolini |
author_facet |
Barbosa, Bruna Carolini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Bruna Carolini |
description |
Este artigo visa socializar um Projeto de Letramento que se destaca pela integração entre o letramento do professor e a decolonialidade (Marques, 2016; Kleiman, 2005; 2007; 2010; Mignolo, 2008). Especialmente focado na formação crítica e antirracista de professores de línguas, o projeto desafia a suposta neutralidade ideológica nas práticas educativas, defendendo a necessidade de uma nova epistemologia que subverta a opressão racial e cultive a justiça social, alinhando-se aos postulados de Pennycook (2001). De abordagem qualitativa e natureza aplicada, este artigo emprega uma metodologia que se volta à análise de eventos de letramento. Nestes eventos, foram empregados dispositivos de formação, como os Círculos de Cultura (Freire, 2019b) e Diários de Leitura, que estimulam a reflexão crítica sobre racismo e identidade racial. Esta reflexão é fundamental, pois o projeto evidenciou que a integração dessas práticas de letramento, com ênfase na reflexão sobre questões raciais sob uma lente decolonial, contribui de maneira efetiva para a transformação de educadores em formação. A pesquisa revelou a importância de desenvolver uma consciência crítica entre os futuros educadores, principalmente no que tange ao racismo estrutural e à reflexão sobre suas próprias posições dentro deste contexto. Desta forma, conclui-se que a incorporação da praxiologia decolonial ao letramento do professor não é apenas vital para uma formação que busque equidade racial e justiça social, mas também serve como um instrumento desafiador dos padrões sociais hegemônicos, promovendo, assim, uma educação transgressiva. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83176 10.12957/soletras.2024.83176 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83176 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2024.83176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83176/49893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; N. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; n. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA Revista Soletras; Núm. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318596230316032 |