CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Ilana da Silva Rebello
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921
Resumo: Os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretaro que leem, independentemente do grau de escolarização. Diantedessa realidade, como formar leitores? Se a “educação é transformaçãodo homem e do mundo” (SILVA, 2005b, p. 77), como fazer com que oaluno perceba as sutilezas em um texto? Como levá-lo a ultrapassar acompreensão (“sentido de língua”5) e chegar a interpretação (“sentido dediscurso”)? Existem conteúdos de interpretar? Como tornar o ensino deleitura/compreensão/interpretação em produção de sentidos? Esse é oproblema sobre o qual nos debruçamos na tentativa de encontrar possíveissoluções.
id UERJ-13_24f09184f6d21da36e3964cd55a81d4f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5921
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDOOs alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretaro que leem, independentemente do grau de escolarização. Diantedessa realidade, como formar leitores? Se a “educação é transformaçãodo homem e do mundo” (SILVA, 2005b, p. 77), como fazer com que oaluno perceba as sutilezas em um texto? Como levá-lo a ultrapassar acompreensão (“sentido de língua”5) e chegar a interpretação (“sentido dediscurso”)? Existem conteúdos de interpretar? Como tornar o ensino deleitura/compreensão/interpretação em produção de sentidos? Esse é oproblema sobre o qual nos debruçamos na tentativa de encontrar possíveissoluções.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/592110.12957/soletras.2011.5921SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124SOLETRAS; N. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124SOLETRAS; n. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124Revista Soletras; Núm. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-1242316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921/4262Viegas, Ilana da Silva Rebelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:20:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5921Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:20:44Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
title CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
spellingShingle CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
Viegas, Ilana da Silva Rebello
title_short CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
title_full CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
title_fullStr CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
title_full_unstemmed CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
title_sort CONTEÚDOS DE INTERPRETAR A LEITURA COMO PASSAPORTE PARA A INTERAÇÃO COM O MUNDO
author Viegas, Ilana da Silva Rebello
author_facet Viegas, Ilana da Silva Rebello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Ilana da Silva Rebello
description Os alunos, de modo geral, têm dificuldades para entender e interpretaro que leem, independentemente do grau de escolarização. Diantedessa realidade, como formar leitores? Se a “educação é transformaçãodo homem e do mundo” (SILVA, 2005b, p. 77), como fazer com que oaluno perceba as sutilezas em um texto? Como levá-lo a ultrapassar acompreensão (“sentido de língua”5) e chegar a interpretação (“sentido dediscurso”)? Existem conteúdos de interpretar? Como tornar o ensino deleitura/compreensão/interpretação em produção de sentidos? Esse é oproblema sobre o qual nos debruçamos na tentativa de encontrar possíveissoluções.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921
10.12957/soletras.2011.5921
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2011.5921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5921/4262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124
SOLETRAS; N. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124
SOLETRAS; n. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124
Revista Soletras; Núm. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124
SOLETRAS; No. 22 (2011): Julho-Dezembro; 112-124
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599690616832