A correção interativa como mediadora do processo de escrita/reescrita na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7820 |
Resumo: | O presente trabalho discute a questão da correção interativa no ensino da produçãotextual. Nosso objetivo é demonstrar que essa forma de intervenção pode estabelecer ummomento de interlocução entre alunos e professores, além de dar aos estudantes orientaçõessobre as questões micro e macrotextuais que contribuem para uma escrita mais proficiente.Para isso, desenvolvemos uma sequência didática em torno do gênero dissertação escolar,buscando proporcionar uma verdadeira situação de interação verbal. O tema abordado nasdissertações foi a redução da maioridade penal, e no final do projeto os textos foramveiculados dentro e fora do ambiente escolar. Para isso, nos embasamos na teoria textual deBronckart (2007) e nos estudos de Dolz e Schneuwly (2010) a respeito da didatização degêneros textuais. Nosso trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de uma escolapública e nas produções textuais foram analisadas as habilidades linguístico-discursivasapresentadas na primeira e última versão do texto. Assim, constatou-se que a correçãointerativa conscientiza o educando a respeito da importância da reescrita para uma produçãotextual mais adequada. Além disso, a intervenção interativa ajudou os educandos ainternalizaras principais características e funções sociocomunicativas do gênero dissertaçãoescolar. |
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A correção interativa como mediadora do processo de escrita/reescrita na escolaCorreção interativa. Produção textual. Reescrita. Lista de constatações. O presente trabalho discute a questão da correção interativa no ensino da produçãotextual. Nosso objetivo é demonstrar que essa forma de intervenção pode estabelecer ummomento de interlocução entre alunos e professores, além de dar aos estudantes orientaçõessobre as questões micro e macrotextuais que contribuem para uma escrita mais proficiente.Para isso, desenvolvemos uma sequência didática em torno do gênero dissertação escolar,buscando proporcionar uma verdadeira situação de interação verbal. O tema abordado nasdissertações foi a redução da maioridade penal, e no final do projeto os textos foramveiculados dentro e fora do ambiente escolar. Para isso, nos embasamos na teoria textual deBronckart (2007) e nos estudos de Dolz e Schneuwly (2010) a respeito da didatização degêneros textuais. Nosso trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de uma escolapública e nas produções textuais foram analisadas as habilidades linguístico-discursivasapresentadas na primeira e última versão do texto. Assim, constatou-se que a correçãointerativa conscientiza o educando a respeito da importância da reescrita para uma produçãotextual mais adequada. Além disso, a intervenção interativa ajudou os educandos ainternalizaras principais características e funções sociocomunicativas do gênero dissertaçãoescolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionlinguagem; linguística; línguas; ensino;application/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/782010.12957/soletras.2014.7820SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 228-241SOLETRAS; N. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 228-241SOLETRAS; n. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 228-241Revista Soletras; Núm. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 228-241SOLETRAS; No. 27 (2014): (Re)Leituras do Gótico literário; 228-2412316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7820/10353Lima, Paulo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:14:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7820Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:14:48Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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