PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchon, Diognes Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7044
Resumo: O estudo de Gramática tem sido altamente requisitado nas diversasmodalidades pedagógicas e preparatórias de conteúdos programáticos,pois é sabido que o domínio das suas terminologias e deseus conceitos constitui, para os dias atuais, uma importante “habilidadea ser adquirida”. No entanto, a compreensão de importância dagramática tem ocupado um lugar de destaque no estudo da língua,chegando até uma ser entendida como sinônimo da outra.Por sua vez, a Linguística, destinada ao estudo científico daslínguas naturais, é vista como uma disciplina estritamente acadêmica,importante para a formação docente, porém com pouca ou nenhumaaplicabilidade aparente em sala de aula. Por outro lado, o professorque deseja fazer uma abordagem mais embasada das normasgramaticais da língua portuguesa, por exemplo, talvez recorra aosconteúdos da Linguística por entender que, em alguns momentos, elessão necessários para um ensino de propriedade e para a resoluçãode incompatibilidades deparadas nas gramáticas normativas.
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