Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López Cataño, Maria Paulina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/35091
Resumo: A presente pesquisa procurou explorar e analisar os conceitos que os profissionais que desenvolvem programas ou projetos de educação sexual na cidade de Medellín têm sobre o prazer e o corpo. A partir da identificação dos conceitos do corpo, do prazer e da sexualidade, que os profissionais participantes põem em circulação nos espaços educativos, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito qualitativo, utilizando a técnica de coleta de informação de entrevista semiestruturada com nove participantes, e em seguida análise de dados, a partir da análise critica do discurso. Os resultados permitiram evidenciar um tratamento diferencial do corpo e da sexualidade das mulheres, ancorado a um conceito do corpo e do prazer em três categorias principais: i) Corpo como templo e prazer como perigo, ii) Corpo como maquina e prazer como mecanismo de evolução, e iii) Corpo como objeto de cuidado e prazer como objeto de controle. Partindo do conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault (1977), a proposta de conceito do corpo de Butler (2002) e a psicologia social feminista de Haraway (1991), realiza-se uma análise critica do discurso que permite desvendar as contradições e dilemas presentes nos discursos e as implicações destes conceitos do prazer e do corpo feminino dentro da educação sexual institucionalizada.
id UERJ-15_5708d5715dff20999df1bea042662e19
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/35091
network_acronym_str UERJ-15
network_name_str Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en MedellínFemale pleasure and body: discourses in the context of institutionalized sex education in MedellínPrazer e corpo feminino: discursos no contexto da educação sexual institucionalizada em MedellínPlacerCuerpoDiscursosEducación SexualPleasureBodyDiscoursesSex Education.PrazerCorpoDiscursosEducação Sexual.A presente pesquisa procurou explorar e analisar os conceitos que os profissionais que desenvolvem programas ou projetos de educação sexual na cidade de Medellín têm sobre o prazer e o corpo. A partir da identificação dos conceitos do corpo, do prazer e da sexualidade, que os profissionais participantes põem em circulação nos espaços educativos, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito qualitativo, utilizando a técnica de coleta de informação de entrevista semiestruturada com nove participantes, e em seguida análise de dados, a partir da análise critica do discurso. Os resultados permitiram evidenciar um tratamento diferencial do corpo e da sexualidade das mulheres, ancorado a um conceito do corpo e do prazer em três categorias principais: i) Corpo como templo e prazer como perigo, ii) Corpo como maquina e prazer como mecanismo de evolução, e iii) Corpo como objeto de cuidado e prazer como objeto de controle. Partindo do conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault (1977), a proposta de conceito do corpo de Butler (2002) e a psicologia social feminista de Haraway (1991), realiza-se uma análise critica do discurso que permite desvendar as contradições e dilemas presentes nos discursos e as implicações destes conceitos do prazer e do corpo feminino dentro da educação sexual institucionalizada.La investigación buscó explorar y analizar las concepciones que sobre el placer y el cuerpo tienen profesionales que implementan programas o proyectos de educación sexual en la ciudad de Medellín. Se realizó una investigación de corte cualitativo, utilizando la técnica de entrevista-semiestructurada con 9 participantes, y posterior análisis de datos desde el análisis crítico del discurso. Los resultados permitieron evidenciar un tratamiento diferencial del cuerpo y la sexualidad de las mujeres, anclado a una concepción del cuerpo y el placer en tres categorías principales; Cuerpo como templo y placer como peligro, Cuerpo como máquina y placer como mecanismo de evolución, y Cuerpo como objeto del cuidado y placer como objeto de control. Partiendo del concepto de dispositivo de la sexualidad de Foucault (1977), la propuesta de concepción del cuerpo de Butler (2002) y la psicología social feminista de Haraway (1991), se realiza un análisis crítico del discurso que permite develar las contradicciones y dilemas presentes en los discursos y las implicaciones de estas concepciones del placer y el cuerpo femeninos dentro de la educación sexual institucionalizada.The present investigation intended to explore and analyze the conceptions on pleasure and the body enunciated by professionals executing sex education programs in Medellin. The implicit conceptions of sexuality, body and pleasure that are used by the participants in order to teach on these sex education programs were identified using qualitative research through semi standardized interview with 9 participants, and critical discourse data analysis. The results demonstrate a differential treatment on body and female sexuality, anchored on a conception of the body and pleasure on three main categories: body as a temple and pleasure as a hazard; body as a machine and pleasure as an evolution mechanism; and body as an object of care and pleasure as an object of control. The critical discourse analysis is based on Foucault’s sexuality device (1977), Butler´s conception of the body (2002) and Haraway’s feminist social psychology (1991), and reveals contradictions and dilemmas in the discourses, as well as the body and pleasure conceptions regarding the female body and their implications on institutionalized sex education.CLAM/IMS/UERJ2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtículo revisado por pares doble ciegoInvestigación cualitativa, análisis del discursoapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/35091Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 37 (2021); e21214Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 37 (2021); e21214Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 37 (2021); e212141984-6487reponame:Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJspahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/35091/39973Derechos de autor 2021 Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericanainfo:eu-repo/semantics/openAccessLópez Cataño, Maria Paulina2021-12-18T16:01:04Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/35091Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedadPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/oaimariaglugones@gmail.com||sexualidadsaludysociedad@gmail.com1984-64871984-6487opendoar:2021-12-18T16:01:04Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
Female pleasure and body: discourses in the context of institutionalized sex education in Medellín
Prazer e corpo feminino: discursos no contexto da educação sexual institucionalizada em Medellín
title Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
spellingShingle Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
López Cataño, Maria Paulina
Placer
Cuerpo
Discursos
Educación Sexual
Pleasure
Body
Discourses
Sex Education.
Prazer
Corpo
Discursos
Educação Sexual.
title_short Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
title_full Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
title_fullStr Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
title_full_unstemmed Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
title_sort Placer y cuerpo femenino: discursos en el contexto de la educación sexual institucionalizada en Medellín
author López Cataño, Maria Paulina
author_facet López Cataño, Maria Paulina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv López Cataño, Maria Paulina
dc.subject.por.fl_str_mv Placer
Cuerpo
Discursos
Educación Sexual
Pleasure
Body
Discourses
Sex Education.
Prazer
Corpo
Discursos
Educação Sexual.
topic Placer
Cuerpo
Discursos
Educación Sexual
Pleasure
Body
Discourses
Sex Education.
Prazer
Corpo
Discursos
Educação Sexual.
description A presente pesquisa procurou explorar e analisar os conceitos que os profissionais que desenvolvem programas ou projetos de educação sexual na cidade de Medellín têm sobre o prazer e o corpo. A partir da identificação dos conceitos do corpo, do prazer e da sexualidade, que os profissionais participantes põem em circulação nos espaços educativos, desenvolveu-se uma pesquisa de âmbito qualitativo, utilizando a técnica de coleta de informação de entrevista semiestruturada com nove participantes, e em seguida análise de dados, a partir da análise critica do discurso. Os resultados permitiram evidenciar um tratamento diferencial do corpo e da sexualidade das mulheres, ancorado a um conceito do corpo e do prazer em três categorias principais: i) Corpo como templo e prazer como perigo, ii) Corpo como maquina e prazer como mecanismo de evolução, e iii) Corpo como objeto de cuidado e prazer como objeto de controle. Partindo do conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault (1977), a proposta de conceito do corpo de Butler (2002) e a psicologia social feminista de Haraway (1991), realiza-se uma análise critica do discurso que permite desvendar as contradições e dilemas presentes nos discursos e as implicações destes conceitos do prazer e do corpo feminino dentro da educação sexual institucionalizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares doble ciego
Investigación cualitativa, análisis del discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/35091
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/35091
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/35091/39973
dc.rights.driver.fl_str_mv Derechos de autor 2021 Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Derechos de autor 2021 Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLAM/IMS/UERJ
publisher.none.fl_str_mv CLAM/IMS/UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 37 (2021); e21214
Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 37 (2021); e21214
Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 37 (2021); e21214
1984-6487
reponame:Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
collection Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv mariaglugones@gmail.com||sexualidadsaludysociedad@gmail.com
_version_ 1799317344184434688