DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Meneses Filho, Anísio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Florêncio da Cunha Teixeira, Lucas, Siebra Lopes, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Internacional de Ciência
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/50701
Resumo: O presente trabalho objetiva propor um critério simples para a estimativa no dimensionamento de volume para reservatório de detenção considerando diferentes períodos de retorno e cenários ocupacionais, partindo da relação IDF do município de Fortaleza, com a apresentação de formulações matemáticas de regressão que relacionam essas variáveis. Para tanto, é feita uma fundamentação teórica embasando os problemas relacionados à urbanização no ciclo hidrológico natural, além de relacionar as variáveis que são necessárias para o cálculo deste trabalho. Após isso, faz-se um maior detalhamento acerca de reservatório de detenção, expondo suas características, locais onde pode ser aplicado e seu pré-dimensionamento. A partir desse ponto, é exposta a metodologia, em que é adotado o método da “curva envelope” para estimar o volume excedente que será utilizado para o dimensionamento do reservatório de detenção. Utiliza-se o software MATLAB® para resolver a equação resultante do método, obtendo-se 60 tempos de concentração e 60 alturas de lâmina d’água, realizando a combinação de 10 taxas ocupacionais e 6 períodos de retorno. Este trabalho se mostra potencialmente útil para a fase de planejamento dos projetos de drenagem urbana em diversas áreas de Fortaleza, variando-se a taxa ocupacional e o período de retorno conforme desejado pelo projetista, podendo ser adaptada para outras localidades desde que disponha de suas respectivas relações IDF.
id UERJ-16_51d0ea87838759141077fde20a6f134c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/50701
network_acronym_str UERJ-16
network_name_str Revista Internacional de Ciência
repository_id_str
spelling DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)Drenagem urbanaTécnicas compensatóriasUrbanizaçãoPlanejamentoO presente trabalho objetiva propor um critério simples para a estimativa no dimensionamento de volume para reservatório de detenção considerando diferentes períodos de retorno e cenários ocupacionais, partindo da relação IDF do município de Fortaleza, com a apresentação de formulações matemáticas de regressão que relacionam essas variáveis. Para tanto, é feita uma fundamentação teórica embasando os problemas relacionados à urbanização no ciclo hidrológico natural, além de relacionar as variáveis que são necessárias para o cálculo deste trabalho. Após isso, faz-se um maior detalhamento acerca de reservatório de detenção, expondo suas características, locais onde pode ser aplicado e seu pré-dimensionamento. A partir desse ponto, é exposta a metodologia, em que é adotado o método da “curva envelope” para estimar o volume excedente que será utilizado para o dimensionamento do reservatório de detenção. Utiliza-se o software MATLAB® para resolver a equação resultante do método, obtendo-se 60 tempos de concentração e 60 alturas de lâmina d’água, realizando a combinação de 10 taxas ocupacionais e 6 períodos de retorno. Este trabalho se mostra potencialmente útil para a fase de planejamento dos projetos de drenagem urbana em diversas áreas de Fortaleza, variando-se a taxa ocupacional e o período de retorno conforme desejado pelo projetista, podendo ser adaptada para outras localidades desde que disponha de suas respectivas relações IDF.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/5070110.12957/ric.2020.50701Revista Internacional de Ciências; v. 10 n. 3 (2020): Revista Internacional de Ciências; 13-312316-7041reponame:Revista Internacional de Ciênciainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/50701/36172Copyright (c) 2020 Anísio de Sousa Meneses Filho, Lucas Florêncio da Cunha Teixeira, Gustavo Siebra Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Meneses Filho, AnísioFlorêncio da Cunha Teixeira, LucasSiebra Lopes, Gustavo2021-04-29T20:38:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/50701Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/indexPUBhttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ric/oairevistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2316-70412316-7041opendoar:2021-04-29T20:38:37Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
title DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
spellingShingle DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
de Sousa Meneses Filho, Anísio
Drenagem urbana
Técnicas compensatórias
Urbanização
Planejamento
title_short DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
title_full DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
title_fullStr DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
title_full_unstemmed DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
title_sort DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO PARTINDO DA RELAÇÃO IDF REGENTE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
author de Sousa Meneses Filho, Anísio
author_facet de Sousa Meneses Filho, Anísio
Florêncio da Cunha Teixeira, Lucas
Siebra Lopes, Gustavo
author_role author
author2 Florêncio da Cunha Teixeira, Lucas
Siebra Lopes, Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Meneses Filho, Anísio
Florêncio da Cunha Teixeira, Lucas
Siebra Lopes, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Drenagem urbana
Técnicas compensatórias
Urbanização
Planejamento
topic Drenagem urbana
Técnicas compensatórias
Urbanização
Planejamento
description O presente trabalho objetiva propor um critério simples para a estimativa no dimensionamento de volume para reservatório de detenção considerando diferentes períodos de retorno e cenários ocupacionais, partindo da relação IDF do município de Fortaleza, com a apresentação de formulações matemáticas de regressão que relacionam essas variáveis. Para tanto, é feita uma fundamentação teórica embasando os problemas relacionados à urbanização no ciclo hidrológico natural, além de relacionar as variáveis que são necessárias para o cálculo deste trabalho. Após isso, faz-se um maior detalhamento acerca de reservatório de detenção, expondo suas características, locais onde pode ser aplicado e seu pré-dimensionamento. A partir desse ponto, é exposta a metodologia, em que é adotado o método da “curva envelope” para estimar o volume excedente que será utilizado para o dimensionamento do reservatório de detenção. Utiliza-se o software MATLAB® para resolver a equação resultante do método, obtendo-se 60 tempos de concentração e 60 alturas de lâmina d’água, realizando a combinação de 10 taxas ocupacionais e 6 períodos de retorno. Este trabalho se mostra potencialmente útil para a fase de planejamento dos projetos de drenagem urbana em diversas áreas de Fortaleza, variando-se a taxa ocupacional e o período de retorno conforme desejado pelo projetista, podendo ser adaptada para outras localidades desde que disponha de suas respectivas relações IDF.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/50701
10.12957/ric.2020.50701
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/50701
identifier_str_mv 10.12957/ric.2020.50701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/ric/article/view/50701/36172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional de Ciências; v. 10 n. 3 (2020): Revista Internacional de Ciências; 13-31
2316-7041
reponame:Revista Internacional de Ciência
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Internacional de Ciência
collection Revista Internacional de Ciência
repository.name.fl_str_mv Revista Internacional de Ciência - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaric.ouerj@gmail.com || manoel.grodrigues@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799317685136261120