Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dabul, Lígia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862
Resumo: DOI: 10.12957/revmar.2016.20862A ideia deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da criação artística que se dão na correspondência escrita por poetas. Nossa questão consiste em saber de que modo podemos relacionar processos criativos em arte com interações sociais estabelecidas por artistas, neste caso, as efetuadas por meio da troca de cartas. Focar as interações sociais para compreender processos criativos permite trazer para a análise o caráter coletivo e o comunicativo desses processos e, assim, descrever algumas dimensões da alteridade atribuídas a eles. Ao tratarmos dessas interações em prática social tão extensiva – a troca de cartas –, baseada em material e conduto de comunicação ordinário – a escrita –, também reconhecemos e sondamos mecanismos de criação nem excepcionais nem exclusivos dos artistas. Esses procedimentos nos levam a sondar a relevância das interações sociais para a invenção artística e o quanto artistas criam para além do que fixam em seus objetos consagrados e por meio de práticas sociais disseminadas que, talvez por isso, não costumamos considerar tão facilmente como propiciadoras da criação em arte.
id UERJ-19_425471f2fa35ef2ae1a8add29cc94eed
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20862
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arteDOI: 10.12957/revmar.2016.20862A ideia deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da criação artística que se dão na correspondência escrita por poetas. Nossa questão consiste em saber de que modo podemos relacionar processos criativos em arte com interações sociais estabelecidas por artistas, neste caso, as efetuadas por meio da troca de cartas. Focar as interações sociais para compreender processos criativos permite trazer para a análise o caráter coletivo e o comunicativo desses processos e, assim, descrever algumas dimensões da alteridade atribuídas a eles. Ao tratarmos dessas interações em prática social tão extensiva – a troca de cartas –, baseada em material e conduto de comunicação ordinário – a escrita –, também reconhecemos e sondamos mecanismos de criação nem excepcionais nem exclusivos dos artistas. Esses procedimentos nos levam a sondar a relevância das interações sociais para a invenção artística e o quanto artistas criam para além do que fixam em seus objetos consagrados e por meio de práticas sociais disseminadas que, talvez por isso, não costumamos considerar tão facilmente como propiciadoras da criação em arte.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/2086210.12957/revmar.2016.20862Revista Maracanan; v. 12 n. 14 (2016): História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica; 97 - 1062359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862/15288Dabul, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T21:56:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20862Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2016-07-21T21:56:24Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
title Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
spellingShingle Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
Dabul, Lígia
title_short Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
title_full Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
title_fullStr Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
title_full_unstemmed Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
title_sort Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
author Dabul, Lígia
author_facet Dabul, Lígia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dabul, Lígia
description DOI: 10.12957/revmar.2016.20862A ideia deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da criação artística que se dão na correspondência escrita por poetas. Nossa questão consiste em saber de que modo podemos relacionar processos criativos em arte com interações sociais estabelecidas por artistas, neste caso, as efetuadas por meio da troca de cartas. Focar as interações sociais para compreender processos criativos permite trazer para a análise o caráter coletivo e o comunicativo desses processos e, assim, descrever algumas dimensões da alteridade atribuídas a eles. Ao tratarmos dessas interações em prática social tão extensiva – a troca de cartas –, baseada em material e conduto de comunicação ordinário – a escrita –, também reconhecemos e sondamos mecanismos de criação nem excepcionais nem exclusivos dos artistas. Esses procedimentos nos levam a sondar a relevância das interações sociais para a invenção artística e o quanto artistas criam para além do que fixam em seus objetos consagrados e por meio de práticas sociais disseminadas que, talvez por isso, não costumamos considerar tão facilmente como propiciadoras da criação em arte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862
10.12957/revmar.2016.20862
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2016.20862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862/15288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; v. 12 n. 14 (2016): História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica; 97 - 106
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317569480425472