A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marafon, Glaucio José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Anercilia, Teófilo, Vanilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/35640
Resumo: O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino, considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias. A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação de professores.
id UERJ-21_281e0c3775f49f4269e7e9969b7e4912
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/35640
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITYdistance educationdidactic transpositionteaching and learning processteacher’s education.educação a distânciatransposição didáticaprocesso ensino aprendizagemformação de professores.O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino, considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias. A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação de professores.This work presents an experience resulting from a course for Geography undergra-duates (future teachers) — teaching of Theory and Practice in Geography subject — in a bifacial system (physical attendance/on-line engagement) linked to the licentiate ma-jor in Geography of Rio de Janeiro State University (UERJ/CEDERJ) and through the guidance of the course coordinator. Insofar as the course developed, the idea of writing on the work being performed grew. The aim was to highlight the importance of the di-dactic transposition, especially in distance education modality as we understand it, meaning that learning does not happen accidentally; the other way round, it requires specific planning and techniques, for it occurs outside conventional educational spaces, its communication relies on different technologies. The methodology followed theo-retical assumptions of constructivism and sociohistorical psychology. The intention is to help improving the preparation of students to work in an inclusive educational system, that is to say, in a system that privileges the plurality of subjectivities and knowledge, even though teacher’s education context poses challenges and difficulties.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/3564010.12957/geouerj.2018.35640Geo UERJ; n. 32 (2018): Jan/Jun; e356401981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/35640/25263Copyright (c) 2018 Glaucio José Marafon, Anercelia Martins, Vanilda Teófiloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarafon, Glaucio JoséMartins, AnerciliaTeófilo, Vanilda2022-02-20T22:02:51Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/35640Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T22:02:51Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
title A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
spellingShingle A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
Marafon, Glaucio José
distance education
didactic transposition
teaching and learning process
teacher’s education.
educação a distância
transposição didática
processo ensino aprendizagem
formação de professores.
title_short A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
title_full A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
title_fullStr A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
title_full_unstemmed A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
title_sort A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
author Marafon, Glaucio José
author_facet Marafon, Glaucio José
Martins, Anercilia
Teófilo, Vanilda
author_role author
author2 Martins, Anercilia
Teófilo, Vanilda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marafon, Glaucio José
Martins, Anercilia
Teófilo, Vanilda
dc.subject.por.fl_str_mv distance education
didactic transposition
teaching and learning process
teacher’s education.
educação a distância
transposição didática
processo ensino aprendizagem
formação de professores.
topic distance education
didactic transposition
teaching and learning process
teacher’s education.
educação a distância
transposição didática
processo ensino aprendizagem
formação de professores.
description O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino, considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias. A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a serem enfrentados no contexto de formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/35640
10.12957/geouerj.2018.35640
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/35640
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2018.35640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/35640/25263
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Glaucio José Marafon, Anercelia Martins, Vanilda Teófilo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Glaucio José Marafon, Anercelia Martins, Vanilda Teófilo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 32 (2018): Jan/Jun; e35640
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317529485639680