O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/11909
Resumo: Doi: 10.12957/geouerj.2015.11909 Propõe-se, por meio deste artigo, uma discussão sobre o uso da literatura infantil como estratégia ao desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas para ensinar Geografia. Apresenta-se um projeto desenvolvido numa turma de Pedagogia na disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia, destacando-se como este tipo de literatura pode ser utilizado estrategicamente na metodologia de aula da educação infantil e nos anos iniciais, com o propósito de contribuir para a construção da aprendizagem da ciência geográfica. É realçada a importância da alfabetização e da alfabetização Geográfica nos anos iniciais e na educação infantil. Discute-se a importância de se aprender Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual, muitas vezes, é ensinada de forma desconexa, independentemente da vida dos alunos, não utilizando, em grande parte, o aparato conceitual dessa ciência. Entendemos que o papel da Geografia nos anos iniciais deve ser o de desenvolver conhecimentos que sejam significativos para a criança conhecer o espaço em que vive e fornecer subsídios à apreensão da paisagem, ampliando a noção de espaço.
id UERJ-21_9e4516352086e3529a9948daa2643ac9
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11909
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAISUSE IN CHILDREN'S LITERATURE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARSGeographychildren's literaturethe early yearsliteracyGeografialiteratura infantilanos iniciaisalfabetização.Doi: 10.12957/geouerj.2015.11909 Propõe-se, por meio deste artigo, uma discussão sobre o uso da literatura infantil como estratégia ao desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas para ensinar Geografia. Apresenta-se um projeto desenvolvido numa turma de Pedagogia na disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia, destacando-se como este tipo de literatura pode ser utilizado estrategicamente na metodologia de aula da educação infantil e nos anos iniciais, com o propósito de contribuir para a construção da aprendizagem da ciência geográfica. É realçada a importância da alfabetização e da alfabetização Geográfica nos anos iniciais e na educação infantil. Discute-se a importância de se aprender Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual, muitas vezes, é ensinada de forma desconexa, independentemente da vida dos alunos, não utilizando, em grande parte, o aparato conceitual dessa ciência. Entendemos que o papel da Geografia nos anos iniciais deve ser o de desenvolver conhecimentos que sejam significativos para a criança conhecer o espaço em que vive e fornecer subsídios à apreensão da paisagem, ampliando a noção de espaço.Doi: 10.12957/geouerj.2015.11909 This paper proposes a discussion on the use of children's literature as a strategy for the development of different educational activities to teach Geography. Presents a project developed a class of pedagogy in the discipline of Methodological Foundations of Teaching Geography which sought to highlight how this kind of literature can be used as a methodological strategy in the classroom of kindergarten and in the early years , with the aim of contributing to construction of learning of geographical science . Highlights the importance of literacy and Geographic literacy in the early years and early childhood education. Discusses the importance of learning Geography in the early years of primary school , which is often taught in a disconnected way of life of the students and does not use largely the conceptual apparatus that science. We understand that the role of geography in the early years should be to develop skills that are meaningful to the child know the space you live in and provide support for apprehension of landscape and expand the notion of space.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1190910.12957/geouerj.2015.11909Geo UERJ; n. 27 (2015): Jul/Dez; 64-791981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/11909/14659Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:15:59Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11909Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:15:59Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
USE IN CHILDREN'S LITERATURE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE EARLY YEARS
title O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
spellingShingle O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
Geography
children's literature
the early years
literacy
Geografia
literatura infantil
anos iniciais
alfabetização.
title_short O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
title_full O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
title_fullStr O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
title_sort O USO DA LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
author Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
author_facet Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski
dc.subject.por.fl_str_mv Geography
children's literature
the early years
literacy
Geografia
literatura infantil
anos iniciais
alfabetização.
topic Geography
children's literature
the early years
literacy
Geografia
literatura infantil
anos iniciais
alfabetização.
description Doi: 10.12957/geouerj.2015.11909 Propõe-se, por meio deste artigo, uma discussão sobre o uso da literatura infantil como estratégia ao desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas para ensinar Geografia. Apresenta-se um projeto desenvolvido numa turma de Pedagogia na disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Geografia, destacando-se como este tipo de literatura pode ser utilizado estrategicamente na metodologia de aula da educação infantil e nos anos iniciais, com o propósito de contribuir para a construção da aprendizagem da ciência geográfica. É realçada a importância da alfabetização e da alfabetização Geográfica nos anos iniciais e na educação infantil. Discute-se a importância de se aprender Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual, muitas vezes, é ensinada de forma desconexa, independentemente da vida dos alunos, não utilizando, em grande parte, o aparato conceitual dessa ciência. Entendemos que o papel da Geografia nos anos iniciais deve ser o de desenvolver conhecimentos que sejam significativos para a criança conhecer o espaço em que vive e fornecer subsídios à apreensão da paisagem, ampliando a noção de espaço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/11909
10.12957/geouerj.2015.11909
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/11909
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2015.11909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/11909/14659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 27 (2015): Jul/Dez; 64-79
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317527741857792