childhood, experience and education: notes from reflections on childhood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: rocha, eloisa acires candal
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: buss-simão, márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30577
Resumo: O presente artigo traz reflexões que envolvem infância e experiência a partir da área da educação e, particularmente, das ponderações em torno das pesquisas com crianças pequenas e da educação infantil.  Os apontamentos impõem limites relativos a este lugar de estudo e delimita estes como parte de uma crítica e autocrítica da educação e das possibilidades de consolidação de uma Pedagogia da Infância. Nesta direção, no artigo se toma para esta reflexão a análise do sentido da experiência para as principais teorias educacionais ou projetos educativos para a educação na infância, a fim de levar a uma demarcação dos contornos da experiência educativa na/da infância institucionalizada. Para tal, apresenta alguns elementos relativos à experiência educativa como experiência social a partir de estudos empíricos que dão visibilidade às ações das crianças como parte de suas vidas nos coletivos infantis. Por fim, indica como desafios para a possível consolidação de uma Pedagogia da Infância uma aproximação da Pedagogia às manifestações infantis, a criança em situação e as possibilidades de os processos educativos se pautarem na escuta, na dialogicidade e nas relações, possibilitando incluir, nas práticas educativas, as significações produzidas pelas próprias crianças em seus contextos de vida e suas manifestações culturais e expressivas
id UERJ-22_7a7c1306512a90fdd184e917fc4acdd2
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30577
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling childhood, experience and education: notes from reflections on childhoodinfancia, experiencia y educación: apuntes a partir de reflexiones sobre la pequeña infanciainfância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infânciaeducación infantilinfanciaexperienciaearly childhood educationchildhoodexperience.educação infantilinfânciaexperiência.O presente artigo traz reflexões que envolvem infância e experiência a partir da área da educação e, particularmente, das ponderações em torno das pesquisas com crianças pequenas e da educação infantil.  Os apontamentos impõem limites relativos a este lugar de estudo e delimita estes como parte de uma crítica e autocrítica da educação e das possibilidades de consolidação de uma Pedagogia da Infância. Nesta direção, no artigo se toma para esta reflexão a análise do sentido da experiência para as principais teorias educacionais ou projetos educativos para a educação na infância, a fim de levar a uma demarcação dos contornos da experiência educativa na/da infância institucionalizada. Para tal, apresenta alguns elementos relativos à experiência educativa como experiência social a partir de estudos empíricos que dão visibilidade às ações das crianças como parte de suas vidas nos coletivos infantis. Por fim, indica como desafios para a possível consolidação de uma Pedagogia da Infância uma aproximação da Pedagogia às manifestações infantis, a criança em situação e as possibilidades de os processos educativos se pautarem na escuta, na dialogicidade e nas relações, possibilitando incluir, nas práticas educativas, as significações produzidas pelas próprias crianças em seus contextos de vida e suas manifestações culturais e expressivasThis article brings reflections that involve childhood and experience from the area ofeducation and, particularly, the considerations about research with young children andearly childhood education. The notes impose limits on this place of study and delimitsthese as part of a criticism and self-criticism of education and the possibilities ofconsolidation of a Pedagogy of Childhood. In this direction, the article considers theanalysis of the meaning of experience for the main educational theories or educationalprojects for childhood education, in order to lead to a demarcation of the contours of theeducational experience in the institutionalized childhood. To do so, it presents someelements related to the educational experience as a social experience based on empiricalstudies that give visibility to the actions of children as part of their lives in children'scollectives. Finally, it indicates as challenges for the possible consolidation of a Pedagogyof Childhood an approach of Pedagogy to children's manifestations, the child in situationand the possibilities of the educational processes if they are based on listening, dialogueand relationships, making it possible to include in practices educational, the meanings produced by the children themselves in their life contexts and their cultural andexpressive manifestations.El presente artículo trae reflexiones sobre la infancia y la experiencia a partir del área de laeducación y, particularmente, realiza ponderaciones en torno a las investigaciones conniños pequeños de educación infantil. Los señalamientos imponen límites relativos a estelugar de estudio y los delimitan como parte de una crítica y autocrítica de la educación yde las posibilidades de consolidación de una Pedagogía de la Infancia. En esta dirección,en el artículo se analiza el sentido de la experiencia para las principales teorías o proyectospara la educación en la infancia, a fin de llevar a una demarcación de los contornos de laexperiencia educativa en la infancia institucionalizada. Para ello, se presentan algunoselementos relativos a la experiencia educativa como experiencia social a partir de estudiosempíricos que dan visibilidad a las acciones de los niños como parte de sus vidas en loscolectivos infantiles. Por último, se indica como desafíos para la posible consolidación deuna Pedagogía de la Infancia una aproximación de la Pedagogía a las manifestacionesinfantiles, el niño en situación y las posibilidades de que los procesos educativos se guíenpor la escucha, por la dialogicidad y por las relaciones, posibilitando incluir, en lasprácticas educativas, las significaciones producidas por los propios niños en sus contextosde vida y sus manifestaciones culturales y expresivas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/3057710.12957/childphilo.2018.30577childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 27-42childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 27-42childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 27-421984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30577/22938rocha, eloisa acires candalbuss-simão, márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-21T21:23:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30577Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-03-21T21:23:02Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
infancia, experiencia y educación: apuntes a partir de reflexiones sobre la pequeña infancia
infância, experiência e educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância
title childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
spellingShingle childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
rocha, eloisa acires candal
educación infantil
infancia
experiencia
early childhood education
childhood
experience.
educação infantil
infância
experiência.
title_short childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
title_full childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
title_fullStr childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
title_full_unstemmed childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
title_sort childhood, experience and education: notes from reflections on childhood
author rocha, eloisa acires candal
author_facet rocha, eloisa acires candal
buss-simão, márcia
author_role author
author2 buss-simão, márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv rocha, eloisa acires candal
buss-simão, márcia
dc.subject.por.fl_str_mv educación infantil
infancia
experiencia
early childhood education
childhood
experience.
educação infantil
infância
experiência.
topic educación infantil
infancia
experiencia
early childhood education
childhood
experience.
educação infantil
infância
experiência.
description O presente artigo traz reflexões que envolvem infância e experiência a partir da área da educação e, particularmente, das ponderações em torno das pesquisas com crianças pequenas e da educação infantil.  Os apontamentos impõem limites relativos a este lugar de estudo e delimita estes como parte de uma crítica e autocrítica da educação e das possibilidades de consolidação de uma Pedagogia da Infância. Nesta direção, no artigo se toma para esta reflexão a análise do sentido da experiência para as principais teorias educacionais ou projetos educativos para a educação na infância, a fim de levar a uma demarcação dos contornos da experiência educativa na/da infância institucionalizada. Para tal, apresenta alguns elementos relativos à experiência educativa como experiência social a partir de estudos empíricos que dão visibilidade às ações das crianças como parte de suas vidas nos coletivos infantis. Por fim, indica como desafios para a possível consolidação de uma Pedagogia da Infância uma aproximação da Pedagogia às manifestações infantis, a criança em situação e as possibilidades de os processos educativos se pautarem na escuta, na dialogicidade e nas relações, possibilitando incluir, nas práticas educativas, as significações produzidas pelas próprias crianças em seus contextos de vida e suas manifestações culturais e expressivas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30577
10.12957/childphilo.2018.30577
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30577
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2018.30577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30577/22938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 27-42
childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 27-42
childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 27-42
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591728062464