between bodies, dances and educations: a childlike experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/69054 |
Resumo: | O presente texto tem por objetivo colocar em movimento algumas notas acerca de experiências educativas e de pesquisa com crianças, uma pesquisa inspirada por encontros dançantes e produção de imagens que provocaram questões e nos convidaram a pensar as relações entre corpos, danças e educações. Das diversas interrogações que nos deparamos, gostaríamos de destacar as seguintes: quais modos de pensar e experimentar os corpos que se apresentam nos encontros com as crianças? Quais aprendizagens, com as crianças, são possíveis nas experiências desses corpos que dançam? Que educações podem ser pensadas ao nos depararmos com as infâncias das crianças nestes momentos de uma experiência com corpos e danças? Desse modo, encontramos em autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jan Masschelein e Manoel de Barros, entre outros, possibilidades de agenciar algumas imagens, algumas perspectivas de olhares, alguns sentidos… Essa escrita dançadeira é, portanto, fruto de uma pesquisa experiência; uma pesquisa que foi se delineando durante o caminho, passo a passo pelos trajetos que se abriram, uma pesquisa infantil que convocou os olhos, a boca, o nariz, a pele, os olhares, os cheiros, os sabores e as texturas. Uma pesquisa sobre movimento, com movimento, em movimento. Assim, não temos aqui qualquer intencionalidade em fixar respostas, o que temos é um convite a pensar filosoficamente e infantilmente, levantar perguntas e, quem sabe, produzir algum movimento nos corpos e no pensamento: um convite a dançar por entre as interrogações. |
id |
UERJ-22_a8ecf4bf1e1c64c678de766a44516edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/69054 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
between bodies, dances and educations: a childlike experienceentre corpos, danças e educações: uma experiência infantilentre cuerpos, danzas y educaciones: una experiencia infantilbodychildhooddanceeducationphilosophy with childrencorpoinfânciadançaeducaçãofilosofia com criançascuerpoinfanciadanzaeducaciónfilosofía con niñas y niñosO presente texto tem por objetivo colocar em movimento algumas notas acerca de experiências educativas e de pesquisa com crianças, uma pesquisa inspirada por encontros dançantes e produção de imagens que provocaram questões e nos convidaram a pensar as relações entre corpos, danças e educações. Das diversas interrogações que nos deparamos, gostaríamos de destacar as seguintes: quais modos de pensar e experimentar os corpos que se apresentam nos encontros com as crianças? Quais aprendizagens, com as crianças, são possíveis nas experiências desses corpos que dançam? Que educações podem ser pensadas ao nos depararmos com as infâncias das crianças nestes momentos de uma experiência com corpos e danças? Desse modo, encontramos em autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jan Masschelein e Manoel de Barros, entre outros, possibilidades de agenciar algumas imagens, algumas perspectivas de olhares, alguns sentidos… Essa escrita dançadeira é, portanto, fruto de uma pesquisa experiência; uma pesquisa que foi se delineando durante o caminho, passo a passo pelos trajetos que se abriram, uma pesquisa infantil que convocou os olhos, a boca, o nariz, a pele, os olhares, os cheiros, os sabores e as texturas. Uma pesquisa sobre movimento, com movimento, em movimento. Assim, não temos aqui qualquer intencionalidade em fixar respostas, o que temos é um convite a pensar filosoficamente e infantilmente, levantar perguntas e, quem sabe, produzir algum movimento nos corpos e no pensamento: um convite a dançar por entre as interrogações.This paper is the result of reflections inspired by observing and participating in dancing sessions with children. Our experience of the latter led to the production of images that provoked a variety of questions, and invited us to think about the relationships between bodies, dance, and various forms of education. Among these questions were: what clues about the experience of human embodiment are given through observing children’s dance? What can children teach us through participating with them in this performative medium, and what are its implications for education, most especially in light of our observations of children's inventiveness in this regard? Our impressions resonate and find expression in the oeuvre of Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jan Masschelein and Manoel de Barros. Placing ourselves under their influence, we mobilized our thinking and opened ourselves to the emergent character of their ideas, resulting in what might be called a form of “dancing-writing” in which those two forms of expression interact. This dancing-writing is informed by and imbued with children’s lived experience: step by step, we walked the paths that they opened, recording as best we could their multisensorial approach to the world—gaze, taste, smell, sound, touch, movement. Ours was an experience of research on movement, with movement, in movement. As such, we harbor no intention to present final answers, but rather offer the reader an invitation to think philosophically and childishly. Ours is an invitation to dance with and among the questions which that very dance inspired.El presente texto tiene por objetivo poner en movimiento algunas notas sobre experiencias educativas y de investigación con niños y niñas, una investigación inspirada por encuentros danzantes y producción de imágenes que provocaron preguntas y nos invitaron a pensar sobre las relaciones entre: cuerpos, danzas y educaciones. De las diversas cuestiones que nos surgieron, nos gustaría destacar las siguientes: ¿qué formas de pensar y experimentar los cuerpos que se presentan en los encuentros con los niños y niñas? ¿Qué aprendizajes, con los niños y niñas, son posibles en las experiencias de estos cuerpos que danzan? ¿Qué educaciones pueden ser pensadas cuando nos encontramos con las infancias de los niños y niñas en estos momentos de una experiencia con cuerpos y danzas? De este modo, encontramos en autores como: Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jan Masschelein y Manoel de Barros, entre otros, posibilidades de agenciar algunas imágenes, algunas perspectivas de miradas, algunos sentidos... Esta escritura danzadora es, por lo tanto, fruto de una experiencia de investigación; una investigación que se fue delineando en el camino, paso a paso por los senderos que se abrían, una investigación infantil que convocó los ojos, la boca, la nariz, la piel, las miradas, los olores, los sabores y las texturas. Una investigación sobre el movimiento, con movimiento, en movimiento. Así, no tenemos aquí ninguna intención de fijar respuestas, lo que tenemos aquí es una invitación a pensar filosóficamente e infantilmente, plantear preguntas y, quién sabe, producir algún movimiento en los cuerpos y en el pensamiento: una invitación a bailar por entre las interrogaciones. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/6905410.12957/childphilo.2023.69054childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 28childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 28childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 281984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/69054/46411Copyright (c) 2023 Mayra Giovaneti de Barros, César Donizetti Pereira Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessde barros, mayra giovanetileite, césar donizetti pereira2023-09-09T15:41:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/69054Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2023-09-09T15:41:12Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
between bodies, dances and educations: a childlike experience entre corpos, danças e educações: uma experiência infantil entre cuerpos, danzas y educaciones: una experiencia infantil |
title |
between bodies, dances and educations: a childlike experience |
spellingShingle |
between bodies, dances and educations: a childlike experience de barros, mayra giovaneti body childhood dance education philosophy with children corpo infância dança educação filosofia com crianças cuerpo infancia danza educación filosofía con niñas y niños |
title_short |
between bodies, dances and educations: a childlike experience |
title_full |
between bodies, dances and educations: a childlike experience |
title_fullStr |
between bodies, dances and educations: a childlike experience |
title_full_unstemmed |
between bodies, dances and educations: a childlike experience |
title_sort |
between bodies, dances and educations: a childlike experience |
author |
de barros, mayra giovaneti |
author_facet |
de barros, mayra giovaneti leite, césar donizetti pereira |
author_role |
author |
author2 |
leite, césar donizetti pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de barros, mayra giovaneti leite, césar donizetti pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
body childhood dance education philosophy with children corpo infância dança educação filosofia com crianças cuerpo infancia danza educación filosofía con niñas y niños |
topic |
body childhood dance education philosophy with children corpo infância dança educação filosofia com crianças cuerpo infancia danza educación filosofía con niñas y niños |
description |
O presente texto tem por objetivo colocar em movimento algumas notas acerca de experiências educativas e de pesquisa com crianças, uma pesquisa inspirada por encontros dançantes e produção de imagens que provocaram questões e nos convidaram a pensar as relações entre corpos, danças e educações. Das diversas interrogações que nos deparamos, gostaríamos de destacar as seguintes: quais modos de pensar e experimentar os corpos que se apresentam nos encontros com as crianças? Quais aprendizagens, com as crianças, são possíveis nas experiências desses corpos que dançam? Que educações podem ser pensadas ao nos depararmos com as infâncias das crianças nestes momentos de uma experiência com corpos e danças? Desse modo, encontramos em autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jan Masschelein e Manoel de Barros, entre outros, possibilidades de agenciar algumas imagens, algumas perspectivas de olhares, alguns sentidos… Essa escrita dançadeira é, portanto, fruto de uma pesquisa experiência; uma pesquisa que foi se delineando durante o caminho, passo a passo pelos trajetos que se abriram, uma pesquisa infantil que convocou os olhos, a boca, o nariz, a pele, os olhares, os cheiros, os sabores e as texturas. Uma pesquisa sobre movimento, com movimento, em movimento. Assim, não temos aqui qualquer intencionalidade em fixar respostas, o que temos é um convite a pensar filosoficamente e infantilmente, levantar perguntas e, quem sabe, produzir algum movimento nos corpos e no pensamento: um convite a dançar por entre as interrogações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/69054 10.12957/childphilo.2023.69054 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/69054 |
identifier_str_mv |
10.12957/childphilo.2023.69054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/69054/46411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mayra Giovaneti de Barros, César Donizetti Pereira Leite info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mayra Giovaneti de Barros, César Donizetti Pereira Leite |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 28 childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 28 childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 28 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317592912953344 |