filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | ita |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725 |
Resumo: | Esse artigo apresenta uma abordagem sobre fazer filosofia com crianças através das experiências de pensamento, tomando como exemplo a experiência mental de construção de uma utopia. Descrevendo a prática do grupo de trabalho e o papel dos filósofos no processo dialógico de aprendizagem fornecido pela simulação mental referente à utopia, o autor apresenta algumas observações elementares sobre o papel central que têm as experiências de pensamento tanto na filosofia quanto nas ciências naturais, e define uma variedade de implicações interessantes sobre fazer filosofia com crianças através de experiências de pensamento. Por fim, examinando alguns problemas que emergem de John Dewey e de Jerome Bruner, o autor argumenta que a simulação mental pode ser uma introdução estimulante para fazer filosofia com as crianças, que são capacitadas deste modo a perceber possibilidades conflitantes e a se defrontar com algo como as “imagens quebra-cabeça” de Wittgenstein. A introdução do pensamento em forma de quebra-cabeça permite-lhe aumentar a curiosidade pelo caminho a ser tomado e alimentar no grupo a motivação para chegar a soluções comuns: meninos e meninas aprendem a fazer suposições e falar, falando e fazendo suposições ("fazendo") ensinando os uns aos outros ("ensino recíproco") e a co-construindo significados (processo de "co-construção de significados" Bruner). Em conclusão, um esquema apresenta-se para o fluxo do pensamento reflexivo ativado mental e filosoficamente no exercício estudado neste artigo. |
id |
UERJ-22_afb05e9167840ba893127f9abf7f90c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20725 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamientophilosophy with children through thought experimentsfilosofia com crianças através do experimento de pensamentopoliticspuzzle picturessimulationthought experimentsutopiaEsse artigo apresenta uma abordagem sobre fazer filosofia com crianças através das experiências de pensamento, tomando como exemplo a experiência mental de construção de uma utopia. Descrevendo a prática do grupo de trabalho e o papel dos filósofos no processo dialógico de aprendizagem fornecido pela simulação mental referente à utopia, o autor apresenta algumas observações elementares sobre o papel central que têm as experiências de pensamento tanto na filosofia quanto nas ciências naturais, e define uma variedade de implicações interessantes sobre fazer filosofia com crianças através de experiências de pensamento. Por fim, examinando alguns problemas que emergem de John Dewey e de Jerome Bruner, o autor argumenta que a simulação mental pode ser uma introdução estimulante para fazer filosofia com as crianças, que são capacitadas deste modo a perceber possibilidades conflitantes e a se defrontar com algo como as “imagens quebra-cabeça” de Wittgenstein. A introdução do pensamento em forma de quebra-cabeça permite-lhe aumentar a curiosidade pelo caminho a ser tomado e alimentar no grupo a motivação para chegar a soluções comuns: meninos e meninas aprendem a fazer suposições e falar, falando e fazendo suposições ("fazendo") ensinando os uns aos outros ("ensino recíproco") e a co-construindo significados (processo de "co-construção de significados" Bruner). Em conclusão, um esquema apresenta-se para o fluxo do pensamento reflexivo ativado mental e filosoficamente no exercício estudado neste artigo.Este artículo presenta un abordaje acerca del hacer filosofía con niños a través de las experiencias de pensamiento, utilizando como ejemplo la experiencia mental de construcción de una utopía. Describiendo la práctica del grupo de trabajo y el rol de los filósofos en el proceso dialógico de aprendizaje fornecido por la simulación mental referente a la utopía, el autor presenta algunas observaciones elementares acerca del rol central que ocupan las experiencias de pensamiento tanto en la filosofía cuanto en las ciencias naturales, y define una variedad de implicaciones acerca del hacer filosofía con niños utilizando experiencias de pensamiento. Por fin, examinando algunos problemas que emergen de John Dewey y de Jerome Bruner, el autor argumenta que la simulación mental puede ser una introducción estimulante para hacer filosofía con niños, que se encuentran capacitados para percibir posibilidades conflictuales y a enfrontarse con algo como las “imágenes de rompecabezas” de Wittgenstein. La introducción del pensamiento en forma de rompecabezas le permite aumentar la curiosidad por el camino a seguir y alimentar la motivación grupal para encontrar soluciones comunes: las niñas y los niños aprenden a hacer suposiciones y a hablar, hablando y haciendo suposiciones ("en marcha") enseñándose entre sí ("enseñanza recíproca") y "co-construyendo significados" (proceso de "co-construcción de significados" Bruner). En conclusión, se ofrece un esquema del flujo de pensamiento reflexivo activado mental y filosóficamente en el ejercicio estudiado en este artículo.This article presents an approach to doing philosophy with children through thought experiments, by focusing on one in particular concerning founding a utopia. Describing the group’s practice and the role of philosophy in the dialogic learning process provided by the mental simulation concerning utopia, the author presents some elementary observations on the central role played by thought experiments both in philosophy and in the natural sciences, and stresses a variety of interesting implications for doing philosophy with children through thought experiments. Finally, by examining some issues emerging from John Dewey and Jerome Bruner, the author argues that mental simulation can be an engaging introduction to doing philosophy with children, who are enabled in this way to envision conflicting possibilities and to face them through something like Wittgenstein’s “puzzle pictures” technique. The introduction of thinking in the form of a puzzle allows us to increase our level of curiosity concerning the route to be taken toward, and the motivation to come up with common solutions: children learn to formulate assumptions and to talk, both of which represent forms of what Bruner calls “reciprocal teaching” and “co-construction of meanings.” In conclusion, a diagram is offered that summarizes schematically the flow of reflective thinking activated in the mental and philosophical experiences studied in this article.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725childhood & philosophy; Vol. 8 Núm. 16 (2012): jul./dic.; 265-290childhood & philosophy; v. 8 n. 16 (2012): jul./dez.; 265-290childhood & philosophy; Vol. 8 No. 16 (2012): july/dec.; 265-2901984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJitahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725/15062mori, lucainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:49:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20725Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:49:48Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento philosophy with children through thought experiments filosofia com crianças através do experimento de pensamento |
title |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento |
spellingShingle |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento mori, luca politics puzzle pictures simulation thought experiments utopia |
title_short |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento |
title_full |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento |
title_fullStr |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento |
title_full_unstemmed |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento |
title_sort |
filosofía con los niños a través del experimento de pensamiento |
author |
mori, luca |
author_facet |
mori, luca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
mori, luca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
politics puzzle pictures simulation thought experiments utopia |
topic |
politics puzzle pictures simulation thought experiments utopia |
description |
Esse artigo apresenta uma abordagem sobre fazer filosofia com crianças através das experiências de pensamento, tomando como exemplo a experiência mental de construção de uma utopia. Descrevendo a prática do grupo de trabalho e o papel dos filósofos no processo dialógico de aprendizagem fornecido pela simulação mental referente à utopia, o autor apresenta algumas observações elementares sobre o papel central que têm as experiências de pensamento tanto na filosofia quanto nas ciências naturais, e define uma variedade de implicações interessantes sobre fazer filosofia com crianças através de experiências de pensamento. Por fim, examinando alguns problemas que emergem de John Dewey e de Jerome Bruner, o autor argumenta que a simulação mental pode ser uma introdução estimulante para fazer filosofia com as crianças, que são capacitadas deste modo a perceber possibilidades conflitantes e a se defrontar com algo como as “imagens quebra-cabeça” de Wittgenstein. A introdução do pensamento em forma de quebra-cabeça permite-lhe aumentar a curiosidade pelo caminho a ser tomado e alimentar no grupo a motivação para chegar a soluções comuns: meninos e meninas aprendem a fazer suposições e falar, falando e fazendo suposições ("fazendo") ensinando os uns aos outros ("ensino recíproco") e a co-construindo significados (processo de "co-construção de significados" Bruner). Em conclusão, um esquema apresenta-se para o fluxo do pensamento reflexivo ativado mental e filosoficamente no exercício estudado neste artigo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
ita |
language |
ita |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20725/15062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 8 Núm. 16 (2012): jul./dic.; 265-290 childhood & philosophy; v. 8 n. 16 (2012): jul./dez.; 265-290 childhood & philosophy; Vol. 8 No. 16 (2012): july/dec.; 265-290 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317590983573504 |