putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: albert, sonia parís
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29859
Resumo: Este artigo explora uma abordagem moderna da infância, que vai além da tradicional abordagem da criança das sociedades ocidentais; baseada principalmente na sua inferioridade e vulnerabilidade. A abordagem moderna explorada neste artigo toma uma perspectiva pluralista na concepção das crianças como pessoas capazes de pensar por si mesmas e que têm direito de participar nas questões que as afetam, a partir de seus pontos de vista, enquanto crianças. Esta abordagem moderna é relacionada neste estudo à tese “free-rangers”, onde a infância é interpretada como um processo de maturação e não como um estágio da vida, que é a concepção ligada à percepção tradicional da infância nas sociedades ocidentais. Na estrutura de uma educação formal, esta abordagem moderna da infância está relacionada à educação libertadora de Freire e às propostas da escola da filosofia com crianças, onde as práticas filosóficas são encorajadas desde uma idade tenra, estimulando assim um papel muito mais ativo às crianças nas escolas e dando às suas vozes o devido reconhecimento. Assim, este estudo destaca a importância da promoção da educação libertadora nas escolas, com o intuito de subverter os papéis tradicionais dos professores e dos alunos na educação formal, dando às crianças um papel mais ativo. Nesse sentido, o artigo clama pela atividade da filosofia com as crianças e encoraja a ideia de se colocar a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um maior valor.
id UERJ-22_b395489dd269b64c564d698b0f68c33a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29859
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real valuecolocando a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um valor realla filosofía al servicio de las escuelas para revalorizar la voz de las niñas y los niñosPhilosophyphilosophy with childrenliberating educationchildhoodschoolsfilosofiafilosofia com criançaseducação libertadorainfânciaescolasfilosofíafilosofía con niñas y niñoseducación libertariainfanciaescuelasEste artigo explora uma abordagem moderna da infância, que vai além da tradicional abordagem da criança das sociedades ocidentais; baseada principalmente na sua inferioridade e vulnerabilidade. A abordagem moderna explorada neste artigo toma uma perspectiva pluralista na concepção das crianças como pessoas capazes de pensar por si mesmas e que têm direito de participar nas questões que as afetam, a partir de seus pontos de vista, enquanto crianças. Esta abordagem moderna é relacionada neste estudo à tese “free-rangers”, onde a infância é interpretada como um processo de maturação e não como um estágio da vida, que é a concepção ligada à percepção tradicional da infância nas sociedades ocidentais. Na estrutura de uma educação formal, esta abordagem moderna da infância está relacionada à educação libertadora de Freire e às propostas da escola da filosofia com crianças, onde as práticas filosóficas são encorajadas desde uma idade tenra, estimulando assim um papel muito mais ativo às crianças nas escolas e dando às suas vozes o devido reconhecimento. Assim, este estudo destaca a importância da promoção da educação libertadora nas escolas, com o intuito de subverter os papéis tradicionais dos professores e dos alunos na educação formal, dando às crianças um papel mais ativo. Nesse sentido, o artigo clama pela atividade da filosofia com as crianças e encoraja a ideia de se colocar a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um maior valor.This article explores a modern approach to childhood that abandons the traditional view of children in western societies as inferior, fragile and vulnerable. The modern approach explored in this paper takes a plural perspective in the conception of children as people who are able to think for themselves and who have the absolute right to participate in the affairs that affect them. This modern approach is related in this study to the free-rangers thesis, in which childhood is interpreted as a process of maturation and not as a stage of life, which is the conception linked to the traditional percepcion of childhood in the western societies. In the framework of formal education, this modern approach to childhood is related to Freire’s liberating education and the proposals for the school of philosophy with children in which philosophical practices are encouraged from an early age, thereby stimulating a much more active role for children in schools and giving their voice due recognition. So, this study highlights the importance of promoting liberating education in schools with the aim of making every effort to subvert the traditional roles of both teachers and pupils in formal education to give a more active role to children. In thi sense, this paper calls for the activity of philosophy whith children and encourages the idea of putting philosophy at the service of schools to give children’s voices greater value.Este artículo explora un enfoque moderno de la infancia que va más allá de la visión tradicional de las niñas y los niños en las sociedades occidentales, la cual se basa, principalmente, en su inferioridad y vulnerabilidad. El enfoque moderno que se analiza en este trabajo adopta una perspectiva plural en la concepción de las niñas y los niños como personas que son capaces de pensar por sí mismas y que tienen el derecho de participar en los asuntos que les afectan desde su posicionamiento como niñas y niños. Este enfoque moderno se relaciona en este estudio con la free-rangers thesis, según la que la niñez se interpreta como un proceso de maduración y no como una etapa de la vida, que es la concepción vinculada a la percepción tradicional de la infancia en las sociedades occidentales. En el marco de la educación formal, este enfoque moderno de la niñez tiene relación con la educación libertaria de Freire y con las propuestas de la escuela de filosofía con niñas y niños, en la que se fomenta la práctica filosófica desde una edad temprana, estimulando así un papel mucho más activo de las niñas y los niños en las escuelas y dando un mayor reconocimiento a su voz. Por lo tanto, este estudio enfatiza la importancia de promover la educación libertaria en las escuelas con el objetivo de subvertir los roles tradicionales de los profesores y los alumnos en la educación formal, y así dar un papel más activo a las y los más pequeños. En este sentido, se hace un llamado a la práctica de la filosofía con niñas y niños y se fomenta la idea de poner la filosofía al servicio de las escuelas para dar un mayor valor a sus voces.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/2985910.12957/childphilo.2018.29859childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 30 (2018): mayo/sep.; 453-470childhood & philosophy; v. 14 n. 30 (2018): maio/ago.; 453-470childhood & philosophy; Vol. 14 No. 30 (2018): may/aug.; 453-4701984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29859/24001Copyright (c) 2018 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccessalbert, sonia parís2018-09-12T19:20:13Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/29859Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-09-12T19:20:13Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
colocando a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um valor real
la filosofía al servicio de las escuelas para revalorizar la voz de las niñas y los niños
title putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
spellingShingle putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
albert, sonia parís
Philosophy
philosophy with children
liberating education
childhood
schools
filosofia
filosofia com crianças
educação libertadora
infância
escolas
filosofía
filosofía con niñas y niños
educación libertaria
infancia
escuelas
title_short putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
title_full putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
title_fullStr putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
title_full_unstemmed putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
title_sort putting philosophy to the service of schools to give children’s voices real value
author albert, sonia parís
author_facet albert, sonia parís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv albert, sonia parís
dc.subject.por.fl_str_mv Philosophy
philosophy with children
liberating education
childhood
schools
filosofia
filosofia com crianças
educação libertadora
infância
escolas
filosofía
filosofía con niñas y niños
educación libertaria
infancia
escuelas
topic Philosophy
philosophy with children
liberating education
childhood
schools
filosofia
filosofia com crianças
educação libertadora
infância
escolas
filosofía
filosofía con niñas y niños
educación libertaria
infancia
escuelas
description Este artigo explora uma abordagem moderna da infância, que vai além da tradicional abordagem da criança das sociedades ocidentais; baseada principalmente na sua inferioridade e vulnerabilidade. A abordagem moderna explorada neste artigo toma uma perspectiva pluralista na concepção das crianças como pessoas capazes de pensar por si mesmas e que têm direito de participar nas questões que as afetam, a partir de seus pontos de vista, enquanto crianças. Esta abordagem moderna é relacionada neste estudo à tese “free-rangers”, onde a infância é interpretada como um processo de maturação e não como um estágio da vida, que é a concepção ligada à percepção tradicional da infância nas sociedades ocidentais. Na estrutura de uma educação formal, esta abordagem moderna da infância está relacionada à educação libertadora de Freire e às propostas da escola da filosofia com crianças, onde as práticas filosóficas são encorajadas desde uma idade tenra, estimulando assim um papel muito mais ativo às crianças nas escolas e dando às suas vozes o devido reconhecimento. Assim, este estudo destaca a importância da promoção da educação libertadora nas escolas, com o intuito de subverter os papéis tradicionais dos professores e dos alunos na educação formal, dando às crianças um papel mais ativo. Nesse sentido, o artigo clama pela atividade da filosofia com as crianças e encoraja a ideia de se colocar a filosofia à serviço das escolas para dar às vozes das crianças um maior valor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29859
10.12957/childphilo.2018.29859
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29859
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2018.29859
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29859/24001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 30 (2018): mayo/sep.; 453-470
childhood & philosophy; v. 14 n. 30 (2018): maio/ago.; 453-470
childhood & philosophy; Vol. 14 No. 30 (2018): may/aug.; 453-470
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591632642048