a comicsophy approach to teaching philosophy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: cerić, haris
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: cerić, elmana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/64892
Resumo: O artigo apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de filosofia, que os autores denominam como "comicsofia" - uma sabedoria das histórias em quadrinhos. Tal aplicação criativa dos quadrinhos no ensino da filosofia corresponde plenamente ao caráter escandaloso (skandalonic) e dialógico da própria filosofia. O valor metódico do uso dos quadrinhos no ensino de filosofia se manifesta exatamente no caráter distintamente escandaloso dos quadrinhos. O skandalon é um processo metódico que procura provocar a curiosidade dos alunos ao questionar algo que de outra forma parecia inquestionável, auto-evidente, para apresentá-lo sob uma nova luz, de modo a torná-lo objeto de questionamento crítico e reflexão. Dada a visualidade dos quadrinhos, sua diversão e raízes na cultura popular, é uma excelente ferramenta motivacional para reflexão filosófica e compreensão da realidade, questões filosóficas, ideias e conceitos no ensino de filosofia. Ao apresentar os quadrinhos como produtos reconhecíveis da cultura pop, próximos ao interesse e experiência de leitura dos alunos no ensino de filosofia, é mais fácil para eles conectar o que aprendem na escola com a vida real, ou seja, aplicar o que aprenderam em situações da vida cotidiana. As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como fonte de informação, uma forma de aprendizado de novos conteúdos, bem como base para estimular o diálogo e a discussão em sala de aula. Além disso, os quadrinhos podem ser usados como estímulo na abordagem da filosofia para crianças (P4C). A P4C e a abordagem comicsophy ao ensino de filosofia são particularmente complementares, o que permite que sejam combinados de forma eficaz. Os alunos podem, individualmente ou em pares/grupos, criar histórias em quadrinhos sobre temas filosóficos específicos, desenvolvendo assim o pensamento criativo, crítico e colaborativo. O artigo apresenta critérios específicos para avaliar histórias em quadrinhos sobre questões filosóficas que os alunos criam nas aulas de filosofia. 
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O skandalon é um processo metódico que procura provocar a curiosidade dos alunos ao questionar algo que de outra forma parecia inquestionável, auto-evidente, para apresentá-lo sob uma nova luz, de modo a torná-lo objeto de questionamento crítico e reflexão. Dada a visualidade dos quadrinhos, sua diversão e raízes na cultura popular, é uma excelente ferramenta motivacional para reflexão filosófica e compreensão da realidade, questões filosóficas, ideias e conceitos no ensino de filosofia. Ao apresentar os quadrinhos como produtos reconhecíveis da cultura pop, próximos ao interesse e experiência de leitura dos alunos no ensino de filosofia, é mais fácil para eles conectar o que aprendem na escola com a vida real, ou seja, aplicar o que aprenderam em situações da vida cotidiana. As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como fonte de informação, uma forma de aprendizado de novos conteúdos, bem como base para estimular o diálogo e a discussão em sala de aula. Além disso, os quadrinhos podem ser usados como estímulo na abordagem da filosofia para crianças (P4C). A P4C e a abordagem comicsophy ao ensino de filosofia são particularmente complementares, o que permite que sejam combinados de forma eficaz. Os alunos podem, individualmente ou em pares/grupos, criar histórias em quadrinhos sobre temas filosóficos específicos, desenvolvendo assim o pensamento criativo, crítico e colaborativo. O artigo apresenta critérios específicos para avaliar histórias em quadrinhos sobre questões filosóficas que os alunos criam nas aulas de filosofia. El trabajo muestra un enfoque innovador para la enseñanza de la filosofía, nombrado por los autores como “comicsofía” (sabiduría de los cómics). Esta creativa aplicación de los cómics en la enseñanza de la filosofía, corresponde totalmente al carácter dialéctico y cuestionador de la enseñanza. El valor metodológico de los cómics en la enseñanza de la filosofía se manifiesta precisamente en su carácter distintivamente cuestionador. El “skándalon” es un proceso metódico que busca provocar la curiosidad de los estudiantes, cuestionando algo que de otro modo parecía incuestionable, obvio, para presentarlo bajo una nueva luz, con el fin de convertirlo en objeto de cuestionamiento y reflexión críticos. El uso de cómics en la enseñanza de la filosofía, dada su visualidad, diversión y arraigo en la cultura popular, es una excelente herramienta de motivación para la reflexión filosófica y la comprensión de la realidad, y de los temas, ideas y conceptos filosóficos. Introducir los cómics, como productos reconocibles de la cultura popular cercanos al interés lector y la experiencia lectora de los estudiantes, en la enseñanza de la filosofía contribuye a que sea más fácil para ellos conectar lo que aprenden en la escuela con la vida real, es decir, aplicar lo que han aprendido en situaciones de la vida cotidiana. En la enseñanza de la filosofía, los cómics pueden utilizarse como fuente de información, una forma de aprender nuevos contenidos, y también como una base para fomentar el diálogo y la discusión en el aula. Además, los cómics pueden utilizarse como estímulo en el enfoque de filosofía para niños (FpN). Los enfoques de la FpN y el de la comicsofía para la enseñanza de la filosofía son especialmente complementarios, lo que permite combinarlos eficazmente. Los estudiantes pueden crear, individualmente o en parejas/grupos, cómics sobre temas filosóficos específicos, desarrollando así el pensamiento creativo, crítico y colaborativo. El artículo presenta criterios específicos para evaluar los cómics sobre temas filosóficos que crean los estudiantes en las clases de filosofía.The paper presents an innovative approach to teaching philosophy, which the authors name as a comicsophy approach to teaching philosophy. Such creative application of comics in the teaching of philosophy fully corresponds to the skandalonic and dialogical character of philosophy itself. The methodical value of using comics in philosophy teaching is manifested exactly in comics’ distinctly skandalonic character. The skandalon is a methodical process that seeks to provoke students' curiosity by questioning something that otherwise seemed unquestionable, self-evident, to present it in a new light, in order to make it the subject of critical questioning and reflection. Given the visuality of the comics, its fun and root in popular culture, it is an excellent motivational tool for philosophical reflection and understanding of reality, philosophical issues, ideas and concepts in teaching philosophy. By introducing comics as recognizable products of pop culture close to students' reading interest and experience in teaching philosophy, it is easier for them to connect what they learn in school with real life, ie to apply what they have learned in everyday life situations. Comics can be used as a source of information, a form of learning new content, as well as a basis for encouraging dialog and discussion in the classroom. Also, students can individually or in pairs/groups create comics on specific philosophical topics, thus developing creative, critical and collaborative thinking. The paper presents specific criteria for evaluating comics on philosophical issues that students create in philosophy classes.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/6489210.12957/childphilo.2022.64892childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 22childhood & philosophy; v. 18 (2022); 01 - 22childhood & philosophy; Vol. 18 (2022); 01 - 221984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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