relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: daniel, marie-france
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668
Resumo: Segundo várias instâncias internacionais como a UNESCO, o desenvolvimento de um pensamento critico (PC) é fundamental na educação das jovens gerações. De modo geral, o pensamento crítico é reconhecido como sendo um pensamento que duvida e que avalia os princípios e os fatos. Nós o definimos como um pensamento essencialmente dialógico , quer dizer construtivo e responsável. E nós estimamos que o seu desenvolvimento é essencial para ajudar os jovens a tomar decisões esclarecidas e a enfrentar adequadamente os desafios que constituem seu cotidiano. Nossas análises recentes das trocas entre alunos que beneficiam de uma praxis filosófica mostraram que o pensamento crítico dialógico (PCD) compreende quatro modos de pensamento (lógico, criativo, responsável e metacognitivo) e seis perspectivas epistemológicas que se escalam da mais simples (egocentrismo) à mais complicada (intersubjetividade), passando pelo relativismo. O relativismo é uma perspectiva sobre a qual convém demorar, pelo fato que uma maioria de intervenções de alunos se encontram nela. Ainda mais porque o relativismo carrega ao mesmo tempo um sentido positivo e um sentido negativo. Em sua acepção positiva, é associado à reflexão, à pluralidade, à tolerância mas, em seu sentido negativo (absoluto), ele remete às decisões arbitrárias, à indiferença e ao status quo. É por isso que nós sustentamos a ideia que o relativismo deve ser ultrapassado. Nessa ótica, propomos duas séries de questões abertas que visam provocar um desequilíbrio nas certezas dos alunos e, fazendo isso, a estimular sua reflexão em direção à intersubjetividade. Estas questões são associadas à diversificação dos modos de pensamento (lógico, criativo, responsável, metacognitivo) e às suas complexificações (passagem do egocentrismo ao relativismo e enfim à intersubjetividade).
id UERJ-22_f925fedc4135bad9662384557e595b19
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20668
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicosrelativismo: um limiar a ser ultrapassado pelos alunos para que se tornem pensadores dialógicos e críticosrelativism: a threshold for pupils to cross in order to become dialogical critical thinkersRelativism: A Threshold for Pupils to Cross in order to Become Dialogical Critical ThinkersDialogical Critical ThinkingEpistemologyRelativismInter-subjectivityPhilosophy for childrenDialogical Critical ThinkingEpistemologyRelativismInter-subjectivityPhilosophy for childrenSegundo várias instâncias internacionais como a UNESCO, o desenvolvimento de um pensamento critico (PC) é fundamental na educação das jovens gerações. De modo geral, o pensamento crítico é reconhecido como sendo um pensamento que duvida e que avalia os princípios e os fatos. Nós o definimos como um pensamento essencialmente dialógico , quer dizer construtivo e responsável. E nós estimamos que o seu desenvolvimento é essencial para ajudar os jovens a tomar decisões esclarecidas e a enfrentar adequadamente os desafios que constituem seu cotidiano. Nossas análises recentes das trocas entre alunos que beneficiam de uma praxis filosófica mostraram que o pensamento crítico dialógico (PCD) compreende quatro modos de pensamento (lógico, criativo, responsável e metacognitivo) e seis perspectivas epistemológicas que se escalam da mais simples (egocentrismo) à mais complicada (intersubjetividade), passando pelo relativismo. O relativismo é uma perspectiva sobre a qual convém demorar, pelo fato que uma maioria de intervenções de alunos se encontram nela. Ainda mais porque o relativismo carrega ao mesmo tempo um sentido positivo e um sentido negativo. Em sua acepção positiva, é associado à reflexão, à pluralidade, à tolerância mas, em seu sentido negativo (absoluto), ele remete às decisões arbitrárias, à indiferença e ao status quo. É por isso que nós sustentamos a ideia que o relativismo deve ser ultrapassado. Nessa ótica, propomos duas séries de questões abertas que visam provocar um desequilíbrio nas certezas dos alunos e, fazendo isso, a estimular sua reflexão em direção à intersubjetividade. Estas questões são associadas à diversificação dos modos de pensamento (lógico, criativo, responsável, metacognitivo) e às suas complexificações (passagem do egocentrismo ao relativismo e enfim à intersubjetividade).According to a number of international organizations such as UNESCO, the development of critical thinking is fundamental in youth education. In general, critical thinking is recognized as thinking that doubts and evaluates principles and facts. We define it as essentially dialogical, in other words constructive and responsible. And we maintain that its development is essential to help youngsters make enlightened decisions and adequately face up to the challenges of everyday living. Our recent analyses of exchanges among pupils who benefited from philosophical praxis showed that dialogical critical thinking comprises four thinking modes (logical, creative, responsible and metacognitive) and six epistemological perspectives that range from the simplest (egocentricity) increasing in complexity (passing through relativism) to the most complex (inter-subjectivity). Relativism merits special focus in that a majority of the pupils’ interventions that we analyzed are situated within this perspective, and in that relativism is charged with both positive and negative meanings. In its positive meaning, it is associated with reflection, plurality and open-mindedness, but in its negative (absolute) sense, relativism refers to arbitrary decisions, to indifference and the status quo. This is why we maintain that relativism must be transcended. In this respect, we suggest two series of open-ended questions that are designed to provoke a disequilibrium in pupils’ certainties and, by so doing, stimulate their reflection towards inter-subjectivity. These questions are associated with the diversification of thinking modes (logical, creative, responsible, metacognitive) and the increasing complexity of these modes (transition from egocentricity to relativism and then to inter-subjectivity).De acuerdo con una serie de organizaciones internacionales como la UNESCO, el desarrollo del pensamiento crítico es fundamental en la educación de la juventud. En general, el pensamiento crítico es reconocido como el pensamiento que duda y evalúa los principios y hechos. Lo definimos como esencialmente dialógico, es decir constructiva y responsable. Y sostenemos que su desarrollo es esencial para ayudar a los jóvenes a tomar decisiones iluminadas y adecuadas frente a los desafíos de la vida cotidiana. Los análisis recientes de los intercambios entre los alumnos que se beneficiaron de la praxis filosófica muestran que el pensamiento crítico dialógico comprende cuatro modos de pensamiento (lógico, creativo, responsable y metacognitivo) y seis perspectivas epistemológicas que van desde los más simples (egocentrismo), aumentando en complejidad (pasando por el relativismo) hasta las más complejas (intersubjetividad). El relativismo merece atención especial porque la mayoría de las intervenciones de los alumnos que se analizaron se encuentra dentro de esta perspectiva, y porque el relativismo recibe significados positivos y negativos. En su sentido positivo, se asocia con la reflexión, la pluralidad y apertura mental, pero en su sentido negativo (absoluto), el relativismo se refiere a decisiones arbitrarias, a la indiferencia y el status quo. Por eso sostenemos que el relativismo debe ser trascendido. En este sentido, sugerimos dos series de preguntas abiertas que están diseñadas para provocar un desequilibrio en las certezas de los alumnos y, al hacerlo, estimulan su reflexión hacia la intersubjetividad. Estas preguntas están relacionadas con la diversificación de los modos de pensamiento (lógico, creativo, responsable, metacognitivo) y la creciente complejidad de estos modos (transición del egocentrismo al relativismo y luego a la intersubjetividad).According to a number of international organizations such as UNESCO, the development of critical thinking is fundamental in youth education. In general, critical thinking is recognized as thinking that doubts and evaluates principles and facts. We define it as essentially dialogical, in other words constructive and responsible. And we maintain that its development is essential to help youngsters make enlightened decisions and adequately face up to the challenges of everyday living. Our recent analyses of exchanges among pupils who benefited from philosophical praxis showed that dialogical critical thinking comprises four thinking modes (logical, creative, responsible and metacognitive) and six epistemological perspectives that range from the simplest (egocentricity) increasing in complexity (passing through relativism) to the most complex (inter-subjectivity). Relativism merits special focus in that a majority of the pupils’ interventions that we analyzed are situated within this perspective, and in that relativism is charged with both positive and negative meanings. In its positive meaning, it is associated with reflection, plurality and open-mindedness, but in its negative (absolute) sense, relativism refers to arbitrary decisions, to indifference and the status quo. This is why we maintain that relativism must be transcended. In this respect, we suggest two series of open-ended questions that are designed to provoke a disequilibrium in pupils’ certainties and, by so doing, stimulate their reflection towards inter-subjectivity. These questions are associated with the diversification of thinking modes (logical, creative, responsible, metacognitive) and the increasing complexity of these modes (transition from egocentricity to relativism and then to inter-subjectivity).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668childhood & philosophy; Vol. 9 Núm. 17 (2013): ene./jun.; 43-62childhood & philosophy; v. 9 n. 17 (2013): jan./jun.; 43-62childhood & philosophy; Vol. 9 No. 17 (2013): jan./june; 43-621984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668/14995daniel, marie-franceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:50:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20668Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:50:02Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
relativismo: um limiar a ser ultrapassado pelos alunos para que se tornem pensadores dialógicos e críticos
relativism: a threshold for pupils to cross in order to become dialogical critical thinkers
Relativism: A Threshold for Pupils to Cross in order to Become Dialogical Critical Thinkers
title relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
spellingShingle relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
daniel, marie-france
Dialogical Critical Thinking
Epistemology
Relativism
Inter-subjectivity
Philosophy for children
Dialogical Critical Thinking
Epistemology
Relativism
Inter-subjectivity
Philosophy for children
title_short relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
title_full relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
title_fullStr relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
title_full_unstemmed relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
title_sort relativismo: un umbral que los alumnos ultrapasan para llegar a ser pensadores críticos y dialógicos
author daniel, marie-france
author_facet daniel, marie-france
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv daniel, marie-france
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogical Critical Thinking
Epistemology
Relativism
Inter-subjectivity
Philosophy for children
Dialogical Critical Thinking
Epistemology
Relativism
Inter-subjectivity
Philosophy for children
topic Dialogical Critical Thinking
Epistemology
Relativism
Inter-subjectivity
Philosophy for children
Dialogical Critical Thinking
Epistemology
Relativism
Inter-subjectivity
Philosophy for children
description Segundo várias instâncias internacionais como a UNESCO, o desenvolvimento de um pensamento critico (PC) é fundamental na educação das jovens gerações. De modo geral, o pensamento crítico é reconhecido como sendo um pensamento que duvida e que avalia os princípios e os fatos. Nós o definimos como um pensamento essencialmente dialógico , quer dizer construtivo e responsável. E nós estimamos que o seu desenvolvimento é essencial para ajudar os jovens a tomar decisões esclarecidas e a enfrentar adequadamente os desafios que constituem seu cotidiano. Nossas análises recentes das trocas entre alunos que beneficiam de uma praxis filosófica mostraram que o pensamento crítico dialógico (PCD) compreende quatro modos de pensamento (lógico, criativo, responsável e metacognitivo) e seis perspectivas epistemológicas que se escalam da mais simples (egocentrismo) à mais complicada (intersubjetividade), passando pelo relativismo. O relativismo é uma perspectiva sobre a qual convém demorar, pelo fato que uma maioria de intervenções de alunos se encontram nela. Ainda mais porque o relativismo carrega ao mesmo tempo um sentido positivo e um sentido negativo. Em sua acepção positiva, é associado à reflexão, à pluralidade, à tolerância mas, em seu sentido negativo (absoluto), ele remete às decisões arbitrárias, à indiferença e ao status quo. É por isso que nós sustentamos a ideia que o relativismo deve ser ultrapassado. Nessa ótica, propomos duas séries de questões abertas que visam provocar um desequilíbrio nas certezas dos alunos e, fazendo isso, a estimular sua reflexão em direção à intersubjetividade. Estas questões são associadas à diversificação dos modos de pensamento (lógico, criativo, responsável, metacognitivo) e às suas complexificações (passagem do egocentrismo ao relativismo e enfim à intersubjetividade).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20668/14995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 9 Núm. 17 (2013): ene./jun.; 43-62
childhood & philosophy; v. 9 n. 17 (2013): jan./jun.; 43-62
childhood & philosophy; Vol. 9 No. 17 (2013): jan./june; 43-62
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317590428876800