Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15750 |
Resumo: | <doi>10.12957/cadest.2009.15750A busca por um lugar no mercado de trabalho é uma preocupação constante do aluno de graduação. À medida que o aluno avança no curso, se depara com diversas opções e preferências profissionais. É nesse momento que, se destaca a necessidade de informações eficazes para munir o estudante de parâmetros que viabilizem sua escolha. O objetivo desse trabalho é apresentar uma avaliação multicritério das diversas áreas de atuação do profissional de Ciências Atuariais do ponto de vista discente. Para tanto, foi utilizado o Método de Análise Hierárquica (AHP), um dos mais difundidos e importantes métodos de análise multicritério. O objeto da análise foram os próprios alunos do curso, em particular os alunos do sétimo período. São apresentados de forma detalhada, o problema, a metodologia, os cálculos, os resultados, a análise de consistência dos dados e a conclusão |
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