Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra Costa, José Fabiano
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Regina Sinclair Medeiros, Nathalia, Marques Amendola, Nathália, Araujo Gondim Cunha, Priscilla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15750
Resumo: <doi>10.12957/cadest.2009.15750A busca por um lugar no mercado de trabalho é uma preocupação constante do aluno de graduação. À medida que o aluno avança no curso, se depara com diversas opções e preferências profissionais. É nesse momento que, se destaca a necessidade de informações eficazes para munir o estudante de parâmetros que viabilizem sua escolha. O objetivo desse trabalho é apresentar uma avaliação multicritério das diversas áreas de atuação do profissional de Ciências Atuariais do ponto de vista discente. Para tanto, foi utilizado o Método de Análise Hierárquica (AHP), um dos mais difundidos e importantes métodos de análise multicritério. O objeto da análise foram os próprios alunos do curso, em particular os alunos do sétimo período. São apresentados de forma detalhada, o problema, a metodologia, os cálculos, os resultados, a análise de consistência dos dados e a conclusão
id UERJ-4_8a58c0b16ed87e7bc2f03631e5a3dd51
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15750
network_acronym_str UERJ-4
network_name_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository_id_str
spelling Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente<doi>10.12957/cadest.2009.15750A busca por um lugar no mercado de trabalho é uma preocupação constante do aluno de graduação. À medida que o aluno avança no curso, se depara com diversas opções e preferências profissionais. É nesse momento que, se destaca a necessidade de informações eficazes para munir o estudante de parâmetros que viabilizem sua escolha. O objetivo desse trabalho é apresentar uma avaliação multicritério das diversas áreas de atuação do profissional de Ciências Atuariais do ponto de vista discente. Para tanto, foi utilizado o Método de Análise Hierárquica (AHP), um dos mais difundidos e importantes métodos de análise multicritério. O objeto da análise foram os próprios alunos do curso, em particular os alunos do sétimo período. São apresentados de forma detalhada, o problema, a metodologia, os cálculos, os resultados, a análise de consistência dos dados e a conclusãoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/1575010.12957/cadest.2009.15750Cadernos do IME - Série Estatística; v. 26 (2009): Volume 26, Junho de 2009; 292317-45361413-9022reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15750/11921Serra Costa, José FabianoRegina Sinclair Medeiros, NathaliaMarques Amendola, NatháliaAraujo Gondim Cunha, Priscillainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T18:58:43Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15750Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadestPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadest/oaifabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br2317-45361413-9022opendoar:2024-05-17T13:37:32.964538Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
title Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
spellingShingle Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
Serra Costa, José Fabiano
title_short Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
title_full Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
title_fullStr Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
title_full_unstemmed Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
title_sort Análise multicritério do mercado de trabalho para estudantes do curso de ciências atuariais – a visão do discente
author Serra Costa, José Fabiano
author_facet Serra Costa, José Fabiano
Regina Sinclair Medeiros, Nathalia
Marques Amendola, Nathália
Araujo Gondim Cunha, Priscilla
author_role author
author2 Regina Sinclair Medeiros, Nathalia
Marques Amendola, Nathália
Araujo Gondim Cunha, Priscilla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra Costa, José Fabiano
Regina Sinclair Medeiros, Nathalia
Marques Amendola, Nathália
Araujo Gondim Cunha, Priscilla
description <doi>10.12957/cadest.2009.15750A busca por um lugar no mercado de trabalho é uma preocupação constante do aluno de graduação. À medida que o aluno avança no curso, se depara com diversas opções e preferências profissionais. É nesse momento que, se destaca a necessidade de informações eficazes para munir o estudante de parâmetros que viabilizem sua escolha. O objetivo desse trabalho é apresentar uma avaliação multicritério das diversas áreas de atuação do profissional de Ciências Atuariais do ponto de vista discente. Para tanto, foi utilizado o Método de Análise Hierárquica (AHP), um dos mais difundidos e importantes métodos de análise multicritério. O objeto da análise foram os próprios alunos do curso, em particular os alunos do sétimo período. São apresentados de forma detalhada, o problema, a metodologia, os cálculos, os resultados, a análise de consistência dos dados e a conclusão
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15750
10.12957/cadest.2009.15750
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15750
identifier_str_mv 10.12957/cadest.2009.15750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15750/11921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IME - Série Estatística; v. 26 (2009): Volume 26, Junho de 2009; 29
2317-4536
1413-9022
reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
collection Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv fabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br
_version_ 1799319015565295616