ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743 |
Resumo: | <doi>10.12957/cadest.2010.15743O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar. |
id |
UERJ-4_9f6f4bdd96a9c0b3a393f434b9fde30f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15743 |
network_acronym_str |
UERJ-4 |
network_name_str |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ<doi>10.12957/cadest.2010.15743O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/1574310.12957/cadest.2010.15743Cadernos do IME - Série Estatística; v. 28 (2010): Volume 28, Junho de 2010; 472317-45361413-9022reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743/11914Carlos Machnicki, AntônioChaves Neto, AnselmoMadalena Gramani, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T18:57:43Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15743Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadestPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadest/oaifabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br2317-45361413-9022opendoar:2024-05-17T13:37:32.518932Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
title |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
spellingShingle |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ Carlos Machnicki, Antônio |
title_short |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
title_full |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
title_fullStr |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
title_sort |
ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ |
author |
Carlos Machnicki, Antônio |
author_facet |
Carlos Machnicki, Antônio Chaves Neto, Anselmo Madalena Gramani, Liliana |
author_role |
author |
author2 |
Chaves Neto, Anselmo Madalena Gramani, Liliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Machnicki, Antônio Chaves Neto, Anselmo Madalena Gramani, Liliana |
description |
<doi>10.12957/cadest.2010.15743O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743 10.12957/cadest.2010.15743 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadest.2010.15743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743/11914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IME - Série Estatística; v. 28 (2010): Volume 28, Junho de 2010; 47 2317-4536 1413-9022 reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
collection |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br |
_version_ |
1799319015554809856 |