ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Machnicki, Antônio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Chaves Neto, Anselmo, Madalena Gramani, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743
Resumo: <doi>10.12957/cadest.2010.15743O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.
id UERJ-4_9f6f4bdd96a9c0b3a393f434b9fde30f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15743
network_acronym_str UERJ-4
network_name_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ<doi>10.12957/cadest.2010.15743O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/1574310.12957/cadest.2010.15743Cadernos do IME - Série Estatística; v. 28 (2010): Volume 28, Junho de 2010; 472317-45361413-9022reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743/11914Carlos Machnicki, AntônioChaves Neto, AnselmoMadalena Gramani, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T18:57:43Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15743Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadestPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadest/oaifabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br2317-45361413-9022opendoar:2024-05-17T13:37:32.518932Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
title ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
spellingShingle ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
Carlos Machnicki, Antônio
title_short ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
title_full ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
title_fullStr ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
title_full_unstemmed ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
title_sort ESTUDO E APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PARA A VALIDAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS E PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL DO PARANÁ
author Carlos Machnicki, Antônio
author_facet Carlos Machnicki, Antônio
Chaves Neto, Anselmo
Madalena Gramani, Liliana
author_role author
author2 Chaves Neto, Anselmo
Madalena Gramani, Liliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos Machnicki, Antônio
Chaves Neto, Anselmo
Madalena Gramani, Liliana
description <doi>10.12957/cadest.2010.15743O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. O trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise são a estatística multivariada de dados com análise fatorial e análise de regressão. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam, citadas nos fatores, e indicam quais instituições de ensino apresentam os melhores modelos de estrutura física, pedagógica e auxiliar (social) que serve de parâmetro tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743
10.12957/cadest.2010.15743
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743
identifier_str_mv 10.12957/cadest.2010.15743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/15743/11914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IME - Série Estatística; v. 28 (2010): Volume 28, Junho de 2010; 47
2317-4536
1413-9022
reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
collection Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv fabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br
_version_ 1799319015554809856