Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanitt, Jeniffer Fonseca
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Daniela Carine Ramires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/21874
Resumo: DOI: 10.12957/cadest.2015.21874Uma forma eficaz de controlar um processo produtivo é através do controle estatístico da qualidade. A crescente aplicabilidade das ferramentas estatísticas da qualidade tem contribuído para as empresas em relação à correção de processos de fabricação, pois o uso das mesmas garante uma redução da variabilidade dos processos e, como consequência, melhor qualidade. Dentre estas ferramentas, se destacam os gráficos de controle, que têm como objetivo detectar causas especiais ou inaceitáveis. Em geral, o monitoramento é realizado através de gráficos de controle univariados, mas o número de informações geradas é grande, tornando difícil sua administração. Uma alternativa é adotar o monitoramento simultâneo das características da qualidade. Para tal situação, destaca-se o gráfico de controle multivariado baseado na estatística T2 de Hotelling e, para a análise de um sinal fora de controle, o método da decomposição da estatística T2. Este trabalho teve por objetivo melhorar a qualidade do leite cru recebido por um laticínio situado em São João del-Rei-MG, através da análise das características microbiológicas (contagem de células somáticas, contagem bacteriana total), utilizando essas ferramentas multivariadas, com o auxílio do software estatístico livre R, versão 3.1.3. Através deste trabalho foi possível apresentar uma técnica mais robusta, de custo zero, para possibilitar uma intervenção no processo no momento em que ocorria a causa especial e sugerir melhorias. Cabe ressaltar que com essa nova prática de controle de qualidade na empresa, houve uma melhora na qualidade do produto final, acarretando uma fidelização de clientes e um impacto positivo nos lucros.Palavras-chave: T2 de Hotelling; Decomposição da estatística T2; Software R; Leite.
id UERJ-4_f1823cd0f005f52e78a857ec3fd3e0ae
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/21874
network_acronym_str UERJ-4
network_name_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository_id_str
spelling Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite CruDOI: 10.12957/cadest.2015.21874Uma forma eficaz de controlar um processo produtivo é através do controle estatístico da qualidade. A crescente aplicabilidade das ferramentas estatísticas da qualidade tem contribuído para as empresas em relação à correção de processos de fabricação, pois o uso das mesmas garante uma redução da variabilidade dos processos e, como consequência, melhor qualidade. Dentre estas ferramentas, se destacam os gráficos de controle, que têm como objetivo detectar causas especiais ou inaceitáveis. Em geral, o monitoramento é realizado através de gráficos de controle univariados, mas o número de informações geradas é grande, tornando difícil sua administração. Uma alternativa é adotar o monitoramento simultâneo das características da qualidade. Para tal situação, destaca-se o gráfico de controle multivariado baseado na estatística T2 de Hotelling e, para a análise de um sinal fora de controle, o método da decomposição da estatística T2. Este trabalho teve por objetivo melhorar a qualidade do leite cru recebido por um laticínio situado em São João del-Rei-MG, através da análise das características microbiológicas (contagem de células somáticas, contagem bacteriana total), utilizando essas ferramentas multivariadas, com o auxílio do software estatístico livre R, versão 3.1.3. Através deste trabalho foi possível apresentar uma técnica mais robusta, de custo zero, para possibilitar uma intervenção no processo no momento em que ocorria a causa especial e sugerir melhorias. Cabe ressaltar que com essa nova prática de controle de qualidade na empresa, houve uma melhora na qualidade do produto final, acarretando uma fidelização de clientes e um impacto positivo nos lucros.Palavras-chave: T2 de Hotelling; Decomposição da estatística T2; Software R; Leite. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/2187410.12957/cadest.2015.21874Cadernos do IME - Série Estatística; v. 39 (2015): Volume 39, Dezembro de 2015; 352317-45361413-9022reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/21874/18014Zanitt, Jeniffer FonsecaOliveira, Daniela Carine Ramires deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-04T00:21:52Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/21874Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadestPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadest/oaifabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br2317-45361413-9022opendoar:2024-05-17T13:37:35.321135Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
title Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
spellingShingle Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
Zanitt, Jeniffer Fonseca
title_short Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
title_full Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
title_fullStr Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
title_full_unstemmed Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
title_sort Análise Multivariada para o Controle da Qualidade Microbiológica do Leite Cru
author Zanitt, Jeniffer Fonseca
author_facet Zanitt, Jeniffer Fonseca
Oliveira, Daniela Carine Ramires de
author_role author
author2 Oliveira, Daniela Carine Ramires de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanitt, Jeniffer Fonseca
Oliveira, Daniela Carine Ramires de
description DOI: 10.12957/cadest.2015.21874Uma forma eficaz de controlar um processo produtivo é através do controle estatístico da qualidade. A crescente aplicabilidade das ferramentas estatísticas da qualidade tem contribuído para as empresas em relação à correção de processos de fabricação, pois o uso das mesmas garante uma redução da variabilidade dos processos e, como consequência, melhor qualidade. Dentre estas ferramentas, se destacam os gráficos de controle, que têm como objetivo detectar causas especiais ou inaceitáveis. Em geral, o monitoramento é realizado através de gráficos de controle univariados, mas o número de informações geradas é grande, tornando difícil sua administração. Uma alternativa é adotar o monitoramento simultâneo das características da qualidade. Para tal situação, destaca-se o gráfico de controle multivariado baseado na estatística T2 de Hotelling e, para a análise de um sinal fora de controle, o método da decomposição da estatística T2. Este trabalho teve por objetivo melhorar a qualidade do leite cru recebido por um laticínio situado em São João del-Rei-MG, através da análise das características microbiológicas (contagem de células somáticas, contagem bacteriana total), utilizando essas ferramentas multivariadas, com o auxílio do software estatístico livre R, versão 3.1.3. Através deste trabalho foi possível apresentar uma técnica mais robusta, de custo zero, para possibilitar uma intervenção no processo no momento em que ocorria a causa especial e sugerir melhorias. Cabe ressaltar que com essa nova prática de controle de qualidade na empresa, houve uma melhora na qualidade do produto final, acarretando uma fidelização de clientes e um impacto positivo nos lucros.Palavras-chave: T2 de Hotelling; Decomposição da estatística T2; Software R; Leite.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/21874
10.12957/cadest.2015.21874
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/21874
identifier_str_mv 10.12957/cadest.2015.21874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/21874/18014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IME - Série Estatística; v. 39 (2015): Volume 39, Dezembro de 2015; 35
2317-4536
1413-9022
reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
collection Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv fabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br
_version_ 1799319015618772992