Meninas e criminalidade: um estudo de caso do Centro de Reeducação Social São Jerônimo (CRSSJ) / Girls and criminality: a case study about the Re-education Center São Jerônimo
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direito da Cidade |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/29817 |
Resumo: | Este artigo trata de um estudo de caso acerca da criminalidade de adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas de internação no Centro de Reeducação Social São Jerônimo (CRSSJ) em Belo Horizonte, Minas Gerais. É descrita a história da unidade, sua estrutura, seus principais objetivos, rotina de atividades e funções do corpo técnico e administrativo. Além disso, são analisadas as dificuldades enfrentadas na unidade socioeducativa, conceitos de violência, principais valores das adolescentes. O estudo sobre a realidade observada nos possibilitou conhecer, mesmo que parcialmente, o universo moral e social das adolescentes em conflito com a lei, seus medos, expectativas e modos de vida que refletem a violência por elas praticada e vivenciada. Percebe-se, a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos recolhidos em pesquisa empírica, que as adolescentes são submetidas ao uso indiscriminado da violência, a ausência de mecanismos de sociabilidade e identidade social, a inexistência de valores humanísticos norteadores da formação humana. Essas condições têm levado à ocorrência de ações arbitrárias e criminosas capazes de romper com o humano e valorizar a violência como instrumento de poder, dominação e exclusão. Palavras-chave: Criminalidade. Barbárie. Adolescentes. Unidades socioeducativas. Reintegração social. AbstractThis article is a case study about the crime of adolescents who underwent socio-educational measures of hospitalization at the São Jerônimo Social Re-education Center (CRSSJ) in Belo Horizonte, Minas Gerais. It describes the history of the unit, its structure, its main objectives, routine activities and functions of the technical and administrative staff. In addition, the difficulties faced in the socio-educational unit, concepts of violence, and adolescents main values are analyzed. The study of the observed reality allowed us to know, even partially, the moral and social universe of adolescents in conflict with the law, their fears, expectations and ways of life that reflect the violence they practiced and experienced. It can be seen, from the analysis of qualitative and quantitative data collected in empirical research, that adolescents are subjected to the indiscriminate use of violence, the absence of mechanisms of sociability and social identity, the absence of humanistic values guiding human formation. These conditions have led to the occurrence of arbitrary and criminal actions capable of breaking with the human and valuing violence as an instrument of power, domination and exclusion. Keywords: Criminality. Barbarism. Adolescents. Socio-educational units. Social reintegration. |
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