Cidades e rodoviarismo na amazônia ocidental: análise das dinâmicas territoriais de Lábrea (Amazonas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Silva, Ricardo Gilson da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Viviane Vidal da, Franco, Marcelo Horta Messias, Negrão, Marcelo Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/77864
Resumo: O objetivo do texto é analisar os desdobramentos do rodoviarismo que atinge a cidade de Lábrea, discutindo as questões socioeconômicas, socioambientais, no processo de expansão da fronteira agrícola que atinge o sul do estado do Amazonas. Como método e metodologia da pesquisa, foram mobilizados os conceitos operacionalizados nos estudos amazônicos sobre fronteira, frentes pioneiras, dinâmicas territoriais e rodoviarismo que, de modo geral, problematizaram as transformações estruturais amazônicas nos últimos 60 anos. Para operacionalização da pesquisa, o acesso aos dados qualitativos da agropecuária, populacional, desmatamento, configuração territorial e cartografia realizou-se a partir das bases de dados do IBGE e INPE. Os trabalhos de campo foram realizados em três municípios do sul do Amazonas (Lábrea, Humaitá e Apuí), no período de 2019 a 2022, intercaladamente. Os principais resultados indicam que o deslocamento da fronteira agrícola, combinado com a expansão rodoviária, vem transformando a região em novo polo do desmatamento e pressões nas áreas protegidas, assim como, modificando a cidade de Lábrea a partir dos fluxos econômicos e sociais impulsionados pela demanda por terras e recursos naturais, cujas modificações se fazem presentes no campo e na cidade.
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