A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Thayná de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Araújo, Valdineide dos Santos, Aires, Matheus de Farias, Santos, Raiza Gabriele Lima dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412
Resumo: Estudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000).
id UERJ-6_4a3002e47f3ed3c5859250e8fbd2932d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76412
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordesteEstudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000).Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7641210.12979/rcmccuerj.v27i3.76412Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 3 (2022); 18-351984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412/pdfCopyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Thayná de OliveiraAraújo, Valdineide dos SantosAires, Matheus de FariasSantos, Raiza Gabriele Lima dos2023-10-12T23:14:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76412Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-10-12T23:14:19Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
title A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
spellingShingle A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
Fernandes, Thayná de Oliveira
title_short A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
title_full A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
title_fullStr A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
title_full_unstemmed A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
title_sort A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
author Fernandes, Thayná de Oliveira
author_facet Fernandes, Thayná de Oliveira
Araújo, Valdineide dos Santos
Aires, Matheus de Farias
Santos, Raiza Gabriele Lima dos
author_role author
author2 Araújo, Valdineide dos Santos
Aires, Matheus de Farias
Santos, Raiza Gabriele Lima dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Thayná de Oliveira
Araújo, Valdineide dos Santos
Aires, Matheus de Farias
Santos, Raiza Gabriele Lima dos
description Estudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412
10.12979/rcmccuerj.v27i3.76412
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v27i3.76412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 3 (2022); 18-35
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318430468276224