A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412 |
Resumo: | Estudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000). |
id |
UERJ-6_4a3002e47f3ed3c5859250e8fbd2932d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76412 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordesteEstudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000).Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7641210.12979/rcmccuerj.v27i3.76412Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 3 (2022); 18-351984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412/pdfCopyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Thayná de OliveiraAraújo, Valdineide dos SantosAires, Matheus de FariasSantos, Raiza Gabriele Lima dos2023-10-12T23:14:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76412Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-10-12T23:14:19Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
title |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
spellingShingle |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste Fernandes, Thayná de Oliveira |
title_short |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
title_full |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
title_fullStr |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
title_full_unstemmed |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
title_sort |
A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste |
author |
Fernandes, Thayná de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Thayná de Oliveira Araújo, Valdineide dos Santos Aires, Matheus de Farias Santos, Raiza Gabriele Lima dos |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Valdineide dos Santos Aires, Matheus de Farias Santos, Raiza Gabriele Lima dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Thayná de Oliveira Araújo, Valdineide dos Santos Aires, Matheus de Farias Santos, Raiza Gabriele Lima dos |
description |
Estudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412 10.12979/rcmccuerj.v27i3.76412 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412 |
identifier_str_mv |
10.12979/rcmccuerj.v27i3.76412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76412/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 3 (2022); 18-35 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318430468276224 |