O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cristiane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Carla Conti de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011
Resumo: O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.
id UERJ-7_1fa7221ea8678653c85670c51b22a705
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45011
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRASGênero textualProva objetivaSuportePlickers.O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4501110.12957/cadsem.2019.45011Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011/31023Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, CristianeFreitas, Carla Conti de2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45011Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
title O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
spellingShingle O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Magalhães, Cristiane
Gênero textual
Prova objetiva
Suporte
Plickers.
title_short O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
title_full O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
title_fullStr O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
title_full_unstemmed O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
title_sort O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
author Magalhães, Cristiane
author_facet Magalhães, Cristiane
Freitas, Carla Conti de
author_role author
author2 Freitas, Carla Conti de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cristiane
Freitas, Carla Conti de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Prova objetiva
Suporte
Plickers.
topic Gênero textual
Prova objetiva
Suporte
Plickers.
description O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011
10.12957/cadsem.2019.45011
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2019.45011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011/31023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409060548608