O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011 |
Resumo: | O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers. |
id |
UERJ-7_1fa7221ea8678653c85670c51b22a705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45011 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRASGênero textualProva objetivaSuportePlickers.O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4501110.12957/cadsem.2019.45011Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011/31023Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, CristianeFreitas, Carla Conti de2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45011Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
title |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
spellingShingle |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS Magalhães, Cristiane Gênero textual Prova objetiva Suporte Plickers. |
title_short |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
title_full |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
title_fullStr |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
title_full_unstemmed |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
title_sort |
O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS |
author |
Magalhães, Cristiane |
author_facet |
Magalhães, Cristiane Freitas, Carla Conti de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Carla Conti de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Cristiane Freitas, Carla Conti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Prova objetiva Suporte Plickers. |
topic |
Gênero textual Prova objetiva Suporte Plickers. |
description |
O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital para o gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2007; 2017) e outros. Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 4º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O córpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova. Na análise dos relatos, considerou-se a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e a interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreende-se que a percepção dos alunos quanto ao gênero e a contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.Palavras-chave: Gênero textual; Prova objetiva; Suporte; Plickers. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011 10.12957/cadsem.2019.45011 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2019.45011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/45011/31023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409060548608 |