INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12019 |
Resumo: | O premiado e polêmico filme de Pedro Almodóvar A peleque habito (2011) é uma adaptação do romance Mygale (1984), doescritor francês Thierry Jonquet (1954-2009), traduzido para oportuguês, em 2005, como Tarântula. Trata-se de uma história deterror, cheia de suspense, na qual um renomado cirurgião, RobertoLedgard, interpretado por Antonio Bandeiras, muda, sem nenhumescrúpulo, o sexo do jovem Vicente. O que se mostra ao espectadordesde as primeiras imagens do filme é, portanto, Vicente/Vera emseu novo e perfeito corpo feminino. Flashbacks esclarecem ao longodo filme os acontecimentos que culminaram na cena inicial que nosé apresentada, surpreendendo-nos e, evidentemente, chocando-nos. Referências a mitos e símbolos podem ser notadas no filme.Elas trazem consigo, ao serem reconhecidas pelo espectador, temasligados à criação ou à metamorfose, entre outros, como o mito dePigmalião e Galatéia, que se liga à criação artística. Metamorfoseartística operada igualmente pelo cineasta em sua versão modernado médico e do monstro, por exemplo, mas, sobretudo, na releiturado romance de Jonquet. O presente estudo busca evidenciar algunsdos principais mitos e símbolos inseridos no filme de Almodóvar equais interpretações tais inserções podem suscitar. |
id |
UERJ-7_90ad022aaa0f12a3cecd10de04889a37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12019 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITOO premiado e polêmico filme de Pedro Almodóvar A peleque habito (2011) é uma adaptação do romance Mygale (1984), doescritor francês Thierry Jonquet (1954-2009), traduzido para oportuguês, em 2005, como Tarântula. Trata-se de uma história deterror, cheia de suspense, na qual um renomado cirurgião, RobertoLedgard, interpretado por Antonio Bandeiras, muda, sem nenhumescrúpulo, o sexo do jovem Vicente. O que se mostra ao espectadordesde as primeiras imagens do filme é, portanto, Vicente/Vera emseu novo e perfeito corpo feminino. Flashbacks esclarecem ao longodo filme os acontecimentos que culminaram na cena inicial que nosé apresentada, surpreendendo-nos e, evidentemente, chocando-nos. Referências a mitos e símbolos podem ser notadas no filme.Elas trazem consigo, ao serem reconhecidas pelo espectador, temasligados à criação ou à metamorfose, entre outros, como o mito dePigmalião e Galatéia, que se liga à criação artística. Metamorfoseartística operada igualmente pelo cineasta em sua versão modernado médico e do monstro, por exemplo, mas, sobretudo, na releiturado romance de Jonquet. O presente estudo busca evidenciar algunsdos principais mitos e símbolos inseridos no filme de Almodóvar equais interpretações tais inserções podem suscitar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1201910.12957/cadsem.2013.12019Caderno Seminal; v. 20 n. 20 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2013)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12019/9406ALVES, Maria Cláudia RodriguesRAMOS, Maria Celeste Tommaselloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T14:58:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12019Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-04-15T14:58:40Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
title |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
spellingShingle |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO ALVES, Maria Cláudia Rodrigues |
title_short |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
title_full |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
title_fullStr |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
title_full_unstemmed |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
title_sort |
INTERTEXTUALIDADES, SÍMBOLOS E MITOS ENTRE O ROMANCE MYGALE E O FILME A PELE QUE HABITO |
author |
ALVES, Maria Cláudia Rodrigues |
author_facet |
ALVES, Maria Cláudia Rodrigues RAMOS, Maria Celeste Tommasello |
author_role |
author |
author2 |
RAMOS, Maria Celeste Tommasello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Maria Cláudia Rodrigues RAMOS, Maria Celeste Tommasello |
description |
O premiado e polêmico filme de Pedro Almodóvar A peleque habito (2011) é uma adaptação do romance Mygale (1984), doescritor francês Thierry Jonquet (1954-2009), traduzido para oportuguês, em 2005, como Tarântula. Trata-se de uma história deterror, cheia de suspense, na qual um renomado cirurgião, RobertoLedgard, interpretado por Antonio Bandeiras, muda, sem nenhumescrúpulo, o sexo do jovem Vicente. O que se mostra ao espectadordesde as primeiras imagens do filme é, portanto, Vicente/Vera emseu novo e perfeito corpo feminino. Flashbacks esclarecem ao longodo filme os acontecimentos que culminaram na cena inicial que nosé apresentada, surpreendendo-nos e, evidentemente, chocando-nos. Referências a mitos e símbolos podem ser notadas no filme.Elas trazem consigo, ao serem reconhecidas pelo espectador, temasligados à criação ou à metamorfose, entre outros, como o mito dePigmalião e Galatéia, que se liga à criação artística. Metamorfoseartística operada igualmente pelo cineasta em sua versão modernado médico e do monstro, por exemplo, mas, sobretudo, na releiturado romance de Jonquet. O presente estudo busca evidenciar algunsdos principais mitos e símbolos inseridos no filme de Almodóvar equais interpretações tais inserções podem suscitar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12019 10.12957/cadsem.2013.12019 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12019 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2013.12019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12019/9406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 20 n. 20 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2013) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408107393024 |