A metafunção interpessoal nos gêneros 'relato' e 'sentença': contribuições linguísticas para o ensino de Direito
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/30731 |
Resumo: | Este trabalho analisa a construção do sistema do modo oracional em textos dos gêneros relato e sentença, produzidos por estudantes do primeiro semestre do curso de Direito de uma faculdade particular de Brasília. O objetivo é discutir a importância da metafunção interpessoal para os estudantes compreenderem como a linguagem evidencia papéis sociais e identidades, em especial no âmbito do Direito. Para atingir esse objetivo, em um primeiro momento, justifica-se a escolha da Linguística Sistêmico-funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FUZER & CABRAL, 2010; NEVES, 2007; VIAN JR, 2009; e SILVA, 2010) como aporte teórico da pesquisa. Em seguida, definem-se o sistema MODO, bem como os elementos que o constituem (modo (finito + Sujeito) e resíduo (predicador + complemento + adjunto)), e se relaciona a discussão de modalidade a gêneros discursivos (SILVA, 2010). Na sequência, contextualiza-se o desenvolvimento da atividade de escrita em sala de aula e a constituição do corpus. Na seção de análise de resultados, cruzam-se as análises com os pressupostos teóricos. Os dados mostraram que os alunos, mesmo antes de terem explicações teóricas sobre os gêneros em questão, têm conhecimento prévio sobre as relações interpessoais nesses gêneros, principalmente na sentença, em que é possível definir melhor o actante principal: o juiz. Esses resultados comprovam a necessidade de se trabalhar, em sala de aula, aspectos léxico-gramaticais vinculados às condições de produção dos gêneros, bem como sugerem que a metafunção interpessoal pode ser um pontapé inicial para se discutir papéis sociais com estudantes que estão iniciando sua formação no ensino superior. |
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A metafunção interpessoal nos gêneros 'relato' e 'sentença': contribuições linguísticas para o ensino de DireitoThe interpersonal metafunction in the 'report' and 'sentence' genres: linguistic contributions to teaching law coursemetafunção interpessoalMODOgêneros do discursoensino.interpersonal metafunctionMODEdiscourse genreseducation. Este trabalho analisa a construção do sistema do modo oracional em textos dos gêneros relato e sentença, produzidos por estudantes do primeiro semestre do curso de Direito de uma faculdade particular de Brasília. O objetivo é discutir a importância da metafunção interpessoal para os estudantes compreenderem como a linguagem evidencia papéis sociais e identidades, em especial no âmbito do Direito. Para atingir esse objetivo, em um primeiro momento, justifica-se a escolha da Linguística Sistêmico-funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FUZER & CABRAL, 2010; NEVES, 2007; VIAN JR, 2009; e SILVA, 2010) como aporte teórico da pesquisa. Em seguida, definem-se o sistema MODO, bem como os elementos que o constituem (modo (finito + Sujeito) e resíduo (predicador + complemento + adjunto)), e se relaciona a discussão de modalidade a gêneros discursivos (SILVA, 2010). Na sequência, contextualiza-se o desenvolvimento da atividade de escrita em sala de aula e a constituição do corpus. Na seção de análise de resultados, cruzam-se as análises com os pressupostos teóricos. Os dados mostraram que os alunos, mesmo antes de terem explicações teóricas sobre os gêneros em questão, têm conhecimento prévio sobre as relações interpessoais nesses gêneros, principalmente na sentença, em que é possível definir melhor o actante principal: o juiz. Esses resultados comprovam a necessidade de se trabalhar, em sala de aula, aspectos léxico-gramaticais vinculados às condições de produção dos gêneros, bem como sugerem que a metafunção interpessoal pode ser um pontapé inicial para se discutir papéis sociais com estudantes que estão iniciando sua formação no ensino superior.This paper analyzes the construction of the mode system in texts of report and sentence genres, produced by first semester students of law in a private faculty in Brasilia. The aim is to discuss the importance of interpersonal metafunction so that students understand how language shows social roles and identities, especially in the field of Law. To reach this goal, the choice of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FUZER & CABRAL, 2010; NEVES, 2007; VIAN JR, 2009 and SILVA, 2010) as the theoretical framework adopted in this research is justified. Then, according to this theory, the MODE system is defined, as well as the elements that constitute it (mode (finite + Subject) and residue (preacher + complement + adjunct)), and the discussion of modality is related to discursive genres (SILVA, 2010). In sequence, the development of the activity of writing in the classroom is contextualized, as well as the formation of the corpus. For the analysis of the results, these are crossed with the theoretical assumptions previously presented. The data showed that students, even before having theoretical explanations about the genres in question, have prior knowledge about interpersonal relations in these genres, especially in the sentence, where it is possible to better define the main actant: the judge. These results confirm the need to explore lexical-grammatical aspects linked to the production conditions of the genres in the classroom, as well as they suggest that the interpersonal metafunction can be a kick-start to discuss social roles with students who are starting their studies in higher education.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3073110.12957/matraga.2018.30731Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 43 (2018): Miscelânea; 13-31MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 43 (2018): Miscelaneous; 13-312446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/30731/25902Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Tiago de Aguiar2021-06-28T15:55:56Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30731Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:56Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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