Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pedro Pontes Araújo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8972
Resumo: This paper aims to study the assimilation of stylistic elements from music vídeos in film as of the 1990s. We shall align natural history, hereby understood as a history of symbols, with McLuhan´s media theories, which deal with changes in sensitivities due to exposure and utilization of new technologies. With these complementary two premises, we shall stablish a distinction between classic film narrative and this new one, influenced by the style of editing and filming of music videos and MTV. This new narrative shall be named Amalgam. We shall demonstrate how such changes in film making reflect the new western cultural environment of the late 20th century, with emphasis on the fragmentation of cultural identities and the rising of a global, media-centered culture.
id UERJ_639eba17302a98a0c30af6e585db23d8
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8972
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Maia, João Luis de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0586820215404395Freitas, Ricardo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4330637331534162Resende, Fernando Antoniohttp://lattes.cnpq.br/5520975095445897http://lattes.cnpq.br/7319357241504304Castro, Pedro Pontes Araújo2021-01-05T19:49:22Z2009-12-042005-07-22CASTRO, Pedro Pontes Araújo. Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8972This paper aims to study the assimilation of stylistic elements from music vídeos in film as of the 1990s. We shall align natural history, hereby understood as a history of symbols, with McLuhan´s media theories, which deal with changes in sensitivities due to exposure and utilization of new technologies. With these complementary two premises, we shall stablish a distinction between classic film narrative and this new one, influenced by the style of editing and filming of music videos and MTV. This new narrative shall be named Amalgam. We shall demonstrate how such changes in film making reflect the new western cultural environment of the late 20th century, with emphasis on the fragmentation of cultural identities and the rising of a global, media-centered culture.Este trabalho tem como objetivo estudar a incorporação de elementos estilísticos do vídeo-clipe pelo cinema, da década de 1990 em diante. Alinharemos o olhar da história cultural, esta entendida como história dos símbolos, com as teorias de McLuhan sobre os meios de comunicação, sobretudo no que diz respeito às mudanças sensoriais impulsionadas pela exposição e utilização de novas tecnologias. Com aplicação simultânea destes enfoques, estabeleceremos a diferença entre a narrativa cinematográfica clássica e uma nova forma narrativa, influenciada pelo estilo de filmagem e montagem dos vídeo-clipes e da MTV. Adotaremos o termo Amálgama, para designar esta nova forma. Demonstraremos como estas mudanças do cinema refletem um novo ambiente cultural ocidental do final do século XX, especialmente no que diz respeito à fragmentação das identidades culturais e ao surgimento de uma cultura mundializada neste período.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:49:22Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Pedro Pontes_Bdtd.pdf: 654052 bytes, checksum: 687187431ca17fd83c9663d7ea021ddf (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:49:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Pedro Pontes_Bdtd.pdf: 654052 bytes, checksum: 687187431ca17fd83c9663d7ea021ddf (MD5) Previous issue date: 2005-07-22application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialPost-modernismFilmMusic videoPós-modernidadeVídeoclipeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOComunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneoCommunication and culture: amalgam and fragments in the contemporary filminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Pedro Pontes_Bdtd.pdfapplication/pdf654052http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8972/1/Dissert_Pedro+Pontes_Bdtd.pdf687187431ca17fd83c9663d7ea021ddfMD511/89722024-02-26 16:49:15.563oai:www.bdtd.uerj.br:1/8972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communication and culture: amalgam and fragments in the contemporary film
title Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
spellingShingle Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
Castro, Pedro Pontes Araújo
Post-modernism
Film
Music video
Pós-modernidade
Vídeoclipe
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
title_short Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
title_full Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
title_fullStr Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
title_full_unstemmed Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
title_sort Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo
author Castro, Pedro Pontes Araújo
author_facet Castro, Pedro Pontes Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, João Luis de Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0586820215404395
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Freitas, Ricardo Ferreira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4330637331534162
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Resende, Fernando Antonio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5520975095445897
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7319357241504304
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Pedro Pontes Araújo
contributor_str_mv Maia, João Luis de Araújo
Freitas, Ricardo Ferreira
Resende, Fernando Antonio
dc.subject.eng.fl_str_mv Post-modernism
Film
Music video
topic Post-modernism
Film
Music video
Pós-modernidade
Vídeoclipe
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
Vídeoclipe
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
description This paper aims to study the assimilation of stylistic elements from music vídeos in film as of the 1990s. We shall align natural history, hereby understood as a history of symbols, with McLuhan´s media theories, which deal with changes in sensitivities due to exposure and utilization of new technologies. With these complementary two premises, we shall stablish a distinction between classic film narrative and this new one, influenced by the style of editing and filming of music videos and MTV. This new narrative shall be named Amalgam. We shall demonstrate how such changes in film making reflect the new western cultural environment of the late 20th century, with emphasis on the fragmentation of cultural identities and the rising of a global, media-centered culture.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-07-22
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:49:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Pedro Pontes Araújo. Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8972
identifier_str_mv CASTRO, Pedro Pontes Araújo. Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8972/1/Dissert_Pedro+Pontes_Bdtd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 687187431ca17fd83c9663d7ea021ddf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352289234616320