Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luciano de Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128
Resumo: This research aims to map the camera becoming in a group of video production, to verify how the new capture technologies produce a transformation in the relationship with the images that can be regarded as the production of a new subjectivity. Regard as the result of the camera becoming, student engagement / video camera in their various manifestations technology (HandyCams, digital cinematography cameras, mobile phones). As our research subject is formed by high school, technical and undergraduate students, we also want to point out possibilities for the use of audiovisual education working in the construction of new existential territories, in order to generate the processes of individuation through arts education. Our conceptual field is based in the use of authors such as Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Kastrup, Escóssia, Benevides, Steps, Suely Rolnik, Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy, Jonathan Crary, Pierre Barboza and Phillipe Dubois, besides the technical literature / technology area.
id UERJ_6fb468c46249a1601d863692e225b2ef
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10128
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Rego, Alita Villas Boas de Sáhttp://lattes.cnpq.br/4627635621943079Costa, Mauro José Sá Regohttp://lattes.cnpq.br/7187695920480031Aguiar, Leonel Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/3833374955831745http://lattes.cnpq.br/3998148352538424Dias, Luciano de Melo2021-01-05T21:37:23Z2013-09-202013-08-13DIAS, Luciano de Melo. Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128This research aims to map the camera becoming in a group of video production, to verify how the new capture technologies produce a transformation in the relationship with the images that can be regarded as the production of a new subjectivity. Regard as the result of the camera becoming, student engagement / video camera in their various manifestations technology (HandyCams, digital cinematography cameras, mobile phones). As our research subject is formed by high school, technical and undergraduate students, we also want to point out possibilities for the use of audiovisual education working in the construction of new existential territories, in order to generate the processes of individuation through arts education. Our conceptual field is based in the use of authors such as Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Kastrup, Escóssia, Benevides, Steps, Suely Rolnik, Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy, Jonathan Crary, Pierre Barboza and Phillipe Dubois, besides the technical literature / technology area.Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o devir câmera de um grupo de produção audiovisual para verificar de que forma as novas tecnologias de captura produzem uma transformação na relação com as imagens que poderá ser considerada como produção de uma nova subjetividade. Encaramos como devir câmera o resultado do acoplamento estudante/ câmera de vídeo em suas várias manifestações tecnológicas (handycams, câmeras de fotografia digitais, telefones celulares). Como nosso objeto de pesquisa é formado por alunos de ensino médio-técnico e de graduação, também pretendemos apontar possibilidades para a utilização do audiovisual na educação atuando na construção de novos territórios existenciais, no sentido de gerar processos de singularização através da educação pela arte. Nosso campo conceitual tomará consistência através do uso de autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault; Kastrup, Escóssia, Benevides, Passos, Suely Rolnik; Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy; Jonathan Crary, Pierre Barboza, e Phillipe Dubois, além da bibliografia técnica/tecnológica da área.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:37:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LUCIANO FINAL 2.pdf: 1424346 bytes, checksum: 8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LUCIANO FINAL 2.pdf: 1424346 bytes, checksum: 8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980 (MD5) Previous issue date: 2013-08-13application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBecoming cameraSubjectivityIntentionalityDevir câmeraSubjetividadeIntencionalidade técnicaAudiovisualEnsino audiovisualCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODevir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimentoBecoming-camera: The ratio of students with facilities to produce motion picturesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDISSERTACAO LUCIANO FINAL 2.pdfapplication/pdf1424346http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10128/1/DISSERTACAO+LUCIANO+FINAL+2.pdf8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980MD511/101282024-02-27 13:04:42.21oai:www.bdtd.uerj.br:1/10128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Becoming-camera: The ratio of students with facilities to produce motion pictures
title Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
spellingShingle Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
Dias, Luciano de Melo
Becoming camera
Subjectivity
Intentionality
Devir câmera
Subjetividade
Intencionalidade técnica
Audiovisual
Ensino audiovisual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
title_full Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
title_fullStr Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
title_full_unstemmed Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
title_sort Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
author Dias, Luciano de Melo
author_facet Dias, Luciano de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Alita Villas Boas de Sá
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4627635621943079
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Mauro José Sá Rego
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7187695920480031
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aguiar, Leonel Azevedo de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3833374955831745
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3998148352538424
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luciano de Melo
contributor_str_mv Rego, Alita Villas Boas de Sá
Costa, Mauro José Sá Rego
Aguiar, Leonel Azevedo de
dc.subject.eng.fl_str_mv Becoming camera
Subjectivity
Intentionality
topic Becoming camera
Subjectivity
Intentionality
Devir câmera
Subjetividade
Intencionalidade técnica
Audiovisual
Ensino audiovisual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Devir câmera
Subjetividade
Intencionalidade técnica
Audiovisual
Ensino audiovisual
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research aims to map the camera becoming in a group of video production, to verify how the new capture technologies produce a transformation in the relationship with the images that can be regarded as the production of a new subjectivity. Regard as the result of the camera becoming, student engagement / video camera in their various manifestations technology (HandyCams, digital cinematography cameras, mobile phones). As our research subject is formed by high school, technical and undergraduate students, we also want to point out possibilities for the use of audiovisual education working in the construction of new existential territories, in order to generate the processes of individuation through arts education. Our conceptual field is based in the use of authors such as Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Kastrup, Escóssia, Benevides, Steps, Suely Rolnik, Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy, Jonathan Crary, Pierre Barboza and Phillipe Dubois, besides the technical literature / technology area.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:37:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Luciano de Melo. Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128
identifier_str_mv DIAS, Luciano de Melo. Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10128/1/DISSERTACAO+LUCIANO+FINAL+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352297177579520