Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128 |
Resumo: | This research aims to map the camera becoming in a group of video production, to verify how the new capture technologies produce a transformation in the relationship with the images that can be regarded as the production of a new subjectivity. Regard as the result of the camera becoming, student engagement / video camera in their various manifestations technology (HandyCams, digital cinematography cameras, mobile phones). As our research subject is formed by high school, technical and undergraduate students, we also want to point out possibilities for the use of audiovisual education working in the construction of new existential territories, in order to generate the processes of individuation through arts education. Our conceptual field is based in the use of authors such as Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Kastrup, Escóssia, Benevides, Steps, Suely Rolnik, Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy, Jonathan Crary, Pierre Barboza and Phillipe Dubois, besides the technical literature / technology area. |
id |
UERJ_6fb468c46249a1601d863692e225b2ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10128 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Rego, Alita Villas Boas de Sáhttp://lattes.cnpq.br/4627635621943079Costa, Mauro José Sá Regohttp://lattes.cnpq.br/7187695920480031Aguiar, Leonel Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/3833374955831745http://lattes.cnpq.br/3998148352538424Dias, Luciano de Melo2021-01-05T21:37:23Z2013-09-202013-08-13DIAS, Luciano de Melo. Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128This research aims to map the camera becoming in a group of video production, to verify how the new capture technologies produce a transformation in the relationship with the images that can be regarded as the production of a new subjectivity. Regard as the result of the camera becoming, student engagement / video camera in their various manifestations technology (HandyCams, digital cinematography cameras, mobile phones). As our research subject is formed by high school, technical and undergraduate students, we also want to point out possibilities for the use of audiovisual education working in the construction of new existential territories, in order to generate the processes of individuation through arts education. Our conceptual field is based in the use of authors such as Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Kastrup, Escóssia, Benevides, Steps, Suely Rolnik, Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy, Jonathan Crary, Pierre Barboza and Phillipe Dubois, besides the technical literature / technology area.Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o devir câmera de um grupo de produção audiovisual para verificar de que forma as novas tecnologias de captura produzem uma transformação na relação com as imagens que poderá ser considerada como produção de uma nova subjetividade. Encaramos como devir câmera o resultado do acoplamento estudante/ câmera de vídeo em suas várias manifestações tecnológicas (handycams, câmeras de fotografia digitais, telefones celulares). Como nosso objeto de pesquisa é formado por alunos de ensino médio-técnico e de graduação, também pretendemos apontar possibilidades para a utilização do audiovisual na educação atuando na construção de novos territórios existenciais, no sentido de gerar processos de singularização através da educação pela arte. Nosso campo conceitual tomará consistência através do uso de autores como Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault; Kastrup, Escóssia, Benevides, Passos, Suely Rolnik; Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy; Jonathan Crary, Pierre Barboza, e Phillipe Dubois, além da bibliografia técnica/tecnológica da área.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:37:23Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LUCIANO FINAL 2.pdf: 1424346 bytes, checksum: 8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LUCIANO FINAL 2.pdf: 1424346 bytes, checksum: 8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980 (MD5) Previous issue date: 2013-08-13application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBecoming cameraSubjectivityIntentionalityDevir câmeraSubjetividadeIntencionalidade técnicaAudiovisualEnsino audiovisualCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODevir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimentoBecoming-camera: The ratio of students with facilities to produce motion picturesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDISSERTACAO LUCIANO FINAL 2.pdfapplication/pdf1424346http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10128/1/DISSERTACAO+LUCIANO+FINAL+2.pdf8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980MD511/101282024-02-27 13:04:42.21oai:www.bdtd.uerj.br:1/10128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Becoming-camera: The ratio of students with facilities to produce motion pictures |
title |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
spellingShingle |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento Dias, Luciano de Melo Becoming camera Subjectivity Intentionality Devir câmera Subjetividade Intencionalidade técnica Audiovisual Ensino audiovisual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
title_full |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
title_fullStr |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
title_full_unstemmed |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
title_sort |
Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento |
author |
Dias, Luciano de Melo |
author_facet |
Dias, Luciano de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rego, Alita Villas Boas de Sá |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4627635621943079 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Mauro José Sá Rego |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7187695920480031 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aguiar, Leonel Azevedo de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3833374955831745 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3998148352538424 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Luciano de Melo |
contributor_str_mv |
Rego, Alita Villas Boas de Sá Costa, Mauro José Sá Rego Aguiar, Leonel Azevedo de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Becoming camera Subjectivity Intentionality |
topic |
Becoming camera Subjectivity Intentionality Devir câmera Subjetividade Intencionalidade técnica Audiovisual Ensino audiovisual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Devir câmera Subjetividade Intencionalidade técnica Audiovisual Ensino audiovisual |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aims to map the camera becoming in a group of video production, to verify how the new capture technologies produce a transformation in the relationship with the images that can be regarded as the production of a new subjectivity. Regard as the result of the camera becoming, student engagement / video camera in their various manifestations technology (HandyCams, digital cinematography cameras, mobile phones). As our research subject is formed by high school, technical and undergraduate students, we also want to point out possibilities for the use of audiovisual education working in the construction of new existential territories, in order to generate the processes of individuation through arts education. Our conceptual field is based in the use of authors such as Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Kastrup, Escóssia, Benevides, Steps, Suely Rolnik, Michael Hardt, Toni Negri, Peter Pal Pelbart, Gilbert Simondon, McLuhan, Pierre Lévy, Jonathan Crary, Pierre Barboza and Phillipe Dubois, besides the technical literature / technology area. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:37:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Luciano de Melo. Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128 |
identifier_str_mv |
DIAS, Luciano de Melo. Devir-câmera: A relação dos estudantes com os equipamentos de produção de imagens em movimento. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10128/1/DISSERTACAO+LUCIANO+FINAL+2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f386a4d76d0e882e30f5fe0d1d26980 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352297177579520 |