EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Geotemas |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153 |
Resumo: | A disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente. |
id |
UERN-4_18c059d8d3821570b196cc076b14919b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5153 |
network_acronym_str |
UERN-4 |
network_name_str |
Revista Geotemas |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICOGeographic education and the landscape: the image as a subsidy for the construction of geographic knowledgeEducación geográfica y paisaje: la imagen como subsidio para la construcción del conocimiento geográficoEnsino de GeografiaPaisagemImagemRecurso PedagógicoGeography TeachingLandscapeImagePedagogical ResourceEnseñanza de la GeografiaPaisajeImagenRecurso PedagogicoA disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente.The discipline of Geography can provide the formation of critical subjects, capable of reading, understanding and interpreting the world, worrying about the languages and resources to be used. With such responsibility for Geography, it is proposed, in this research, to present the use of photographs as a pedagogical proposal that aims to contribute to the construction of geographic knowledge, especially from one of the essential concepts in the analysis of space: the landscape. The aim is to emphasize the importance of imagery, observing, interpreting and comparing the dynamics of the landscape. The work is divided into three stages: A) bibliographical analysis; B) pedagogical-geographical planning and C) practical activity in the 6th grade class. The study of the landscape is approached in school geography, analyzing the interactions between the natural and social environment, being a theme of great relevance for the interpretations regarding the geographic space, identifying the forms, spatial changes and the society-nature relations. Through this research, the relevance of approaching different methodologies in the teaching of Geography, such as the use of photographs of the city, was evidenced, since it corroborates the construction of knowledge and geographic knowledge of the students, making them critical-reflective subjects in front of the community in which it is inserted on a daily basis.La disciplina de Geografía proporciona la formación de sujetos críticos, capaces de leer, comprender e interpretar el mundo, preocupándose por los lenguajes y recursos a utilizar. Con tal responsabilidad por la Geografía, se propone, en esta investigación, presentar el uso de la fotografía como una propuesta pedagógica que pretende contribuir a la construcción del conocimiento geográfico, especialmente a partir de uno de los conceptos esenciales en el análisis del espacio: el paisaje. El objetivo es enfatizar la importancia de la imaginería, observando, interpretando y comparando la dinámica del paisaje. El trabajo se divide en tres etapas: A) análisis bibliográfico; B) planeamiento pedagógico-geográfico y C) actividad práctica en la clase de 6to grado. El estudio del paisaje es abordado en la geografía escolar, analizando las interacciones entre el medio natural y el social, siendo un tema de gran relevancia para las interpretaciones sobre el espacio geográfico, identificando las formas, los cambios espaciales y las relaciones sociedad-naturaleza. A través de esta investigación se evidenció la pertinencia de abordar diferentes prácticas en la enseñanza de la Geografía, como el uso de fotografías de la ciudad, ya que corrobora la construcción del saber y saber geográfico de los estudiantes, convirtiéndolos en sujetos crítico-reflexivos frente a de la comunidad en la que se inserta cotidianamente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/515310.33237/2236-255X.2023.5153Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02326Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02326Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e023262236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporenghttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3980https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3981Copyright (c) 2023 Revista Geotemashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Júnior, Dionel BarbosaSantos, Robson Alves dos Souza, Marcus Vinicius Mariano 2024-04-14T10:48:47Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5153Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2024-04-14T10:48:47Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Geographic education and the landscape: the image as a subsidy for the construction of geographic knowledge Educación geográfica y paisaje: la imagen como subsidio para la construcción del conocimiento geográfico |
title |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Ferreira Júnior, Dionel Barbosa Ensino de Geografia Paisagem Imagem Recurso Pedagógico Geography Teaching Landscape Image Pedagogical Resource Enseñanza de la Geografia Paisaje Imagen Recurso Pedagogico |
title_short |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO |
title_full |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO |
author |
Ferreira Júnior, Dionel Barbosa |
author_facet |
Ferreira Júnior, Dionel Barbosa Santos, Robson Alves dos Souza, Marcus Vinicius Mariano |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Robson Alves dos Souza, Marcus Vinicius Mariano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Júnior, Dionel Barbosa Santos, Robson Alves dos Souza, Marcus Vinicius Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Paisagem Imagem Recurso Pedagógico Geography Teaching Landscape Image Pedagogical Resource Enseñanza de la Geografia Paisaje Imagen Recurso Pedagogico |
topic |
Ensino de Geografia Paisagem Imagem Recurso Pedagógico Geography Teaching Landscape Image Pedagogical Resource Enseñanza de la Geografia Paisaje Imagen Recurso Pedagogico |
description |
A disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153 10.33237/2236-255X.2023.5153 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153 |
identifier_str_mv |
10.33237/2236-255X.2023.5153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3980 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Geotemas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Geotemas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02326 Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02326 Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e02326 2236-255X reponame:Revista Geotemas instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Geotemas |
collection |
Revista Geotemas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1805033581757595648 |