EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Júnior, Dionel Barbosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Robson Alves dos, Souza, Marcus Vinicius Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153
Resumo: A disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente.
id UERN-4_18c059d8d3821570b196cc076b14919b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5153
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICOGeographic education and the landscape: the image as a subsidy for the construction of geographic knowledgeEducación geográfica y paisaje: la imagen como subsidio para la construcción del conocimiento geográficoEnsino de GeografiaPaisagemImagemRecurso PedagógicoGeography TeachingLandscapeImagePedagogical ResourceEnseñanza de la GeografiaPaisajeImagenRecurso PedagogicoA disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente.The discipline of Geography can provide the formation of critical subjects, capable of reading, understanding and interpreting the world, worrying about the languages ​​and resources to be used. With such responsibility for Geography, it is proposed, in this research, to present the use of photographs as a pedagogical proposal that aims to contribute to the construction of geographic knowledge, especially from one of the essential concepts in the analysis of space: the landscape. The aim is to emphasize the importance of imagery, observing, interpreting and comparing the dynamics of the landscape. The work is divided into three stages: A) bibliographical analysis; B) pedagogical-geographical planning and C) practical activity in the 6th grade class. The study of the landscape is approached in school geography, analyzing the interactions between the natural and social environment, being a theme of great relevance for the interpretations regarding the geographic space, identifying the forms, spatial changes and the society-nature relations. Through this research, the relevance of approaching different methodologies in the teaching of Geography, such as the use of photographs of the city, was evidenced, since it corroborates the construction of knowledge and geographic knowledge of the students, making them critical-reflective subjects in front of the community in which it is inserted on a daily basis.La disciplina de Geografía proporciona la formación de sujetos críticos, capaces de leer, comprender e interpretar el mundo, preocupándose por los lenguajes y recursos a utilizar. Con tal responsabilidad por la Geografía, se propone, en esta investigación, presentar el uso de la fotografía como una propuesta pedagógica que pretende contribuir a la construcción del conocimiento geográfico, especialmente a partir de uno de los conceptos esenciales en el análisis del espacio: el paisaje. El objetivo es enfatizar la importancia de la imaginería, observando, interpretando y comparando la dinámica del paisaje. El trabajo se divide en tres etapas: A) análisis bibliográfico; B) planeamiento pedagógico-geográfico y C) actividad práctica en la clase de 6to grado. El estudio del paisaje es abordado en la geografía escolar, analizando las interacciones entre el medio natural y el social, siendo un tema de gran relevancia para las interpretaciones sobre el espacio geográfico, identificando las formas, los cambios espaciales y las relaciones sociedad-naturaleza. A través de esta investigación se evidenció la pertinencia de abordar diferentes prácticas en la enseñanza de la Geografía, como el uso de fotografías de la ciudad, ya que corrobora la construcción del saber y saber geográfico de los estudiantes, convirtiéndolos en sujetos crítico-reflexivos frente a de la comunidad en la que se inserta cotidianamente.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/515310.33237/2236-255X.2023.5153Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02326Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02326Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e023262236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporenghttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3980https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3981Copyright (c) 2023 Revista Geotemashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Júnior, Dionel BarbosaSantos, Robson Alves dos Souza, Marcus Vinicius Mariano 2024-04-14T10:48:47Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/5153Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2024-04-14T10:48:47Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Geographic education and the landscape: the image as a subsidy for the construction of geographic knowledge
Educación geográfica y paisaje: la imagen como subsidio para la construcción del conocimiento geográfico
title EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
spellingShingle EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Ferreira Júnior, Dionel Barbosa
Ensino de Geografia
Paisagem
Imagem
Recurso Pedagógico
Geography Teaching
Landscape
Image
Pedagogical Resource
Enseñanza de la Geografia
Paisaje
Imagen
Recurso Pedagogico
title_short EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
title_full EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
title_fullStr EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
title_sort EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
author Ferreira Júnior, Dionel Barbosa
author_facet Ferreira Júnior, Dionel Barbosa
Santos, Robson Alves dos
Souza, Marcus Vinicius Mariano
author_role author
author2 Santos, Robson Alves dos
Souza, Marcus Vinicius Mariano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Júnior, Dionel Barbosa
Santos, Robson Alves dos
Souza, Marcus Vinicius Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Paisagem
Imagem
Recurso Pedagógico
Geography Teaching
Landscape
Image
Pedagogical Resource
Enseñanza de la Geografia
Paisaje
Imagen
Recurso Pedagogico
topic Ensino de Geografia
Paisagem
Imagem
Recurso Pedagógico
Geography Teaching
Landscape
Image
Pedagogical Resource
Enseñanza de la Geografia
Paisaje
Imagen
Recurso Pedagogico
description A disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153
10.33237/2236-255X.2023.5153
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153
identifier_str_mv 10.33237/2236-255X.2023.5153
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3980
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153/3981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Geotemas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Geotemas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 13 (2023): Geotemas Journal; e02326
Revista Geotemas; Vol. 13 (2023): Revista Geotemas; e02326
Revista Geotemas; v. 13 (2023): Revista Geotemas; e02326
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033581757595648