TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847 |
Resumo: | A expressão tecnologia surgiu durante a revolução industrial, no final do século XVIII e se fortaleceu no século XX, tendo em vista as novas demandas do capital e dos meios de produção. Todavia, podemos pensar o conceito em uma perspectiva mais ampla, ou seja, articulada com o contexto científico, tecnológico e social. Nesse artigo, temos como objetivo compreender a proposta do conceito de tecnologia no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca do tema e uma análise da concepção de tecnologia no PPP do IFRN. Nossa abordagem mostrou que o PPP apresenta uma perspectiva que considera a dimensão humana, social e tecnológica, portanto, condizente com a proposta de formação humana e integral para a educação profissional. Assim, concluimos que é possível pensar o conceito de tecnologia em uma perspectiva social. |
id |
UERN-5_31f4f949a7e144531dbc4c9f50e16d89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/847 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRNtecnologiaProjeto Político PedagógicoIFRNA expressão tecnologia surgiu durante a revolução industrial, no final do século XVIII e se fortaleceu no século XX, tendo em vista as novas demandas do capital e dos meios de produção. Todavia, podemos pensar o conceito em uma perspectiva mais ampla, ou seja, articulada com o contexto científico, tecnológico e social. Nesse artigo, temos como objetivo compreender a proposta do conceito de tecnologia no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca do tema e uma análise da concepção de tecnologia no PPP do IFRN. Nossa abordagem mostrou que o PPP apresenta uma perspectiva que considera a dimensão humana, social e tecnológica, portanto, condizente com a proposta de formação humana e integral para a educação profissional. Assim, concluimos que é possível pensar o conceito de tecnologia em uma perspectiva social.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847/756Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJoão Paulo de OliveiraIlane Ferreira Cavalcante2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/847Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
title |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
spellingShingle |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN João Paulo de Oliveira tecnologia Projeto Político Pedagógico IFRN |
title_short |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
title_full |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
title_fullStr |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
title_sort |
TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto PolíticoPedagógico do IFRN |
author |
João Paulo de Oliveira |
author_facet |
João Paulo de Oliveira Ilane Ferreira Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Ilane Ferreira Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João Paulo de Oliveira Ilane Ferreira Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tecnologia Projeto Político Pedagógico IFRN |
topic |
tecnologia Projeto Político Pedagógico IFRN |
description |
A expressão tecnologia surgiu durante a revolução industrial, no final do século XVIII e se fortaleceu no século XX, tendo em vista as novas demandas do capital e dos meios de produção. Todavia, podemos pensar o conceito em uma perspectiva mais ampla, ou seja, articulada com o contexto científico, tecnológico e social. Nesse artigo, temos como objetivo compreender a proposta do conceito de tecnologia no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca do tema e uma análise da concepção de tecnologia no PPP do IFRN. Nossa abordagem mostrou que o PPP apresenta uma perspectiva que considera a dimensão humana, social e tecnológica, portanto, condizente com a proposta de formação humana e integral para a educação profissional. Assim, concluimos que é possível pensar o conceito de tecnologia em uma perspectiva social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847/756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124547633152 |