RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Joel Magalhães da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Antônio Roberto Xavier, José Rogério Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar, primeiramente, as contribuições educacionais de Santo Agostinho e Padre Azarias em seus respectivos lócus de ação e atuação. Em um segundo plano, este artigo busca entender sobre a utilização da educação pela igreja católica visando o desenvolvimento e manutenção das doutrinas cristãs, ações, conquistas polí­ticas e territoriais. Em seguida, o trabalho consiste em descrever algumas semelhanças e contribuições didático-pedagógicas de Santo Agostinho e de Padre Azarias Sobreira sobre os quais destacamos alguns vitrais biográficos. O primeiro, natural de Tagasta, Norte da África, bispo de Hipona, filósofo, escritor e professor, deixou como principal legado nos domí­nios da educação os pressupostos de uma educação humaní­stica, integral e transdisciplinar. Na perspectiva da educação agostiniana não basta que o aluno somente conquiste o domí­nio dos conteúdos, mas que saiba relacionar tal domí­nio com uma realidade maior com valores e princí­pios que o conduzam a uma vida sábia. Por outro lado, Padre Azarias Sobreira, filho de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, filósofo, filólogo, escritor, professor e educador humanista exerceu inúmeras funções gestoras eclesiásticas e educacionais, tendo se destacado na literatura regionalista e historiográfica dos costumes populares. Neste sentido, a educação também lhe servira como meio de divulgar e consolidar a exegese da igreja católica em seu contexto. Em conclusão, o estudo constatou que a educação tem sido uma forte aliada da Igreja Católica para a conquista de fiéis, disseminação da exegese católica, poder polí­tico e territorial, e mostrou muitas semelhanças entre Santo Agostinho e Padre Azarias, apesar da distância no tempo e no espaço.
id UERN-5_4491593dcdc85e41b76b7cf7f1c08682
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1600
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias Igreja CatólicaPoderEducaçãoEste artigo objetiva demonstrar, primeiramente, as contribuições educacionais de Santo Agostinho e Padre Azarias em seus respectivos lócus de ação e atuação. Em um segundo plano, este artigo busca entender sobre a utilização da educação pela igreja católica visando o desenvolvimento e manutenção das doutrinas cristãs, ações, conquistas polí­ticas e territoriais. Em seguida, o trabalho consiste em descrever algumas semelhanças e contribuições didático-pedagógicas de Santo Agostinho e de Padre Azarias Sobreira sobre os quais destacamos alguns vitrais biográficos. O primeiro, natural de Tagasta, Norte da África, bispo de Hipona, filósofo, escritor e professor, deixou como principal legado nos domí­nios da educação os pressupostos de uma educação humaní­stica, integral e transdisciplinar. Na perspectiva da educação agostiniana não basta que o aluno somente conquiste o domí­nio dos conteúdos, mas que saiba relacionar tal domí­nio com uma realidade maior com valores e princí­pios que o conduzam a uma vida sábia. Por outro lado, Padre Azarias Sobreira, filho de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, filósofo, filólogo, escritor, professor e educador humanista exerceu inúmeras funções gestoras eclesiásticas e educacionais, tendo se destacado na literatura regionalista e historiográfica dos costumes populares. Neste sentido, a educação também lhe servira como meio de divulgar e consolidar a exegese da igreja católica em seu contexto. Em conclusão, o estudo constatou que a educação tem sido uma forte aliada da Igreja Católica para a conquista de fiéis, disseminação da exegese católica, poder polí­tico e territorial, e mostrou muitas semelhanças entre Santo Agostinho e Padre Azarias, apesar da distância no tempo e no espaço.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600/1538Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco Joel Magalhães da Costa Antônio Roberto Xavier José Rogério Santana 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1600Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
title RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
spellingShingle RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
Francisco Joel Magalhães da Costa
Igreja Católica
Poder
Educação
title_short RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
title_full RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
title_fullStr RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
title_full_unstemmed RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
title_sort RELIGIíO CATÓLICA E EDUCAÇÃO: diálogo entre Santo Agostinho e Padre Azarias CATHOLIC RELIGION AND EDUCATION: dialogue between Saint Augustine and Priest Azarias
author Francisco Joel Magalhães da Costa
author_facet Francisco Joel Magalhães da Costa
Antônio Roberto Xavier
José Rogério Santana
author_role author
author2 Antônio Roberto Xavier
José Rogério Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Joel Magalhães da Costa
Antônio Roberto Xavier
José Rogério Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Igreja Católica
Poder
Educação
topic Igreja Católica
Poder
Educação
description Este artigo objetiva demonstrar, primeiramente, as contribuições educacionais de Santo Agostinho e Padre Azarias em seus respectivos lócus de ação e atuação. Em um segundo plano, este artigo busca entender sobre a utilização da educação pela igreja católica visando o desenvolvimento e manutenção das doutrinas cristãs, ações, conquistas polí­ticas e territoriais. Em seguida, o trabalho consiste em descrever algumas semelhanças e contribuições didático-pedagógicas de Santo Agostinho e de Padre Azarias Sobreira sobre os quais destacamos alguns vitrais biográficos. O primeiro, natural de Tagasta, Norte da África, bispo de Hipona, filósofo, escritor e professor, deixou como principal legado nos domí­nios da educação os pressupostos de uma educação humaní­stica, integral e transdisciplinar. Na perspectiva da educação agostiniana não basta que o aluno somente conquiste o domí­nio dos conteúdos, mas que saiba relacionar tal domí­nio com uma realidade maior com valores e princí­pios que o conduzam a uma vida sábia. Por outro lado, Padre Azarias Sobreira, filho de Juazeiro do Norte, Sul do Ceará, filósofo, filólogo, escritor, professor e educador humanista exerceu inúmeras funções gestoras eclesiásticas e educacionais, tendo se destacado na literatura regionalista e historiográfica dos costumes populares. Neste sentido, a educação também lhe servira como meio de divulgar e consolidar a exegese da igreja católica em seu contexto. Em conclusão, o estudo constatou que a educação tem sido uma forte aliada da Igreja Católica para a conquista de fiéis, disseminação da exegese católica, poder polí­tico e territorial, e mostrou muitas semelhanças entre Santo Agostinho e Padre Azarias, apesar da distância no tempo e no espaço.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1600/1538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125161050112