A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weimar Silva Castilho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Danillo Deus Castilho, Rodrigo Carvalho Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um princí­pio básico e norteador para os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Fí­sica. Essa proposta visa aproximar os estudantes de licenciatura do curso de Fí­sica da comunidade por meio de um Curso Pré-Vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se que a adoção de tal princí­pio projeta novas possibilidades pedagógicas, além de transcender a dicotomia entre a teoria e a prática. Integrar ensino, pesquisa e extensão não implica estabelecer um método único de fazer pesquisa e de produzir saberes; portanto, a participação dos estudantes de licenciatura em projetos como esse contribui para uma formação docente contextualizada e amplia as suas experiências no âmbito escolar.
id UERN-5_625068d2f149db3ac4ebe49b9b0c9557
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1675
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma propostaO presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um princí­pio básico e norteador para os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Fí­sica. Essa proposta visa aproximar os estudantes de licenciatura do curso de Fí­sica da comunidade por meio de um Curso Pré-Vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se que a adoção de tal princí­pio projeta novas possibilidades pedagógicas, além de transcender a dicotomia entre a teoria e a prática. Integrar ensino, pesquisa e extensão não implica estabelecer um método único de fazer pesquisa e de produzir saberes; portanto, a participação dos estudantes de licenciatura em projetos como esse contribui para uma formação docente contextualizada e amplia as suas experiências no âmbito escolar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675/2253Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWeimar Silva CastilhoDanillo Deus CastilhoRodrigo Carvalho Dias2020-09-18T21:48:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1675Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T21:48:19Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
title A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
spellingShingle A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
Weimar Silva Castilho
title_short A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
title_full A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
title_fullStr A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
title_full_unstemmed A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
title_sort A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
author Weimar Silva Castilho
author_facet Weimar Silva Castilho
Danillo Deus Castilho
Rodrigo Carvalho Dias
author_role author
author2 Danillo Deus Castilho
Rodrigo Carvalho Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weimar Silva Castilho
Danillo Deus Castilho
Rodrigo Carvalho Dias
description O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um princí­pio básico e norteador para os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Fí­sica. Essa proposta visa aproximar os estudantes de licenciatura do curso de Fí­sica da comunidade por meio de um Curso Pré-Vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se que a adoção de tal princí­pio projeta novas possibilidades pedagógicas, além de transcender a dicotomia entre a teoria e a prática. Integrar ensino, pesquisa e extensão não implica estabelecer um método único de fazer pesquisa e de produzir saberes; portanto, a participação dos estudantes de licenciatura em projetos como esse contribui para uma formação docente contextualizada e amplia as suas experiências no âmbito escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675/2253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125220818944