A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um princípio básico e norteador para os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Física. Essa proposta visa aproximar os estudantes de licenciatura do curso de Física da comunidade por meio de um Curso Pré-Vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se que a adoção de tal princípio projeta novas possibilidades pedagógicas, além de transcender a dicotomia entre a teoria e a prática. Integrar ensino, pesquisa e extensão não implica estabelecer um método único de fazer pesquisa e de produzir saberes; portanto, a participação dos estudantes de licenciatura em projetos como esse contribui para uma formação docente contextualizada e amplia as suas experiências no âmbito escolar. |
id |
UERN-5_625068d2f149db3ac4ebe49b9b0c9557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1675 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma propostaO presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um princípio básico e norteador para os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Física. Essa proposta visa aproximar os estudantes de licenciatura do curso de Física da comunidade por meio de um Curso Pré-Vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se que a adoção de tal princípio projeta novas possibilidades pedagógicas, além de transcender a dicotomia entre a teoria e a prática. Integrar ensino, pesquisa e extensão não implica estabelecer um método único de fazer pesquisa e de produzir saberes; portanto, a participação dos estudantes de licenciatura em projetos como esse contribui para uma formação docente contextualizada e amplia as suas experiências no âmbito escolar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675/2253Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWeimar Silva CastilhoDanillo Deus CastilhoRodrigo Carvalho Dias2020-09-18T21:48:19Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1675Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T21:48:19Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
title |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
spellingShingle |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta Weimar Silva Castilho |
title_short |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
title_full |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
title_fullStr |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
title_sort |
A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: reflexões sobre uma proposta |
author |
Weimar Silva Castilho |
author_facet |
Weimar Silva Castilho Danillo Deus Castilho Rodrigo Carvalho Dias |
author_role |
author |
author2 |
Danillo Deus Castilho Rodrigo Carvalho Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weimar Silva Castilho Danillo Deus Castilho Rodrigo Carvalho Dias |
description |
O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um princípio básico e norteador para os Estágios Supervisionados no curso de Licenciatura em Física. Essa proposta visa aproximar os estudantes de licenciatura do curso de Física da comunidade por meio de um Curso Pré-Vestibular e preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se que a adoção de tal princípio projeta novas possibilidades pedagógicas, além de transcender a dicotomia entre a teoria e a prática. Integrar ensino, pesquisa e extensão não implica estabelecer um método único de fazer pesquisa e de produzir saberes; portanto, a participação dos estudantes de licenciatura em projetos como esse contribui para uma formação docente contextualizada e amplia as suas experiências no âmbito escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1675/2253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125220818944 |