ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes , Deise Birk
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Luciana Alves de, Camurça , Tatiana Apolinário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370
Resumo: A pesquisa usou a técnica de entrevistas semiestruturadas com narrativas de docentes e gestores escolares. Problematiza a Lei Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com autismo. Teve como objetivo analisar como tem sido a implementação política nacional de educação inclusiva pelo viés dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) numa unidade escolar de Fortaleza-CE. A entrevista foi organizada com base na classificação de três parâmetros: presença do profissional de apoio em sala, relevância do AEE e participação do aluno com autismo em atividades escolares. Os argumentos apresentam aspectos favoráveis e desfavoráveis com relação à implantação da lei. As análises permitem enxergar que há lacunas para efetivar a inclusão, compreendida como causa legítima, mas que não deve acontecer sem haver mudanças no pensar da escola e no apoio aos professores.  
id UERN-5_6b3941d8c97a9eba980a88f2a062a6fb
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4370
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escolaLei de inclusãoAutismoNarrativa de professoresA pesquisa usou a técnica de entrevistas semiestruturadas com narrativas de docentes e gestores escolares. Problematiza a Lei Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com autismo. Teve como objetivo analisar como tem sido a implementação política nacional de educação inclusiva pelo viés dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) numa unidade escolar de Fortaleza-CE. A entrevista foi organizada com base na classificação de três parâmetros: presença do profissional de apoio em sala, relevância do AEE e participação do aluno com autismo em atividades escolares. Os argumentos apresentam aspectos favoráveis e desfavoráveis com relação à implantação da lei. As análises permitem enxergar que há lacunas para efetivar a inclusão, compreendida como causa legítima, mas que não deve acontecer sem haver mudanças no pensar da escola e no apoio aos professores.  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370/3483Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes , Deise Birk Oliveira, Luciana Alves de Camurça , Tatiana Apolinário 2022-12-28T01:51:17Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4370Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:17Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
title ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
spellingShingle ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
Fernandes , Deise Birk
Lei de inclusão
Autismo
Narrativa de professores
title_short ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
title_full ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
title_fullStr ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
title_full_unstemmed ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
title_sort ENTRE O DITO E O NÃO DITO: narrativas de inclusão e autismo na escola
author Fernandes , Deise Birk
author_facet Fernandes , Deise Birk
Oliveira, Luciana Alves de
Camurça , Tatiana Apolinário
author_role author
author2 Oliveira, Luciana Alves de
Camurça , Tatiana Apolinário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes , Deise Birk
Oliveira, Luciana Alves de
Camurça , Tatiana Apolinário
dc.subject.por.fl_str_mv Lei de inclusão
Autismo
Narrativa de professores
topic Lei de inclusão
Autismo
Narrativa de professores
description A pesquisa usou a técnica de entrevistas semiestruturadas com narrativas de docentes e gestores escolares. Problematiza a Lei Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão da pessoa com autismo. Teve como objetivo analisar como tem sido a implementação política nacional de educação inclusiva pelo viés dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) numa unidade escolar de Fortaleza-CE. A entrevista foi organizada com base na classificação de três parâmetros: presença do profissional de apoio em sala, relevância do AEE e participação do aluno com autismo em atividades escolares. Os argumentos apresentam aspectos favoráveis e desfavoráveis com relação à implantação da lei. As análises permitem enxergar que há lacunas para efetivar a inclusão, compreendida como causa legítima, mas que não deve acontecer sem haver mudanças no pensar da escola e no apoio aos professores.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4370/3483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127110352896