O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064 |
Resumo: | É notável o quanto pode ser um desafio para o professor aplicar a interdisciplinaridade de forma a contribuir para a formação do aluno do ensino médio como cidadão. Esta pesquisa foi realizada através da formação de um grupo de teatro científico e de um texto teatral que abordam a história de alguns dos eventos científicos/tecnológicos considerados importantes na evolução da ciência e da tecnologia. Como uma narrativa de viagem no tempo, a atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com uma turma de 2º ano. Os alunos participaram de oficinas teatrais, bem como fizeram a apresentação da peça preparada. Após a exibição, realizou-se uma entrevista através de um grupo focal com os alunos envolvidos, cujo objetivo era avaliar sua visão sobre a atividade. Os participantes descobriram que o teatro científico é um método de aprendizagem diferente que deveria ser usado como uma ferramenta de ensino para proporcionar recreação e aprender. |
id |
UERN-5_6b931b5669b01f7acbb97e3aaa48e40c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1064 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinarInterdisciplinaridadeCTSTeatro CientíficoÉ notável o quanto pode ser um desafio para o professor aplicar a interdisciplinaridade de forma a contribuir para a formação do aluno do ensino médio como cidadão. Esta pesquisa foi realizada através da formação de um grupo de teatro científico e de um texto teatral que abordam a história de alguns dos eventos científicos/tecnológicos considerados importantes na evolução da ciência e da tecnologia. Como uma narrativa de viagem no tempo, a atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com uma turma de 2º ano. Os alunos participaram de oficinas teatrais, bem como fizeram a apresentação da peça preparada. Após a exibição, realizou-se uma entrevista através de um grupo focal com os alunos envolvidos, cujo objetivo era avaliar sua visão sobre a atividade. Os participantes descobriram que o teatro científico é um método de aprendizagem diferente que deveria ser usado como uma ferramenta de ensino para proporcionar recreação e aprender.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064/979Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRoseana da Silva Bezerra Albino Oliveira Nunes Leonardo Alcântara Alves 2020-10-29T12:50:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1064Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
title |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
spellingShingle |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar Roseana da Silva Bezerra Interdisciplinaridade CTS Teatro Científico |
title_short |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
title_full |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
title_fullStr |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
title_sort |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma ferramenta interdisciplinar |
author |
Roseana da Silva Bezerra |
author_facet |
Roseana da Silva Bezerra Albino Oliveira Nunes Leonardo Alcântara Alves |
author_role |
author |
author2 |
Albino Oliveira Nunes Leonardo Alcântara Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roseana da Silva Bezerra Albino Oliveira Nunes Leonardo Alcântara Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade CTS Teatro Científico |
topic |
Interdisciplinaridade CTS Teatro Científico |
description |
É notável o quanto pode ser um desafio para o professor aplicar a interdisciplinaridade de forma a contribuir para a formação do aluno do ensino médio como cidadão. Esta pesquisa foi realizada através da formação de um grupo de teatro científico e de um texto teatral que abordam a história de alguns dos eventos científicos/tecnológicos considerados importantes na evolução da ciência e da tecnologia. Como uma narrativa de viagem no tempo, a atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) com uma turma de 2º ano. Os alunos participaram de oficinas teatrais, bem como fizeram a apresentação da peça preparada. Após a exibição, realizou-se uma entrevista através de um grupo focal com os alunos envolvidos, cujo objetivo era avaliar sua visão sobre a atividade. Os participantes descobriram que o teatro científico é um método de aprendizagem diferente que deveria ser usado como uma ferramenta de ensino para proporcionar recreação e aprender. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1064/979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 10 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125136932864 |