CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kist, Daiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sinara München
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119
Resumo: Este artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência.
id UERN-5_90ba8315cf77c99bd3aae99e47124f36
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3119
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEFormação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de CiênciasEste artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119/2699Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessKist, DaianeSinara München2021-07-01T22:33:42Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3119Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-07-01T22:33:42Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
title CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
spellingShingle CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Kist, Daiane
Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de Ciências
title_short CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
title_full CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
title_fullStr CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
title_sort CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
author Kist, Daiane
author_facet Kist, Daiane
Sinara München
author_role author
author2 Sinara München
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kist, Daiane
Sinara München
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de Ciências
topic Formação de professores; Natureza da Ciência; Docência; Ensino de Ciências
description Este artigo investigou pesquisas sobre formação e práticas docentes vinculadas a Educação CTS, e analisou como estas apresentaram a concepção de ciência e a natureza da ciência no ensino. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação das dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves "formação de professores", "CTS" e "prática". A análise ocorreu de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva e se concentrou em três categorias emergentes que evidenciaram que o professor deve ter contato com as concepções da natureza da ciência e da Educação CTS, pois assim ele poderá incorporar e refletir sobre estes aspectos em sua docência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3119/2699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126237937664