O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006 |
Resumo: | A pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Física, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação científica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empírico dos discentes sobre os conteúdos científicos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão. |
id |
UERN-5_bc7429d5e2702747e39a35b83851756a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1006 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada Ensino de FísicaContextualizaçãoFogão/Forno SolarEnculturação científicaA pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Física, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação científica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empírico dos discentes sobre os conteúdos científicos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006/920Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMichael Hermann Garcia Teixeira 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1006Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
title |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
spellingShingle |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada Michael Hermann Garcia Teixeira Ensino de Física Contextualização Fogão/Forno Solar Enculturação científica |
title_short |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
title_full |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
title_fullStr |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
title_full_unstemmed |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
title_sort |
O FOGíO/FORNO SOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: a física enculturada e contextualizada |
author |
Michael Hermann Garcia Teixeira |
author_facet |
Michael Hermann Garcia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michael Hermann Garcia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Contextualização Fogão/Forno Solar Enculturação científica |
topic |
Ensino de Física Contextualização Fogão/Forno Solar Enculturação científica |
description |
A pretensão deste estudo é refletir sobre a discussão que acerca sobre a contextualidade do Ensino de Física, sobretudo para discentes dos 8º e 9º anos, últimos anos do ciclo do Ensino Fundamental, na passagem de uma prática docente em duas escolas situadas no sertão sergipanoConteúdos sobre óptica geométrica, termologia, calor e escalas termométricas foram trabalhadas através do processo de enculturação científica. Além disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como SOARES (2001), MORTIMER (1994), GARCIA (2013 e 2015), CASTELLAN (1997), COMETTA (1982), HALLIDAY, RESNICK e WALKER (2006) entre outros, procurando entrelaçar não só a contextualização e o cotidiano, mas o conhecimento prévio e empírico dos discentes sobre os conteúdos científicos a serem trabalhados através do aparelho sustentável em questão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1006/920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124613693440 |