DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alisson Silva Aires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Josandra Araújo Barreto de Melo, Maria Madalena de Paiva Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457
Resumo: serviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e suadegradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB,Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvidano âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramentapara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, doCurso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emí­dio VianaCorreia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção ereconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, apartir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalasgeográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas,inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular.Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras,assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processodevastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdicodesenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplinade Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crí­tica e reflexiva, a fim depossibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura einterpretação do Cordel
id UERN-5_bf6701e1ae6ed8fe4e03ac857d8102ca
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/457
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografiaEnsino de GeografiaNovas linguagens e metodologiasLiteratura de Cordelserviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e suadegradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB,Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvidano âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramentapara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, doCurso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emí­dio VianaCorreia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção ereconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, apartir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalasgeográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas,inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular.Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras,assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processodevastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdicodesenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplinade Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crí­tica e reflexiva, a fim depossibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura einterpretação do CordelUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457/378Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlisson Silva AiresJosandra Araújo Barreto de MeloMaria Madalena de Paiva Vieira2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/457Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
title DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
spellingShingle DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
Alisson Silva Aires
Ensino de Geografia
Novas linguagens e metodologias
Literatura de Cordel
title_short DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
title_full DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
title_fullStr DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
title_full_unstemmed DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
title_sort DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
author Alisson Silva Aires
author_facet Alisson Silva Aires
Josandra Araújo Barreto de Melo
Maria Madalena de Paiva Vieira
author_role author
author2 Josandra Araújo Barreto de Melo
Maria Madalena de Paiva Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alisson Silva Aires
Josandra Araújo Barreto de Melo
Maria Madalena de Paiva Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Novas linguagens e metodologias
Literatura de Cordel
topic Ensino de Geografia
Novas linguagens e metodologias
Literatura de Cordel
description serviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e suadegradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB,Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvidano âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramentapara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, doCurso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emí­dio VianaCorreia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção ereconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, apartir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalasgeográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas,inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular.Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras,assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processodevastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdicodesenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplinade Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crí­tica e reflexiva, a fim depossibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura einterpretação do Cordel
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457/378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124346306560