DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457 |
Resumo: | serviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e suadegradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB,Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvidano âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramentapara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, doCurso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emídio VianaCorreia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção ereconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, apartir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalasgeográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas,inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular.Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras,assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processodevastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdicodesenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplinade Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crítica e reflexiva, a fim depossibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura einterpretação do Cordel |
id |
UERN-5_bf6701e1ae6ed8fe4e03ac857d8102ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/457 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografiaEnsino de GeografiaNovas linguagens e metodologiasLiteratura de Cordelserviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e suadegradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB,Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvidano âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramentapara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, doCurso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emídio VianaCorreia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção ereconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, apartir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalasgeográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas,inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular.Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras,assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processodevastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdicodesenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplinade Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crítica e reflexiva, a fim depossibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura einterpretação do CordelUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457/378Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlisson Silva AiresJosandra Araújo Barreto de MeloMaria Madalena de Paiva Vieira2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/457Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
title |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
spellingShingle |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia Alisson Silva Aires Ensino de Geografia Novas linguagens e metodologias Literatura de Cordel |
title_short |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
title_full |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
title_fullStr |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
title_full_unstemmed |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
title_sort |
DOS VARAIS DAS FEIRAS PARA A SALA DE AULA: cordel, ferramenta a serviço do ensino da geografia |
author |
Alisson Silva Aires |
author_facet |
Alisson Silva Aires Josandra Araújo Barreto de Melo Maria Madalena de Paiva Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Josandra Araújo Barreto de Melo Maria Madalena de Paiva Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alisson Silva Aires Josandra Araújo Barreto de Melo Maria Madalena de Paiva Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Novas linguagens e metodologias Literatura de Cordel |
topic |
Ensino de Geografia Novas linguagens e metodologias Literatura de Cordel |
description |
serviço do ensino da Geografia, em particular sobre a ótica do estudo do meio ambiente e suadegradação, a partir da experiência dos alunos participantes do PIBID/CAPES/UEPB,Subprojeto de Geografia. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvidano âmbito do citado projeto, desenvolvido a partir da utilização do Cordel como ferramentapara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia, na turma do 2º ano A, doCurso Técnico em Eventos oferecido pela Escola Normal Estadual Padre Emídio VianaCorreia, Campina Grande, PB. A Literatura de Cordel visou promover a construção ereconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar relacionados à questão ambiental, apartir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalasgeográficas. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas,inserindo o Cordel na execução do programa da disciplina efetuada pelo professor titular.Ficou evidenciado que a inserção da literatura popular tem a capacidade de quebrar barreiras,assim abrindo horizontes na imaginação dos alunos, conscientizando-os sobre o processodevastador que vem sofrendo o meio ambiente. Nesta perspectiva, o trabalho lúdicodesenvolveu a percepção, a escrita e a oralidade, além de despertar o interesse pela disciplinade Geografia, sobre a qual deve ser acrescida de uma carga crítica e reflexiva, a fim depossibilitar o diagnóstico do mundo e do espaço vivido e modificado através da leitura einterpretação do Cordel |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/457/378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124346306560 |