A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Tatiane Graciele Caetano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bulgareli, Paulo Sergio Souza, Perin, Conceição Solange Bution
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249
Resumo: O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do perí­odo, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princí­pio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes perí­odos.  Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e iní­cio do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças.  
id UERN-5_ca0969f3ff7cdc857d0889e7de72605c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2249
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVIPalavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino.O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do perí­odo, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princí­pio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes perí­odos.  Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e iní­cio do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças.  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249/2121Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Tatiane Graciele CaetanoBulgareli, Paulo Sergio SouzaPerin, Conceição Solange Bution 2020-08-29T23:20:20Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2249Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-29T23:20:20Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
title A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
Campos, Tatiane Graciele Caetano
Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino.
title_short A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
title_full A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
title_sort A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
author Campos, Tatiane Graciele Caetano
author_facet Campos, Tatiane Graciele Caetano
Bulgareli, Paulo Sergio Souza
Perin, Conceição Solange Bution
author_role author
author2 Bulgareli, Paulo Sergio Souza
Perin, Conceição Solange Bution
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Tatiane Graciele Caetano
Bulgareli, Paulo Sergio Souza
Perin, Conceição Solange Bution
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino.
topic Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino.
description O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do perí­odo, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princí­pio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes perí­odos.  Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e iní­cio do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249/2121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125851013120