A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249 |
Resumo: | O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do período, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princípio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes períodos. Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e início do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças. |
id |
UERN-5_ca0969f3ff7cdc857d0889e7de72605c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2249 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVIPalavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino.O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do período, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princípio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes períodos. Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e início do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249/2121Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Tatiane Graciele CaetanoBulgareli, Paulo Sergio SouzaPerin, Conceição Solange Bution 2020-08-29T23:20:20Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2249Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-29T23:20:20Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
title |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI Campos, Tatiane Graciele Caetano Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
title_full |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE ERASMO DE ROTERDí NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS SÉCULOS XV-XVI |
author |
Campos, Tatiane Graciele Caetano |
author_facet |
Campos, Tatiane Graciele Caetano Bulgareli, Paulo Sergio Souza Perin, Conceição Solange Bution |
author_role |
author |
author2 |
Bulgareli, Paulo Sergio Souza Perin, Conceição Solange Bution |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Tatiane Graciele Caetano Bulgareli, Paulo Sergio Souza Perin, Conceição Solange Bution |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino. |
topic |
Palavras-chave: Idade Média; Erasmo de Roterdã; Educação das crianças; Método de ensino. |
description |
O estudo analisa o método de ensino proposto por Erasmo de Roterdã (1466-1536) na obra De Pueris que foi escrita em um contexto de transição da Idade Média para a Idade Moderna. Em meio í s transformações sociais/educacionais do período, o autor tratou sobre a importância da educação das crianças desde a tenra idade visando à possibilidade de, no futuro, tornarem-se adultos com boas virtudes e comportamentos, que os fizessem conviver em sociedade e agissem para o bem comum. Para o autor, a educação era o princípio para a formação do homem. Nesse sentido, acreditamos que entender sobre algumas questões educacionais históricas nos possibilitam compreender a relevância da educação na formação do homem em diferentes períodos. Logo, essa proposta está fundamentada na história social e no conceito de longa duração. Os resultados mostram que o método de ensino, tratado por Erasmo de Roterdã no final do século XV e início do XVI, possibilitou um novo pensamento educacional para a época revelando que a educação era uma prioridade que deveria iniciar com as crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2249/2121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125851013120 |