ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726 |
Resumo: | O tema saúde tem sido discutido quanto ao seu ensino na escola. O objetivo deste artigo é analisar como está configurada a temática saúde para o ensino de Biologia e na área das Ciências da Natureza, na ótica docente e a partir da análise em documentos escolares. Para atingir tal objetivo fizemos uma pesquisa documental e entrevistas com professores. A abordagem de temas referentes à saúde nos documentos articula-se com: 1) a perspectiva da Saúde Coletiva e a Literacia em saúde; 2) as temáticas meio ambiente e ciência e tecnologia; e 3) trabalho pautado em valores. Na perspectiva dos professores, essa abordagem está: 1) presente em documentos curriculares; 2) as temáticas consideradas mais importantes fazem parte do contexto de vida dos alunos; e 3) a promoção da saúde, como a perspectiva de saúde que norteia as atividades docentes. Desse modo, a abordagem de temas acerca da saúde está articulada com a proposta da escola e com o trabalho dos professores em perspectivas diferentes. |
id |
UERN-5_e7721307c3eaecb73544915630125790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1726 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolaresO tema saúde tem sido discutido quanto ao seu ensino na escola. O objetivo deste artigo é analisar como está configurada a temática saúde para o ensino de Biologia e na área das Ciências da Natureza, na ótica docente e a partir da análise em documentos escolares. Para atingir tal objetivo fizemos uma pesquisa documental e entrevistas com professores. A abordagem de temas referentes à saúde nos documentos articula-se com: 1) a perspectiva da Saúde Coletiva e a Literacia em saúde; 2) as temáticas meio ambiente e ciência e tecnologia; e 3) trabalho pautado em valores. Na perspectiva dos professores, essa abordagem está: 1) presente em documentos curriculares; 2) as temáticas consideradas mais importantes fazem parte do contexto de vida dos alunos; e 3) a promoção da saúde, como a perspectiva de saúde que norteia as atividades docentes. Desse modo, a abordagem de temas acerca da saúde está articulada com a proposta da escola e com o trabalho dos professores em perspectivas diferentes.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726/1684Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRhenan Ferraz de JesusRosane Nunes Garcia2020-05-14T02:07:21Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1726Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T02:07:21Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
title |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
spellingShingle |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares Rhenan Ferraz de Jesus |
title_short |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
title_full |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
title_fullStr |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
title_sort |
ABORDAGEM DE TEMAS REFERENTES À SAÚDE NO ENSINO DE BIOLOGIA: a perspectiva de professores da área e em documentos escolares |
author |
Rhenan Ferraz de Jesus |
author_facet |
Rhenan Ferraz de Jesus Rosane Nunes Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Rosane Nunes Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rhenan Ferraz de Jesus Rosane Nunes Garcia |
description |
O tema saúde tem sido discutido quanto ao seu ensino na escola. O objetivo deste artigo é analisar como está configurada a temática saúde para o ensino de Biologia e na área das Ciências da Natureza, na ótica docente e a partir da análise em documentos escolares. Para atingir tal objetivo fizemos uma pesquisa documental e entrevistas com professores. A abordagem de temas referentes à saúde nos documentos articula-se com: 1) a perspectiva da Saúde Coletiva e a Literacia em saúde; 2) as temáticas meio ambiente e ciência e tecnologia; e 3) trabalho pautado em valores. Na perspectiva dos professores, essa abordagem está: 1) presente em documentos curriculares; 2) as temáticas consideradas mais importantes fazem parte do contexto de vida dos alunos; e 3) a promoção da saúde, como a perspectiva de saúde que norteia as atividades docentes. Desse modo, a abordagem de temas acerca da saúde está articulada com a proposta da escola e com o trabalho dos professores em perspectivas diferentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1726/1684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125824798720 |