O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currículo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e í s demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currículo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação. |
id |
UERN-5_f89069a0b58906567d6b726795a63d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/922 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO Ensino MédioProEMIIntegração CurricularO objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currículo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e í s demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currículo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922/835Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAliete Cavalcante Bormann2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/922Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
title |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO Aliete Cavalcante Bormann Ensino Médio ProEMI Integração Curricular |
title_short |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO |
author |
Aliete Cavalcante Bormann |
author_facet |
Aliete Cavalcante Bormann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aliete Cavalcante Bormann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio ProEMI Integração Curricular |
topic |
Ensino Médio ProEMI Integração Curricular |
description |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currículo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e í s demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currículo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922/835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124568604672 |